O divórcio não é uma decisão fácil, até porque ninguém quer acabar com a relação que tem, sem antes ter a certeza que já não há nada a fazer. Esta fase em que decide se quer continuar ou não na sua relação, encontra-se associada a um enorme conflito onde num minuto pode existir frustração, como no outro pode existir calma e vontade em acreditar que tudo vai correr bem. Se acha que está a entrar nesta fase, deve pedir ajudar e recorrer a uma terapia de casal ou familiar mas, se notar que tudo continua da mesma maneira está na altura de pedir o divórcio de vez. Existem algumas atitudes ou até mesmo ações que podem levá-la a considerar por mesmo um fim à sua relação.

Violência - Por vezes, no inicio de uma relação, cada um dos membros tem tendência a escolher um parceiro que o faça sentir-se na sua zona de conforto, pois é esta a imagem a que está acostumada com os seus pais. Mas, se nem tudo for um mar de rosas, é mais fácil que a violência consiga incidir-se no meio da sua relação. É muito importante que considere que este não é um comportamento normal e se imponha perante este.

Maus hábitos - Além do comportamento violento, também o jogo ou a droga podem ser muito prejudiciais para uma relação e isto pode fazer com que ela termine, já para não falar que é extremamente prejudicial para a restante família e filhos. O ideal é que mais uma vez procure encontrar ajuda e sobretudo, levar os seus filhos para longe desta situação.

Infidelidade - Se a sua relação está marcada pela infidelidade do seu parceiro, é preciso que tenha consciência de que quem trai uma vez, trai duas ou três. Por isso, se está a passar por esta situação, é altura de colocar um fim à sua relação.

Confiança - Esta é a base de qualquer relação e por isso, se sente que na sua não existe confiança é porque já não existe nada mais a fazer. Quando a confiança se perde o amor e o carinho acabam por se arrastar também, porque ninguém quer estar com uma pessoa que não confia.

Objetivos opostos - Quando existe uma relação e um casamento é muito importante que as duas pessoas estejam em sintonia uma com a outra, o que indica terem os mesmos objetivos de vida. Mesmo que no inicio seja mais complicado, ao trabalharem em conjunto vão conseguir apoiar-se um ao outro. No caso de isto não acontecer, deve pensar seriamente se vale a pena ou não abdicar dos seus sonhos em prol de outra pessoa que não se emporta minimamente consigo.

Obrigação - Se nesta altura sente que o seu casamento está por um fio e é você que está a fazer de tudo para o agarrar, está na altura de deixar ir. É muito importante que tenha a noção que não consegue controlar os sentimentos do seu parceiro por si e por isso, não adianta enganar-se a si própria.

As razões pelas quais os casais se divorciam são várias e por isso, existem casos onde estas conseguem ser resolvidas e outras que levam mesmo ao fim qualquer relação. O importante é que se a sua relação chegar ao fim, o divórcio tenha um final mais feliz do que o casamento.