Está num relacionamento nocivo?

Os sinais estão lá... só é preciso saber estar atento para não deixar que a situação avance.

Num relacionamento saudável, para além de outros fatores, o respeito e a igualdade deve reinar e ser mútuo. Por isso, se começa a notar atitudes desagradáveis, cobranças ridículas, tentar estabelecer regras, etc... por parte do outro ou suas, está na hora de repensar o seu relacionamento e ficar alerta. Leia abaixo aqueles que são os indicadores de uma relação nociva.

Insultos
Discussões todos os casais têm. No entanto, a maneira como as têm podem ser diferentes. A maneira de agir e de falar em questões stressantes diz muito sobre uma pessoa portanto, se um dos parceiros perde a cabeça de alguma maneira e insulta o outro, é muito provável que o volte a fazer. Ora, para além de se dizerem coisas da boca para fora, mas que infelizmente podem deixar mágoas, insultos é nada mais nada menos que falta de respeito. E não, não é desculpa o facto de ter sido criado dessa maneira, por exemplo. O lema é 'trata o outro como gostarias de ser tratado'.

Ciúmes
Quando são sem nenhum motivo aparente é porque a confiança não reina e se esta não reina, a estabilidade nunca irá ocupar o seu devido lugar. Na senda, controlar todos os passos do outro não é saudável: telefonar a toda a hora, bisbilhotar o telemóvel ou email, 'sacar nabos da púcara' junto dos amigos, etc... Isto só revela um comportamento obcessivo.

Dress code
O corpo é de cada um e cada um deve vestir-se como gosta sem precisar de ter um parceiro para decidir isso ou fazer comentários destrutivos afim de levar a dele avante. Uma pessoa segura de si transmite confiança, mas também pode melindrar muita gente o que pode levar ao ataque pessoal.

Comentários