App só para solteiros… cuscos!

Aplicação da revista Time que prevê a data do casamento alvo de críticas

Numa relação, noivos ou casados? Agora já não precisa de ir ao Facebook para saber o estado civil dos seus amigos. A revista Time apresentou uma nova aplicação, denominada Time Interactive, que nos alerta para os últimos desenvolvimentos das relações amorosas dos outros. Além de dar uma informação à qual temos acesso diário, apesar de para alguns especialistas de saúde o fazer com demasiada frequência, esta nova aplicação também determina a melhor idade para nos casarmos, com base nos relacionamentos dos nossos amigos.

Segundo a publicação, as redes sociais têm cada vez maior influência sobre a forma como encaramos a instituição do casamento. Talvez por isso, a Time tenha escolhido as vésperas do Dia dos Namorados de 2014 para apresentar esta aplicação. Ao pronunciar-se sobre o assunto Bella DePaulo, psicóloga social doutorada pela Universidade de Harvard, nos EUA, caracterizou a aplicação de «presunçosa e regressiva».

Esta especialista acredita mesmo que terá sido concebida para mudar a nossa atitude acerca do casamento. Segundo a psicóloga social, a revista norte-americana comete «um erro ao partir do pressuposto que todas as pessoas querem casar». Outra das críticas, apontada por especialistas em desenvolvimentos de aplicações, é que a nova app apenas consegue monitorizar os perfis de utilizadores que têm a data de nascimento pública, pelo que não pode ser considerada fidedigna.

Texto: Filipa Basílio da Silva

artigo do parceiro:

Comentários