Portugueses começam fim de semana às sextas a seguir ao almoço, diz estudo

Estudo revela ainda que os espanhóis têm os fins de semana mais longos, os alemães os mais divertidos e os britânicos são os que gastam mais dinheiro.
créditos: MARIO CRUZ/LUSA

Em Portugal, o fim de semana começa às 13H45 de sexta-feira, revela um estudo da Budget, efetuado com sete mil adultos em sete países europeus.

Já em Espanha, o fim de semana começa oficialmente às 10h10 da manhã de sexta-feira, tornando-se o mais longo entre os sete países alvos da pesquisa​​. Em comparação, o fim de semana mais curto está em Itália, onde apenas começa às 19h36 de sexta-feira.

O mesmo estudo avança com outros dados: uma em cada 10 pessoas afirma não ter tido um fim de semana bem aproveitado, nos últimos 12 meses; uma em cada cinco pessoas (21%) não se lembra da última vez que teve uma experiência completamente nova nestes dias - no caso de Espanha este número desce para 12%. A Holanda teve a maior taxa de resposta com quase um terço da população (28%) a afirmar que não se lembra da última vez que teve uma experiência completamente nova durante o fim de semana; e os alemães são os que desfrutam de mais fins de semana em grande, tendo usufruído em média de 13 nos últimos 12 meses. No caso de Portugal, apenas cinco fins de semana foram considerados em grande.

Em termos financeiros, os britânicos são os que gastam mais, em média, 208€ para ter um fim de semana como deve ser. Os portugueses gastam um valor intermédio dos países inquiridos, assumindo um gasto médio de 167€ enquanto os alemães são os que gastam menos.

93% dos portugueses têm uma visão mais positiva depois de um fim de semana bem passado. Por outro lado, 27% diz que o trabalho os impede de ter mais fins de semana livres, 47% passa algum tempo a pensar no trabalho durante o fim de semana e 33% verifica o e-mail de trabalho durante esses dias de folga.

artigo do parceiro: Nilza Rodrigues

Comentários