Em janeiro de 2013, Valerie Sagun, uma norte-americana de ascendência filipina e mexicana, começava a sua jornada inspiracional. A prática de yoga começou quando ainda era estudante na faculdade.

Através de uma conta do Tumblr procurava, acima de tudo, motivação para si própria, uma rapariga com excesso de peso que não queria ter vergonha do seu corpo: "A razão porque escolhi o nome big-gal-yoga é porque o yoga deu-me confiança na minha vida. Para uma rapariga como eu, o yoga deu-me o impulso para perseguir as coisas que eu gosto e que estão ligadas à natureza".

Do Tumblr saltou para o Instagram, onde tem mais de 117 mil seguidores e onde promove a etiqueta #selflovingyogis.  Regularmente partilha fotos e vídeos a praticar yoga.

Valerie concluiu a formação superior e recentemente promoveu uma recolha de fundos para financiar um curso numa escola de yoga, de forma a poder ser professora. "Através da partilha da minha prática de yoga, eu inspirei muitas pessoas como eu - gordinhas, cheias de curvas, mulheres de cor - e outros corpos mais magrinhos a praticar yoga. Através da minha própria experiência eu aprendi a amar o meu corpo a aceitá-lo como ele é. A minha experiência também me deu força para superar a minha falta de confiança quando se trata de aproveitar a diversão e as coisas boas da vida", partilhou.

A norte-americana acrescentou ainda que quer "ser capaz de ajudar e incentivar as pessoas que nunca pensaram que poderiam experimentar o yoga porque acreditavam que tinham de encarar de determinada maneira o ponto de vista da sociedade".

No início da sua jornada, a própria Big Gal Yoga assumiu-se como "uma mulher com excesso de peso que pratica yoga. A minha vida não é perfeita mas eu tento encaixar-me nas coisas bonitas que existem na vida".

Veja as fotos partilhadas por Valerie e inspire-se.