O ator Willem Dafoe, o realizador Abel Ferrara, o pianista Alfred Brendel e o escritor Enrique Vila-Matas estão entre os convidados do Lisbon & Estoril Film Festival, evento que parte do cinema para chegar a outras artes.

A partir de sexta-feira, o festival volta a repartir-se entre Lisboa e o Estoril, com a exibição de quase vinte filmes em antestreia nacional, uma seleção de novos filmes do cinema europeu, retrospetivas e homenagens, encontros e debates e o cruzamento da sétima arte com outras expressões artísticas.

O festival abrirá com "The Master", de Paul Thomas Anderson, com Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman, e com "Beasts of the southern wild", primeiro filme de Benh Zeitlin, premiado em Sundance, em 2011.

Até ao dia 18 será possível ver, em antestreia, "Passion", do realizador norte-americano Brian de Palma, que terá direito a uma retrospetiva, para recordar obras como "A força do poder" (1983), com Al Pacino, ou "Os intocáveis" (1987).

"Amor", de Michael Haneke, Palma de Ouro este ano em Cannes, "Bella Adormentata", de Marco Bellocchio, "Io e te", de Bernardo Bertolucci, e "Cloud Atlas", dos irmãos Wachowski, também serão exibidos no festival, antes de terem estreia comercial em Portugal.

O único filme português a integrar o festival, em antestreia, é "Operação Outono", de Bruno de Almeida, a partir de um livro homónimo sobre a morte do general Humberto Delgado.

Os realizadores Monte Hellman e Lucrecia Martel estarão em Portugal para serem homenageados, assim como a dupla João Pedro Rodrigues e Rui Guerra da Mata, que rodaram "A última vez que vi Macau".

Desde a primeira edição, o diretor do festival, Paulo Branco, quis que o cinema fosse ponto de partida para mostrar ou abordar outras artes, nomeadamente a literatura, as artes plásticas e a música.

É por isso que, este ano, será possível ouvir, no dia 13, o ator norte-americano Paul Giamatti ler poemas do pianista e escritor Alfred Brendel e, no dia 14, o escritor espanhol Enrique Vila-Matas, autor de "História abreviada da literatura portátil", ler excertos do que tem escrito.

Um dos momentos do festival poderá acontecer no dia 14 com um encontro aberto ao público entre o ator Willem Dafoe e o realizador Abel Ferrara, tendo ambos trabalhado juntos em vários filmes.

A programação das masterclasses e dos encontros pode ser consultada no site oficial do festival, em www.leffest.com.

O festival decorrerá em espaços como os cinemas São Jorge, Nimas e Monumental, A Casa das Histórias, o Centro de Congressos do Estoril e o Museu Nacional de História Natural e Ciência.

O orçamento global - entre apoio direto e apoio logístico - é inferior a três milhões de euros, quando, em 2011, chegou aos 3,5 milhões de euros, mas Paulo Branco considera que o festival representa também uma mais valia em termos de turismo para os concelhos de Lisboa e Cascais.

A lista dos doze filmes europeus em competição, cujos vencedores serão escolhidos por um júri que inclui os investigadores António e Hanna Damásio, o pianista Alfred Brendel, a violoncelista Sonia Wieder Atherton e os atores Willem Dafoe e Fanny Ardant.

8 de novembro de 2012