Lídia Franco explica a importância do períneo

Em workshop, a actriz falou sobre o músculo escondido, mas essencial para o equilíbrio da mulher

“Manter os músculos do pavimento pélvico em forma é vital para o bem-estar geral da mulher.” Esta foi uma das afirmações da especialista Fátima Sancho, que,apresentou um workshop patrocinado pela TENA, marca de produtos para incontinência urinária, subordinado ao tema “Os segredos do Períneo”.

Na opinião de Fátima Sancho “a maioria das mulheres procura ajuda tardiamente, o que muitas vezes pode trazer consequências dramáticas. Os músculos do pavimento pélvico formam um diafragma muscular que suporta o útero, a bexiga e os intestinos e ainda contribuem para o encerramento da uretra, vagina e recto impedindo que a urina e as fezes saiam quando não queremos. Para além disso, estes músculos são muito importantes para um maior prazer na relação sexual. E bastam apenas alguns minutos por dia para fortalecer a musculatura desta zona tão importante, mas tão esquecida do nosso corpo”.

Sobre esta questão, Lídia Franco acrescentou que “o períneo merece essa importância e não deve ser tratado com vergonha ou pudor. Para o bem-estar global, nós mulheres temos de olhar para o nosso pavimento pélvico e cuidar dele, dar-lhe a força necessária para que não nos deixe mal e susceptíveis de consequências físicas mais graves, como a incontinência urinária, e que vão afectar a nossa auto-estima e o sentimento de sermos mulheres”.

16 de Março de 2011

artigo do parceiro: Nilza Rodrigues

Comentários