Japão é o país com mais seniores do mundo

O número de cidadãos japoneses com 80 ou mais anos ultrapassou os 10 milhões

O número de cidadãos japoneses com 80 ou mais anos ultrapassou os 10 milhões

Segundo os dados anuais divulgados pelo Governo Nipónico, o número de cidadãos japoneses  com idade superior aos 80 anos ultrapassou pela primeira vez na história a marca dos 10 milhões, o que representa 7.9% da população.

O Japão é atualmente composto por 33.84 milhões de pessoas com mais de 65 anos, o que constitui 26.7% da população do país, segunda as estatísticas do Ministério do Interior e das Comunicações, no que diz respeito à celebração do Dia Nacional dos Idosos, 21 de setembro.

As mulheres fazem parte da maioria da população idosa, sendo estas 19.21 milhões, enquanto os homens ficam-se pelos 14.62 milhões.

No que diz respeito aos mais velhos, as mulheres tornam a ficar em primeiro lugar, sendo que a mais velha do Japão tem 115 anos, vive em Tóquio e nasceu no ano de 1900, no caso dos homens o mais velho, Yasutaro Koide, apresenta uma idade de 112 anos. Foi distinguido no passado mês de agosto, como o homem mais velho do mundo pelo livro do Guinness.

O instituto Nacional de População e Segurança Social do Japão calcula ainda que no ano de 2040, 36% dos seus cidadãos tenham mais de 65 anos, o que vai representar um desafio para a terceira maior economia mundial, mais propriamente para a sustentabilidade dos serviços de saúde, assim como, do sistema de pensões.

artigo do parceiro:

Comentários