H&M e Zara no topo das marcas mais valiosas da Europa

Estudo teve em conta a abertura de novos espaços, o cliente e as vendas

H&M e Zara lideram a lista das marcas mais valiosas da Europa, segundo estudo da empresa Interbrand que teve em conta a experiência profissional, a abertura de novos espaços, o cliente e as vendas.

Estas duas marcas foram as que abriram mais lojas em 2013, especialmente em novos mercados, ficando um pouco aquém das expetativas a sua expansão em mercados mais maduros.

A Interbrand conclui ainda que "apesar de algum reconhecimento e reputação, o formato de loja tradicional tende a desaparecer e as marcas carecem de novos públicos".

Considerando todos os setores, o crescimento mais significativo tem sido o da Sephora (+20%), seguido da Auchan (+7%) e da L' Occitane (+5%). A nível europeu, Asos encabeça a lista com um crescimento de 59%, seguido deJohn Lewis ( +36 %) e Waitrose (+32 %).

Bertrand Chovet, diretor da Interbrand Paris, adverte ainda que "a fim de se combater uma possível preferência do consumidor pelo e-commerce, há que investir em novos modelos de comércio".

artigo do parceiro: Nilza Rodrigues

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