Este último serviço é, em conjunto com o WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens do Facebook, e é utilizado por mais de 700 milhões de pessoas, segundo números divulgados pela própria empresa.

No início do ano, o Facebook informou a incorporação pelo Messenger de um serviço de pagamentos móveis entre amigos e de ferramentas destinadas a aumentar o seu uso por comerciantes online. Depois, começou a testar um assistente virtual chamado "M", integrado ao Messenger, suscetível de rivalizar com serviços similares do Google, Apple (Siri) ou (Cortana).

"Hoje, ampliamos os serviços disponíveis com o lançamento dos transportes no Messenger. Graças a esta ferramenta, poderá reservar um trajeto de carro sem necessidade de baixar um aplicativo a mais, ou interromper uma conversa", aponta o Facebook em comunicado.

O Uber é o primeiro parceiro do Facebook nesta empreitada. O novo serviço será proposto a alguns utilizadores do Messenger nas cidades norte-americanas em que o Uber está presente, a título de teste.

O Facebook promete que "mais países e mais parceiros no setor do transporte estarão disponíveis logo".

Especificamente, o utilizador do Messenger deve ir para o menu de opções, selecionar "transporte" e marcar um ícone para encomendar um veículo. Será "tão simples quanto enviar uma mensagem", explicou o Facebook.