Para quem acha que 'no poupar é que está o ganho’ tome atenção a este artigo. A DECO realizou um estudo onde elege os supermercados e hipermercados mais baratos a nível nacional e dá-lhe algumas dicas de como poupar até 500 euros por ano.

O estudo, elaborado pela DECO, consistiu na composição de dois cabazes com 92 produtos que facilmente fazem parte da despensa dos portugueses. Após percorrerem 476 lojas nacionais e fazerem o levantamento de 46 159 preços, a associação para a defesa dos consumidores conseguiu apurar quais os supermercados mais baratos/caros de cada região em função dos cabazes e ver quanto é que os portugueses podem poupar no supermercado que oferece melhores preços.

O Continente foi considerado o supermercado mais barato em 16 dos 18 distritos de Portugal Continental. No Porto e Setúbal o Jumbo assume-se como o campeão dos preços baixos, enquanto na Madeira o primeiro lugar cabe ao Novo Super.

O estudo revela ainda que uma das primeiras coisas a fazer é identificar quais os supermercados que existem na sua zona de residência e se no final de contas compensa fazer grandes desvios para comprar mais barato.

Por exemplo: para uma família que viva em Lisboa e que todos os meses gasta 150 euros por mês em compras, trocar de um supermercado caro para outro mais barato pode significar uma poupança de 501 euros ao ano. A norte do país, no Porto, a mesma estratégia pode significar uma poupança de 412 euros.

E isto nem sempre implica ter que andar muito. Para as famílias que vivam no Restelo e habitualmente façam compras no Minipreço podem poupar 287 euros no "cabaz marcas" (marcas de fabricante) ao passarem a comprar no Supercor que ficam apenas a 600 metros de distância. Mas a verdade é que há casos em que percorrer mais quilómetros também equivale a uma poupança mais significativa. Se andar mais 18 km para comprar no Continente do Vasco Gama consegue poupar 496 euros ao ano no cabaz mencionado.

A grande questão é que este desvio nem sempre faz sentido para todas as famílias por diversas questões. O truque passa por cada uma analisar o que compensa no seu caso e fazer a escolha que mais lhe convém.

Mas se o Continente é imbatível nos preços praticados nas lojas físicas, o mesmo não se verifica na loja online. Das cinco cadeias de lojas em análise (Jumbo, Froiz, Intermarché e Continente) o Jumbo posiciona-se em primeiro lugar, permitindo uma poupança de 162 euros anuais no "cabaz marcas", seguido do El Corte Inglés. Segundo o estudo da DECO, este é um método que pode facilitar a vida de muitas famílias devido ao facto do cliente poder consultar todos as marcas e preços dos produtos existentes em loja.

Outros dos truques da associação para a defesa dos consumidores passa por o cliente fazer uma lista dos produtos que pretende comprar, estar atento às promoções que estão a decorrer nos diversos hipermercados da sua zona e nunca ceder a tentações. Também é importante apostar nas embalagens económicas, nunca ir às compras com fome e ter consigo sacos de compras, evitando o custo adicional deste artigo.

Para saber qual a loja mais barata da sua zona de residência em função dos produtos que compra diariamente pode sempre consultar o simulador online da DECO.

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