Uma pesquisa realizada na Alemanha indica que cortar em 30% a ingestão de calorias pode melhorar a memória, divulga a BBC. Para a realização da pesquisa, os voluntários, que tinham em média 60 anos de idade, foram divididos em três grupos.

O primeiro seguiu uma dieta normal, o segundo teve um regime semelhante, mas com mais componentes insaturados e o terceiro grupo adoptou a dieta com 30% menos calorias.

Após três meses, os dois primeiros grupos refizeram testes de memória e os resultados foram os mesmos. Já os 50 voluntários do terceiro grupo conseguiram mais pontos após a dieta.

Os voluntários também apresentaram outros sinais de melhoria física e quebras nos níveis de insulina. Segundo os cientistas, estas mudanças poderiam explicar o melhor desempenho da memória, ao manter-se as células cerebrais mais saudáveis.

«As descobertas podem ajudar a desenvolver novas estratégias de prevenção e tratamento para manter a saúde cognitiva até a velhice», disseram os autores da pesquisa num artigo publicado na revista do “Proceedings of the National Academy of Sciences”, refere a BBC.

Outras pesquisas recentes com animais sugerem ainda que as dietas podem ajudar a ampliar a longevidade e a retardar o início de doenças relacionadas com o envelhecimento. No entanto, os nutricionistas alertam para os riscos de se adoptar uma dieta alimentar sem acompanhamento médico.

«Todos, especialmente aqueles que já estão com peso normal ou abaixo do normal, têm de ser extremamente cuidadosos ao tentarem fazer uma dieta», disse à BBC uma porta-voz da British Dietetic Association.

«Existem outros estudos que mostram que a redução de calorias ou de refeições pode interferir na memória e nas funções cerebrais».

16 de Fevereiro de 2009

Veja ainda:

Obesidade afecta mais mulheres do que homens

Fazer dieta pode reduzir resistência à gripe

Comer à noite afinal não engorda

Associação Portuguesa dos Nutricionistas e Nestlé promovem Saúde no Local de Trabalho

Um terço dos portugueses considera que tem menos peso do que na realidade tem