Um grupo de pais natais vai percorrer as ruas da vila de Sintra em bicicleta no próximo sábado para recolher prendas para instituições de solidariedade social, enquanto Lisboa organiza no domingo o Festival da Bicicleta Solidária.

Esta é a primeira vez que se realiza a iniciativa ‘Concentração de Pais Natais em Bicicleta de Sintra’, cujo objetivo passa, segundo o município, por "estimular a animação e a solidariedade natalícia".

A organização solicita aos participantes a oferta de uma prenda de Natal, aconselhando a doação de produtos alimentares, brinquedos ou peças de roupa que, mais tarde, serão distribuídos pelas instituições de solidariedade locais.

Este encontro de pais natais é organizado pelo Sport União Sintrense e pela Junta de Freguesia de Santa Maria e São Miguel e visa criar "oportunidades de convívio e de partilha, sensibilizar a comunidade local para causas solidárias e também reunir os utilizadores de bicicleta do concelho".

Os participantes vão reunir-se às 16:00, no largo do Palácio da Vila e, de seguida, partem para um passeio pelas ruas mais emblemáticas do centro histórico da vila.

Já no domingo, a partir das 10:00, o Terreiro do Paço será palco do arranque de outra iniciativa solidária, organizada pela Câmara de Lisboa e pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Segundo informação da autarquia, o Festival da Bicicleta Solidária, que contará com a presença do vereador do Ambiente Urbano, José Sá Fernandes, tem como objetivo “a recolha de bens alimentares não perecíveis, tais como arroz, massas, azeite, conservas ou óleo alimentar, entre outros, que deverão ser levados pelos participantes e que serão posteriormente doados a instituições de solidariedade”.

O evento inclui animação de rua, uma corrida de orientação, uma “cicloficina” para pequenas reparações e um encontro de bicicletas antigas, além da principal iniciativa: um passeio de cerca de 6,5 quilómetros, com início às 10:30 e que tem como pontos de passagem locais como o Rossio, o Marquês de Pombal, a Rua de São Bento ou a Avenida 24 de Julho.

A Fertagus, responsável pelas ligações ferroviárias entre Lisboa e a Margem Sul, permite o transporte gratuito dos participantes que estejam acompanhados da sua bicicleta até às 10:30. O regresso é também gratuito entre as 13:00 e as 14:30.

16 de dezembro de 2011