Comer à noite afinal não engorda

Cientistas desfazem mito popular

Afinal, comer à noite não engorda mais do que comer a qualquer outra hora do dia, sugere um estudo científico publicado na revista “British Medical Journal” e divulgado pela BBC.

Os autores, Rachel C. Vreeman e Aaron E. Carroll, analisaram várias pesquisas para provar que muitos dos mitos não têm fundamento científico.

Para contestar o mito de que comer à noite engorda mais, eles citam o resultado de uma pesquisa realizada na Suécia com 177 mulheres.

Este estudo constatou que as mulheres obesas comem mais à noite do que as não obesas, e que isso ocorre simplesmente porque elas fazem mais refeições.

Outro mito derrubado foi o de que o açúcar deixa as crianças hiperactivas. «Independente do que os pais acreditam, o açúcar não é responsável pelo descontrolo dos mais pequenos», diz o artigo.

Segundo a BBC, pelo menos 12 estudos já foram feitos para examinar como as crianças reagem ao açúcar e nenhum deles conseguiu detectar qualquer diferença de comportamento.

«Os cientistas estudaram inclusive como os pais reagem ao mito do açúcar. Quando os pais acreditam que os seus filhos ingeriram bebidas com açúcar, avaliam o seu comportamento como mais hiperactivo. A diferença no comportamento das crianças está na cabeça dos pais».

05 de Janeiro de 2009

Comentários