Cirurgiões plásticos chineses fazem crescer nariz no rosto de homem desfigurado

Médicos recorreram a multiplicadores de células e cartilagem humana

Um grupo de cirurgiões plásticos chineses conseguiu fazer crescer um segundo nariz na face de um jovem que ficou desfigurado no seguimento de um acidente rodoviário.

Segundo o canal de televisão ABC News, o homem de 22 anos perdeu o órgão durante o embate e os médicos recorreram a essa solução, que representa uma medida provisória e temporária.

Com esta decisão, os especialistas pretendem criar condições para implantar no paciente o novo nariz. Em situações semelhantes, os cirurgiões costumam reconstruir a cara dos acidentados aproveitando os tecidos disponíveis mas, no caso de Xiaolian, o estado em que ficou o nariz impedia qualquer tipo de intervenção de recuperação.

Para gerar um novo órgão respiratório na face do jovem acidentado, os médicos depositaram multiplicadores de células sob a pele para estimular o crescimento de novos tecidos, que foram seguidamente cortado de modo a assemelharem-se com um nariz humano. Além desses catalisadores celulares, os especialistas usaram também cartilagem das costelas do desfigurado. Quando for considerado operacional, o novo nariz será implantado no lugar do antigo.

Os cirurgiões plásticos acreditam que, quando chegarem a essa fase, o novo órgão funcione quase normalmente, uma vez que os recetores que captam os odores estão, segundo a equipa que acompanhou o caso, «suficientemente afastados no interior do nariz e não terão sido afetados pelo acidente», afirmaram já publicamente os médicos envolvidos na cirurgia.

artigo do parceiro:

Comentários