Com o objetivo de abalar consciências, a internauta “La Sauvage Jaune” decidiu partilhar uma ilustração da sua autoria na rede social Twitter. Mas a verdade é que este não é um desenho qualquer. Intitulado ‘A lotaria da indecência’, o desenho mostra uma mulher vestida com diferentes peças de roupa: uma saia comprida, um burkini, com as pernas por depilar ou em topless.

A imagem, feita de contrastes, destaca-se pelas diversas frases e comentários que a autora escreveu em cada uma das margens e que todos os dias são proferidos a mulheres reais sobre a sua aparência.

A lotaria da indecência
créditos: Twitter/Lasauvagejaune

Por exemplo, a parte superior do desenho faz referência ao tema da maquilhagem e os respetivos comentários que as mulheres ouvem em sociedade. Se uma mulher sair à rua de pele lavada o mais provável é ouvir um comentário como “Parece negligente se não usar maquilhagem.” Mas se por acaso optar por uma maquilhagem carregada é acusada de “parecer uma prostituta”.

O mesmo se aplica às indumentárias e à forma como o sexo feminino escolhe expôr o seu corpo. Se usar uma saia comprida é vista como alguém “muito religioso” mas se optar por uma mini-saia fica demasiado sexual. “Não se admire se for violada”, escreve a autora do desenho.

“Aquilo que me entristece e que quis expressar neste desenho é o que a mulher, independentemente da sua roupa ou religião, é constantemente apontada, julgada e criticada pela sua aparência”, revelou a jovem, que optou por manter a sua identidade anónima, em entrevista ao site BuzzFeed. “Na lotaria da indecência a mulher é a única que sai sempre a perder,” refere.

A imagem, que foi criada após a polémica gerada em torno da proibição do burkini nas praias francesas, tornou-se viral e ultrapassou as seis mil partilhas no Twitter. “Um desenho muito bem visto” ou “Bravo por esta imagem tão forte” foram alguns dos comentários feitos por diversos internautas que não ficaram indiferentes à ilustração.