Trabalhe menos e produza mais

Há pessoas que parece que andam sempre a correr, que nunca têm tempo para nada e que se queixam que trabalham muito, mas se se for a contabilizar as horas efetivas de produtividade, chega-se à conclusão que a realidade é outra. Alguém que muitas vezes se considera um workaholic, afinal pode ser alguém que não sabe planear tarefas.

A maior parte das vezes é um problema de não se otimizar o tempo e de se deixar levar por tarefas, conversas, colegas, etc... que interpelam por algum motivo e quebram o percurso normal do que estava a fazer. As consequências são variadas: o seu chefe pode achar que não está a atingir o pretendido, a sua vida pessoal pode começar a ser lesada, você entra num ciclo de constante aceleramento, etc... Mas isto não tem de ser um problema; ainda que existam pessoas que gostam e que se 'alimentam' deste género de rotina; porque por vezes desconhecem-se as ferramentas que podem beneficiá-lo, conseguindo aumentar o seu foco e produtividade. Descubra quais são:

Agenda
Seja em papel ou digital o ideal é que aponte tudo o que tem de fazer. A tendência será focar-se na tarefa do dia e não no que tem de fazer amanhã, já para não falar que liberta o cérebro da responsabilidade de ter de armazenar toda a lista de coisas para fazer, correndo o risco de se poder esquecer.

Email
Ferramenta indispensável, mas na maioria dos casos mal utilizada. Habitue-se a criar pastas para diferenciar assuntos evitando assim a dispersão e perdas de tempo: aguarda resposta (quando espera retorno de algum email que enviou), assuntos que não são urgentes (algo que tem de ler, mas pode aguardar mais tempo, por exemplo), arquivo (assuntos que já foram tratados, mas que precisa de guardar) e caixa de entrada (assuntos que necessitam de andamento a curto prazo).

Deadline para as tarefas
O que se pretende é que estipule um tempo para cada tarefa, isto é, quando um profissional não tem um prazo definido para algo é muito comum que demore mais tempo a fazê-lo, uma vez que é mais fácil de haver dispersão. Tente delinear sempre os tempos com quem trabalha.

Comentários