Sete dicas para poupar água

Aprenda a controlar as despesas com este bem precioso. Faz bem ao meio ambiente e ainda reduz a fatura mensal de água.

Estima-se que em Portugal sejam desperdiçados anualmente três mil milhões de metros cúbicos de água, o que representa 750 milhões de euros, de acordo com as estimativas divulgadas em 2010 pela Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP). Se aprender a controlar as despesas com este bem precioso não só está a fazer bem ao meio ambiente, como ainda irá reduzir a fatura mensal de água. Sabe quanto é que gasta de água? Faça o teste e conheça algumas dicas para poupar nos gastos de água.

1. Instale um redutor de caudal:
Coloque redutores nas torneiras da cozinha e da casa de banho para poupar na água. É uma peça pequena, que se encaixa na extremidade da torneira e que pode reduzir o consumo de água até 50%, de acordo com a Deco. Se quiser ir mais longe, pode colocar uma cabeça de baixo caudal no seu chuveiro, que mistura ar no caudal de água.

2. Tome duches rápidos:
Os banhos de imersão são ótimos para relaxar mas gastam cerca de 200 litros de água, por isso, é melhor optar pelos duches curtos. Um duche de 10 minutos pode gastar entre 45 a 180 litros de água. Além disso, sempre que colocar champô ou gel duche feche a torneira. Corte 50% na fatura da água.

3. Aproveite a água:
Sempre que tiver a torneira aberta à espera que chegue a água quente, ponha um balde por baixo. Esta água poderá servir para o autoclismo, para lavar o chão ou para regar as plantas.

4. Feche a torneira:
Sempre que não fecha a torneira quando está a ensaboar as mãos, a lavar os dentes ou a fazer a barba, poderá estar a desperdiçar até 25 litros por dia. Poupe fechando a torneira.

5. Preste atenção à posição das torneiras:
Se tem uma torneira misturadora monocomando (que tem apenas um manípulo para regular a água quente e fria), não deve deixá-la na posição central, para que não acione o sistema de água quente desnecessariamente.

6. Evite passar a loiça por água:
Antes de meter a loiça na máquina, muitas pessoas passam-na por água. Opte antes por passar um guardanapo de papel para retirar o excesso de comida.

7. Regue as plantas nas horas de menor calor:
Se tiver plantas opte por regá-las quando está menos calor e regue a zona das raízes para evitar as perdas por evaporação. Poupe a tratar das plantas.

Descubra onde pode poupar
Se não sabe por onde começar a poupar na água, experimente o simulador da Deco, que o vai ajudar a compreender os consumos de água da sua casa. Assim, deverá inserir os dados sobre a utilização dos equipamentos e, no final, o simulador irá dizer-lhe que hábitos alterar para tornar os consumos mais eficientes.

Por exemplo, uma simulação feita com os valores standard de uma família de quatro pessoas, que vive num apartamento, revela que se tiver uma utilização mais moderada de água, poderá poupar 741 euros por ano neste bem precioso.

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

Mercado livre de eletricidade: compensa mudar já?
Poupe 17% na conta de supermercado
O que fazer para diminuir a fatura do gás?
Seis dicas para ter uma alimentação 'low cost' saudável
Seis dicas 'low cost' para renovar a sua casa 

artigo do parceiro:

Comentários