Seis melhorias que deve fazer no seu perfil do LinkedIn

Se tem perfil no LinkedIn, conheça algumas melhorias que poderá fazer para torná-lo mais apetecível para os recrutadores

O LinkedIn é uma rede social em ascensão no nosso país. De acordo com os dados presentes no estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” realizado pela Marktest e divulgados pela revista Meios&Publicidade, cerca de 30,9% dos inquiridos possui conta no LinkedIn. Esta rede social dedicada aos profissionais é assim a quarta rede social com maior penetração no nosso país. Além disso, é também a rede social onde pode encontrar mais ofertas de emprego e até ser contactado diretamente por recrutadores interessados no seu perfil. Se já tem um perfil no LinkedIn conheça algumas melhorias que poderá fazer para torná-lo mais apetecível para os recrutadores. Leia também o artigo Emprego: Como ser “caçado” por uma empresa?”.

 1. Complete o seu perfil

Se ainda não completou totalmente o seu perfil no LinkedIn é aconselhável que o faça. Escreva um pequeno resumo onde devem constar algumas informações sobre a sua experiência profissional, dando importância ao seu atual emprego. É igualmente importante que descreva as suas principais competências e tarefas que já realizou nos locais onde trabalhou. São estas características que vão diferenciá-lo de outros possíveis candidatos. Tenha em atenção à linguagem escolhida para completar o seu perfil. Manter uma linguagem profissional irá dar mais qualidade ao seu perfil. Leia o artigo Sete dicas para conseguir emprego através do LinkedIn”.

 2. Aposte numa fotografia profissional

O LinkedIn é uma rede social para profissionais e, por isso mesmo, deve ter algum cuidado quando escolhe a sua foto de perfil. 'Selfies', fotos que não correspondam à realidade ou até não fazer qualquer tipo de 'upload' podem prejudicá-lo. Lembre-se que um perfil com uma boa foto aumenta em sete vezes a probabilidade de interação com outros utilizadores, de acordo com os dados disponibilizados por esta rede social. Faça as contas: Simulador: Tem ou não direito ao subsídio de desemprego?

 3. Consiga recomendações

Uma outra forma do seu perfil ganhar mais prestígio dentro do LinkedIn é ter recomendações na sua página. Para o conseguir é preciso pedir a alguns contactos que o façam, principalmente, nos aspetos que mais quer ver sobressaídos no seu perfil. Em troca, retribua com outras recomendações. Seja por depoimento ou apenas por recomendação direta, estas referências são uma vantagem para si. Lembre-se que os recrutadores querem saber tudo sobre a sua vida profissional e se tiver várias recomendações positivas irá despertar um maior interesse. Leia o artigo Como utilizar o ‘networking’ para encontrar emprego?

 4. Junte-se a grupos

Uma das características mais conhecidas do LinkedIn são os grupos. Muitos deles são constituídos por profissionais da sua área de interesse e por colegas ou ex-colegas de trabalho ou até da universidade. Participar num grupo poderá ser uma maneira de estabelecer ou retomar contactos, além de promover a discussão sobre assuntos da sua área profissional. Se quer aumentar a sua rede de contactos encare a hipótese de aderir a um grupo.

 5. Esteja em contacto com a sua rede

Manter-se em contacto com a sua rede é uma das melhorias que também deve implementar no seu LinkedIn. Desta maneira está a criar uma relação com os seus contactos mais próximos, sejam eles profissionais ou não, e a alertar para a sua situação profissional. Se está à procura de emprego esta é uma boa estratégia a implementar. Além disso, se tiver alguém na sua rede que não conhece envie-lhe uma mensagem agradecendo-lhe o convite para pertencer à sua rede de contacto e perguntando porque decidiu enviar-lhe o convite. Leia o artigo 10 Dicas para procurar emprego de forma eficaz”.

 6. Mantenha-se atualizado

É importante que depois de melhorar o seu LinkedIn o vá atualizando de tempos a tempos. Vá informando a sua rede de contactos que adquiriu novos conhecimentos, mudou de emprego ou que as suas tarefas dentro da sua empresa sofreram alterações. Partilhe notícias importantes para a sua área de conhecimentos ou novidades sobre a sua empresa. Desta forma irá manter o seu perfil atualizado estimulando o contacto com a rede de profissionais que o segue.

Leia o texto:

Pitch: Como brilhar numa entrevista em três minutos

Como um "treinador" pode ajudá-lo a encontrar emprego

Saiba como as "soft skills" podem ajudá-lo a encontrar emprego

Oito dicas para fintar a timidez numa entrevista de emprego

Como escrever uma boa carta de apresentação em sete passos

artigo do parceiro:

Comentários