Gostaria de ter uma fatura de eletricidade mais simpática? Então acabe com o sistema ‘standby’ em sua casa. Muitos equipamentos eletrónicos têm duas formas possíveis de serem desligados: através do botão que coloca os equipamentos em ‘standby’ (que regra geral deixa uma luz vermelha acesa) e através do botão de ‘off’.

Em qualquer um dos casos o consumo nunca fica reduzido a zero, mas no modo ‘standby’, o equipamento está ligado à eletricidade num modo não-operacional. Por exemplo, de acordo com informação disponibilizada pelo site da EDP, uma televisão média típica requer 100 watt de potência elétrica quando está ligada. Quando está em ‘standby’ pode consumir quatro watt.

Embora o consumo em ‘standby’ seja baixo, no total pode representar cerca de 12% do seu consumo anual de eletricidade. Ou seja: Se tiver cuidado com este pormenor, poderá estar a reduzir a fatura da eletricidade.

Cinco dicas para evitar desperdícios de energia:

  • Desligue os equipamentos no botão ou na tomada e nunca apenas no comando.
  • Antes de comprar um aparelho eletrónico, verifique as referências do consumo em ‘standby’.
  • Procure equipamentos que têm etiqueta ‘Energy Star’, que reduz o consumo de energia em modo ‘standby’.
  • Compre uma tomada inteligente que corta o consumo de energia quando não está com o equipamento ligado, mesmo quando se esquece de desligar.
  • Compre uma tomada múltipla com corte de corrente, e quando sair de casa, desligue-a.

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema: 

- Eletricidade: Como escolher a sua operadora? 

- Conheça 31 dicas de poupança 

- Sete ideias para poupar energia