O valor da competição

Competir é, provavelmente, uma das melhores maneiras de nos pormos à prova.

A decoração de unhas começou a evoluir com a aplicação de brilhantes, mas tudo isso mudou quando começaram a aparecer acessórios bem diferentes. Atualmente, alguns desses adornos são feitos de materiais que nunca se imaginaria que pudessem ser usados, como metal, palha, strass, borracha, renda, ouro e até pedras preciosas.

Efetivamente, cada vez mais mulheres cuidam das mãos, dos pés e das unhas. As unhas são também um barómetro da economia, dizem os entendidos que em anos de crise as mulheres cuidam mais do visual, logo as unhas são uma das partes do corpo que ganham maior destaque com cores fortes e explosivas. Cuidar das unhas é assim já uma realidade, num mercado que prevê um crescimento e desenvolvimento nos próximos anos.

Competição de Nail Art em Portugal

Competir é, provavelmente, uma das melhores maneiras de nos pormos à prova, de nos avaliarmos a nós mesmos e às nossas habilidades e técnicas. Com o mercado das unhas em franco crescimento, no nosso país e lá fora, e com clientes cada vez mais exigentes, justifica-se a realização de uma competição de Nail Art em Portugal. Neste artigo seguem algumas informações pertinentes e alguns conselhos para munir os potenciais concorrentes com o conhecimento necessário para competir com confiança.

Em primeiro lugar, vale a pena estabelecer metas e propósitos para si mesma, e lembre-se que há uma combinação de aspetos que precisam de ser tidos em consideração. Se for apenas para vencer, então deve definitivamente repensar as suas razões. Mesmo aqueles que agora vencem continuamente em competições começaram por perder, é assim importante que não desanime e seja humilde o suficiente para aprender com quem mais sabe.

É preciso muita habilidade, perseverança e determinação para ter sucesso, mas o mais importante é encarar estas competições como um desafio que servem para melhorar e aperfeiçoar as suas habilidades, que depois poderá aplicar no seu dia a dia, na sua profissão.

Planeamento e preparação
Se está a pensar concorrer a uma competição deste género é vital que se encontre plenamente preparada antes da competição. Se se preparar estará mais calma no grande dia e isso levará a melhores resultados. Durante a competição, não deve perder tempo com coisas desnecessárias. Gaste mais tempo em ser precisa e na execução de pequenos detalhes que podem ser o ponto decisivo.

Possivelmente estará a representar a marca com a qual trabalha, por isso é imperativo que se certifique que os seus produtos estão limpos, arrumados e com boa aparência.
Estar preparada é a chave do sucesso. A modelo que vai usar deve ter umas unhas impecáveis e saudáveis, com pele perfeita e sem cutículas danificadas. Deve ainda praticar na sua modelo com antecedência, para se familiarizar com a sua forma e tipo de unha.

Saiba mais na próxima página

Dicas para se preparar
Participar numa competição é uma boa forma de receber uma avaliação do seu trabalho por um júri imparcial e de aprender quais das suas habilidades podem ser melhoradas. Aqui seguem algumas dicas para se preparar e conseguir melhores resultados na competição:

• Comece a praticar pelo menos 4 a 6 semanas antes da competição. Se já tiver competido antes, use os comentários do júri para melhorar em certas áreas.

• Fale com a organização para esclarecer qualquer dúvida que possa ter.

• Preste uma atenção cuidadosa aos detalhes e seja a principal crítica do seu próprio trabalho. A chave é ser disciplinada e consistente.

• Recrie no seu instituto uma mesa de trabalho que imite realisticamente as configurações que encontraria numa competição de unhas.

• Cronometre o seu trabalho como se já estivesse na própria competição.

• Acondicione tudo o que precisa para uma competição e, depois de cada vez que praticar desembale tudo e configure como se fosse uma competição real. Este exercício vai ajudá-la a perceber aquilo de que se esqueceu e aquilo de que não precisa. Irá ainda ajudá-la a decidir onde colocar as coisas que precisa para o concurso de unhas para assegurar a correta organização da mesa de trabalho, garantindo que o seu plano de ação corra bem.

• Verifique todos os seus produtos, pois não quer chegar à competição e verificar que o seu gel ou lâmpada UV não estão a funcionar.

• Se possível tire fotos do antes e do depois, ou mesmo grave um vídeo da sua execução, durante um exercício de preparação. Assista ao vídeo para encontrar erros ou hábitos que a fizeram perder tempo, tais como uma má postura, técnicas desadequadas, entre outros, e corrija-os de seguida.

• Verifique se fez uma remoção correta dos resíduos nas unhas e se manteve a sua mesa de trabalho organizada em todos os momentos.

• Pratique trabalhando em diferentes ambientes climáticos. O ambiente de competição é um ambiente desconhecido, por isso, se possível, pratique em ambientes muito frios, muitos quentes, muitos húmidos, muito secos, com muita luz ou com sombras.

• Pratique a trabalhar em pequenas áreas. Se estiver preparada e se tiver praticado para se acomodar a este cenário não vai ser um problema para si.

• Crie um plano de ação. Faça planos para resolver o inesperado, como por exemplo a cristalização do produto, devido ao possível ar frio na área da competição. Garanta que tem um plano de backup.

Poupe tempo
Às modelos de unhas deve ser feita a manicura um dia antes da competição, aparar e dar forma às unhas naturais e limpar qualquer tecido não-vivo e cutículas secas, para evitar gastar tempo de preparação no dia da competição. Também pode organizar na mesa de trabalho, de forma limpa e ordenada, os produtos e ferramentas pela ordem em que vai necessitar deles.

Saiba mais na próxima página

Fatores a considerar

• Entrada

Em primeiro lugar deve obter um formulário de inscrição e folheto e escolher a categoria que melhor se adapte às suas competências e habilidades. Não escolha algo no qual não se sente confortável.
• Regras e Regulamentos

Visite o site da competição e certifique-se que lê e entende completamente as regras e os regulamentos da mesma. É importante cumprir os mesmos tal como eles foram estabelecidos, de acordo com as normas internacionais, caso contrário poderá perder pontos.
• Disponibilidade

Verifique a sua disponibilidade e não faça planos para mais nada nesse(s) dia(s).
• Localização

Verifique se sabe onde a competição vai decorrer e a que horas começa. Se não tiver a certeza entre em contacto com os organizadores para confirmar os detalhes. Os tempos para a competição são definidos de acordo com uma programação rigorosa e não podem mudar, se se atrasar não poderá participar.
• Modelo

Encontrar a modelo certo, às vezes, pode ser o maior desafio para o concorrente, mas é também a parte mais importante da competição. Deve ter sempre uma modelo alternativa para o caso da primeira não poder comparecer. Deve ainda certificar-se de que elas não só têm unhas longas e perfeitas, e mãos cuidadas, como também estão dispostas a estar lá o dia inteiro, até depois da cerimónia de atribuição de prémios ter ocorrido.

O grande dia
Assegure-se que no dia da competição está totalmente preparada. Tenha especial atenção aos seguintes aspectos:

• Área de trabalho

Chegue mais cedo do que o estipulado, de modo a fazer o seu registo e preparar a sua área de trabalho. Use a sua lista de verificação para ter certeza de que tem tudo o que é necessário e pronto de acordo com os critérios e requisitos para a competição.

• Critérios de avaliação

Mesmo que os concorrentes conheçam os critérios de avaliação, alguns podem pensar que não é necessário aderir a eles totalmente. Não seja apanhada de surpresa, em todas as competições internacionais, se não aderir a um critério particular ou a uma regra, não vai marcar nenhum ponto nem sequer metade dos pontos. Isto é importante se considerar que um único ponto pode ser a diferença entre o primeiro e o segundo lugar, mesmo que tenha feito um trabalho fantástico.

Competição de Nail Art
Em Nail Art os concorrentes têm total liberdade artística para explorar e criar obras-primas surpreendentes de acordo com um tema previamente definido. Os projetos devem ser originais e diferentes de tudo o que já foi visto antes, e devem combinar a imaginação e a habilidade do artista. Devem contar uma história, bem como demonstrar a criatividade e as habilidades artísticas do técnico de unhas.

Um verdadeiro vencedor é alguém que é profissional em todos os aspetos do seu trabalho. Um verdadeiro vencedor é ainda um apoio para os outros concorrentes e colegas, e é humilde o suficiente para aceitar que também comete erros. Um verdadeiro vencedor é alguém que não consegue o primeiro lugar mas que volta a tentar de novo para provar que é capaz de alcançar tudo aquilo que se propõe. Seja um verdadeiro vencedor.

Para mais informações:forum@esteticaviva.com
Fotografia: ©Igor Stepovik - Fotolia.com

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*

artigo do parceiro:

Comentários