Imagine que tem uma proposta irrecusável em termos monetários e aceita. Com o decorrer do tempo nota que não consegue ter vida própria e só falta ter uma cama no local de trabalho. Talvez chegue à conclusão que o dinheiro não é tudo, uma vez que nem tem tempo para usufruir do mesmo. Quem diz dinheiro diz outro género de coisas que, dependendo de pessoa para pessoa, terão mais peso que outras. Claramente se estiver numa situação de desemprego, a tomada de decisão é mais simples, mas se estiver perante duas propostas de emprego semelhantes e interessantes torna-se mais complicado discernir sobre a melhor. De qualquer das formas, dependendo daquelas que são as preferências e prioridades de cada um, o que é certo é que há questões que devem ser respondidas antes de aceitar uma proposta de emprego. Saiba quais são...

Empresa
A maioria das questões irão incidir sobre aquilo que sabe e o que pode “investigar” sobre a mesma, nem que não seja porque deve ir para a entrevista com conhecimentos sólidos, revelando assim preparação e interesse em trabalhar na empresa e. Deverá pesquisar o máximo de informação possível desde a cultura e missão da empresa, dados financeiros, produtos, serviços, presença social, entre outros. Procure na internet em tudo o que sejam blogues, redes sociais, fóruns, etc...
É conveniente que saiba quais os valores da empresa e perceber se os mesmos se coadunam com os seus e se as finanças da empresa estão estáveis e como interage com o mercado. Não obstante, é bom ter em consideração os recursos humanos, isto é, 'sentir' que os colaboradores se sentem acarinhados, se têm boas condições laborais e físicas.
Relativamente a si, é fulcral que seja bem esclarecido acerca do cargo e pacote salarial: seguros, telemóvel, carro, estacionamento, formação, bónus e informações específicas sobre o cargo em questão (responsabilidades, deveres, possibilidades de carreira, direitos, objetivos e caraterísticas).

Questões pessoais
Deve ter em conta aquilo que são as suas motivações e expetativas e interrogar-se acerca do porquê do interesse no cargo e na empresa. Precisa de uma mudança de chefia? Um projeto mais aliciante? Uma empresa que lhe proporciona variedade no trabalho? Mudança de função? Mudança geográfica? Enfim... deverá questionar-se a fundo acerca daquilo que quer alterar na sua vida profissional e definir muito bem qual o caminho a seguir.

Chefia
Uma entrevista de emprego não tem de ser exclusivamente acerca da sua pessoa, até porque também tem expetativas e motivações face ao novo cargo e ao que o rodeia. Em certa medida revela um grande interesse da sua parte por isso questione o recrutador, por isso pergunte:

- Por que é que o cargo ficou vago e o que aconteceu ao antigo colaborador
- O que leram no seu cv que lhes interessou
- O que esperam de si no cargo
- Qual é o principal conselho que lhe podem dar para ter um bom desempenho
- Quantas vezes é que a empresa faz avaliações de desempenho e quais os pontos mais importantes
- O que é preciso para ter sucesso nesta empresa
- Qual o estilo pessoal da gestão e da empresa