Por isso, ao escolher a carreira que quer seguir, deve ter em conta vários aspectos para que não se arrependa futuramente. Resumimos os erros mais comuns para ajuda-lo a tomar a decisão.
Escolher a profissão de família
É um erro frequente que muita gente acaba por cometer. Afinal de contas, por vezes parece prático aproveitar o negocio de família e seguir e profissão que a ele se adequa. A pressão familiar é outra das grandes razões de tantas pessoas escolherem seguir as pisadas dos pais. Mas se não gosta da carreira em questão, não pode tomar essa decisão apenas para agradar terceiros. Afinal de contas, eles quererão o melhor para si e isso não passa por exercer uma profissão que o faz infeliz.
Deixar que os pais tomem essa decisão
Os pais querem sempre o melhor para os filhos mas nem sempre compreendem que ter uma profissão monetariamente recompensadora ou com boas oportunidades no mercado é sinónimo de felicidade. Claro que deve ouvir e aceitar todos os conselhos pois afinal de contas a idade traz experiência e conhecimentos que poderão ser úteis na escolha. Mas não deixe que o pressionem a escolher determinada profissão se não tem vontade de a exercer.
Escolher a profissão em função do dinheiro
Dinheiro não é sinónimo de felicidade mas não há dúvidas que ajuda muito. No entanto, lembre-se que irá passar a grande parte dos seus dias a exercer a profissão que escolher. Se não gostar do que faz poderá sentir-se insatisfeito e desmotivado e até mesmo desenvolver problemas de saúde como a depressão. Tente equilibrar um bom salário com uma carreira que se vê a fazer durante a maior parte da sua vida e viverá muito mais feliz.
Escolher sem procurar informação
Uma profissão pode parecer apelativa mas por vezes as pessoas têm uma ideia errada do que se faz realmente nela. Não só as tarefas envolvidas como as possibilidades de progressão, conhecimentos exigidos, horários praticados (por exemplo se exige turnos) e salários oferecidos. Deve informar-se o mais detalhadamente possível de preferência com alguém do ramo. Só assim poderá ter a certeza que faz a escolha certa.
Escolher conforme o título
Ser doutor ou engenheiro não lhe trará felicidade ao exercer a profissão. Poderá ficar satisfeito por adquirir o título mas na prática isso não lhe garante que terá uma carreira de sucesso nem tampouco recompensadora. Escolha em função do que gostaria de fazer e não de como gostaria que os outros o tratassem.
Comentários