Dia da Criança: Atividades gratuitas para miúdos

Conheça algumas sugestões gratuitas, de Norte a Sul, para aproveitar o Dia Mundial da Criança da melhor forma.

O Dia Mundial da Criança está aí à porta e a falta de dinheiro não poderá ser desculpa para ficar em casa e não comemorar este dia com os mais novos. Conheça algumas sugestões gratuitas, de Norte a Sul do País, para aproveitar o fim de semana da melhor forma. Se optar por ficar em casa, conheça três receitas saudáveis e baratas de Joana Roque, autora de livros de culinária, para fazer com os seus filhos.

Não se esqueça ainda que para além do divertimento e dos valores morais que são fundamentais passar, há alguns conceitos financeiros que deverá tentar incutir aos mais pequenos. Saiba como iniciar os mais pequenos no mundo financeiro.

Lisboa: “Dia Mundial da Criança 2014”
Como não podia deixar de ser, a capital assinala o Dia Mundial da Criança com inúmeras atividades gratuitas para os mais pequenos sob o tema “Direitos das Crianças”. O programa é extenso, decorre em vários pontos da cidade, em vários dias e pode ser consultado aqui . Entre as várias atividades vai haver a Cidade da Criança, em Alcântara, com póneis, teatro de rua, insufláveis, carrosséis, algodão doce, farturas e gelados e, na Quinta Pedagógica vai haver ‘workshops’ e pintura de murais. No sábado, o Jardim da Estrela vai promover um ciclo de cinema para os mais novos com entrada gratuita. Entre os filmes exibidos estará a curta metragem vencedora do Óscar para melhor Animação: Mr. Hublot.

Porto: “Festa da Criança”
Na cidade invicta vão ser três dias de festa, cheios de animação, com insufláveis, desporto, jogos tradicionais, circuito de karting a pedais, passeios de caiaque, desfiles de moda, yoga, pista de BTT, pinturas faciais, ateliês de música e dança, entre outras coisas. Como em anos anteriores, a festa tem lugar nos jardins do Palácio de Cristal e a entrada é gratuita. Conheça aqui o programa. 

Coimbra: “Coimbra a brincar”
São cinco dias de atividades gratuitas, que começaram dia 28 de maio e culminam no dia 1 de junho, que pretendem pôr crianças, jovens e adultos a brincar, promovendo a interação e a partilha intergeracional. Fazem parte desta iniciativa atividades como ateliês, visitas guiadas, conferências, apresentações de livros, filmes e jogos. O programa completo pode ser consultado aqui.

Guimarães: “Dias Cheios de Ideias”
Durante o fim de semana, Guimarães vai ser palco de festa para as crianças. Os “Dias Cheios de Ideias” pretendem ser uma plataforma onde as crianças possam ser inventores, artistas, idiotas e sonhadores. No dia 31 de maio acontece o Mercadinho da Pequenada no recinto da Plataforma das Artes, ao qual se junta o mercadinho do livro e do brinquedo. Sábado e domingo, há o espetáculo “Poemas para Bocas Pequenas” para crianças dos três aos cinco anos. Este é o único espetáculo pago (dois euros). Haverá ainda yoga para pais e filhos, espetáculos para bebés, sessões de contos, oficinas de ilustração e de hortas familiares, visitas às exposições do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, entre muitas outras atividades. Veja aqui o programa completo.

Cascais: “Festa da Criança”
A Baía de Cascais vai receber mais uma vez a Festa da Criança. Domingo as crianças são reis e vai haver demonstrações de vela, canoagem, escalada, jogos tradicionais, insufláveis e pinturas faciais. Este ano, a festa estende-se até ao Parque Marechal Carmona, com novas atividades para a família, inseridas na festa do Somos Família.

Almada: “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público”
Na outra margem do Tejo, Almada vai celebrar o Dia Mundial da Criança com um conjunto de iniciativas dedicadas aos mais novos e famílias, inseridos no festival “Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público”, no Parque da Paz. Aqui poderá ver teatro, espetáculos de marionetas, artes performativas e plásticas. Veja o programa aqui.

Viana do Castelo: “Viana a Brincar”
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, a Camara Municipal de Viana do Castelo vai organizar o evento “Viana a Brincar”, que irá incluir várias atividades diversas como dramatizações, jogos tradicionais, pinturas faciais, entre outros. A iniciativa vai decorrer no dia 2 de Junho (segunda-feira) no Jardim da Marina e Jardim Público, a partir das 9h00. No domingo (dia 1 de junho) depois de almoço, o largo da Igreja da Sagrada Família vai ser invadido por ateliês, dança e insufláveis para divertir as crianças.

Aveiro: “Dia Mundial da Criança”
No dia 1 de junho, o município de Aveiro irá realizar inúmeras atividades no espaço exterior ao mercado Manuel Firmino, Centro de Congressos de Aveiro e Teatro Aveirense. Ateliês, jogos ecológicos e lúdicos, estímulos à leitura, teatro de fantoches, aulas de zumba, karaté e até uma ópera infantil vão preencher estes dias dedicados à criança. Conheça aqui o programa. 

Torres Vedras: “Grande Festa da Criança – Oeste Infantil”
A oeste, na Expotorres, volta a realizar-se a Grande Festa da Criança, subordinada ao tema “Que história é a nossa?”. É um evento lúdico e educativo, para crianças dos 3 aos 12 anos, com entrada gratuita. As atividades vão desde jogos, pinturas faciais, teatro de marionetas e aulas de dança. Conheça aqui o programa  .

Loures: “Caminhada do Dia da Criança”
A Camara Municipal de Loures pretende pôr as crianças e graúdos a mexer-se. O Parque da Cidade de Loures irá ser o ponto de encontro e levará os jovens caminheiros e seus acompanhantes até à Villa Romana de Frielas. Conheça aqui o percurso.

Évora: “Dia Mundial da Criança 2014”
Em Évora as brincadeiras começam a 30 de maio no Parque Infantil, com atividades lúdicas e atividades desportivas. No domingo, as atividades estendem-se até ao Mercadinho das Brincadeiras, no mesmo local, onde vai haver o mercado de trocas, aulas de dança, karaté e o cantinho das histórias. Nas piscinas municipais haverá Jogos Aquáticos e Aquátlo. Veja aqui o programa completo .

Faro: “Dia Mundial da Criança”
Na capital do Algarve, as comemorações do Dia Mundial da Criança, têm lugar no sábado no Jardim da Alameda. O teatro, os insufláveis, as atividades lúdico-pedagógicas, científicas, desportivas e culturais, os jogos tradicionais e a pintura fazem parte das atividades programadas. Conheça o programa aqui.

Figueira da Foz: “Festa Meo Kids”
Este ano, a camara Municipal da Figueira da Foz junta-se à Meo Kids para comemorar este dia, com atividades gratuitas dirigidas aos mais novos na Praia do Forte de Santa Catarina. Entre as atividades destacam-se a iniciação ao bodyboard, sessões de culinária, o mercadinho das figas, desfile de moda, parque de insufláveis, exibições de zumba, aulas de zumba, karaté, kick boxing e termina com largada de balões. Veja aqui o programa. 

Sintra: “Cool Kids Market”
Sábado e Domingo as crianças vão invadir o Coolares Market e podem experimentar ser vendedores por um dia. Nestes dias, os mais novos têm espaço para montar as suas bancas e trocar ou vender a preços simbólicos (máximo três euros). Para além disso, haverá muita animação como animais, caça ao tesouro, ateliês, atividades outdoor, ioga, pintura facial, entre outros. Conheça aqui as regras para os mais novos venderem neste mercado.

Leia também os seguintes artigo relacionados com o mesmo tema:

Como ensinar os seus filhos a poupar?
Os erros financeiros mais cometidos pelos jovens
Como reduzir os gastos na educação do seu filho?
Gaste menos com as festas dos seus filhos 
Vale a pena colocar o seu filho num centro de estudos? 
Ensine a gerir o dinheiro da escola 

artigo do parceiro:

Comentários