Ao longo da vida a probabilidade de nos cruzarmos com alguém que não gostamos de trabalhar é grande, podendo mesmo chegar ao ponto da exaustão, uma vez que se começa a perder energia ao tentar controlar as próprias emoções e o comportamento alheio. O ideal seria que se pudesse fazer como com um conhecido: distanciar-se evitando assim qualquer tipo de confronto ou chatice. Mas, infelizmente, dificilmente o mesmo pode acontecer no local de trabalho e por isso ficam aqui algumas dicas de como contrariar a situação.
Gerir a reação
A ação gera reação e, neste caso concreto, a mesma pode atingir extremos de hostilidade. Tente fazer o exercício de pensar como é que reage a algo em vez de pensar como o outro age. É mais fácil controlar e confrontar o seu próprio comportamento do que o de terceiros. Assim, complemente isto com alguns exercícios de relaxamento. Por outro lado, se nota que o comportamento da pessoa se destina exclusivamente a 'atacá-lo' opte por fingir e ignorar (desprezo emocional) que tal não o afeta. A maioria das pessoas tende a desistir quando nota que não tem o retorno desejado.
Reformular a perspetiva
Por vezes as ilações que retiramos dos outros não coincidem com a realidade, isto é, nem sempre as primeiras impressões são justas e podem levar a mal-entendidos e a falsas interpretações das pessoas que cruzam a nossa vida. Às vezes é preciso desenvolver um relacionamento e estender a mão para conhecer os outros melhor. Tente concentrar-se nas boas qualidades que a pessoa possui e veja se durante o dia consegue aperceber-se delas. Ao valorizar isto saberá perceber quando a pessoa está a ser agradável ou não.
Na senda, é conveniente olhar-se ao espelho e ponderar se o problema não é seu e não do outro, ou seja, para além de poder haver mais resistência e negatividade a alguém que é muito diferente de nós, a inveja e outras emoções negativas podem interferir (tem o cargo que você gostaria de ter, cria mais empatia com os colegas, etc...). Seja honesto consigo mesmo, assuma as suas responsabilidades e veja se não está a julgar mal o outro porque muitas das vezes o que não gostamos nos outros é aquilo que não gostamos em nós mesmos ou porque se inveja o que o outro consegue alcançar.
Dar opinião
Uma das coisas a evitar são conversas opinativas sobre essa pessoa com outros colegas... Já ouviu dizer que 'o feitiço pode virar-se contra o feiticeiro' certo?! Pois bem, não queira enveredar por aquilo que é um ciclo vicioso de falatório, mal-entendidos e diz que disse só para obter algum tipo de “aprovação” e que pode muito bem virar-se contra si profissionalmente.
No que concerne dar a sua opinião e feedback à pessoa que o incomoda terá de ter algum tato para o fazer, ou seja, tudo irá depender do quão bom comunicador e da recetividade que vai ter. Se acha que consegue ter uma conversa civilizada e focada exclusivamente no trabalho pode fazê-lo de forma educada e calma. Caso contrário, se desconfia por pouco que seja que a pessoa pode levar a mal ao ponto de tentar retaliar de alguma forma e transformar em algo pessoal e até um pouco irracional... não arrisque!
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