Como comprar roupas e acessórios de luxo em segunda mão?

As peças de luxo em segunda mão são colocadas à venda em bom estado e por preços bem mais acessíveis. Saiba onde comprar e vender roupa de luxo.

Um passeio pela avenida da Liberdade pode deixar qualquer amante de “trapinhos” de luxo a salivar por um vestido Michael Kors, uma mala da Hermés ou por uns óculos de sol da Louis Vuitton. Algumas peças de roupa podem ser autênticas peças de arte que gostaria de poder desfilar pela rua ou ter em exposição no seu guarda-roupa. No entanto, um artigo com a assinatura de conceituados estilistas mundiais pode alcançar preços impensáveis para a maioria das pessoas.

Se a sua carteira não se pode dar a esses luxos, existem alternativas: as lojas de artigos de luxo em segunda mão, que cada vez mais proliferam pelo país. A grande vantagem das peças de roupa de luxo em segunda mão face às mais “comuns” é que, para além de terem qualidade superior, são muito bem cuidadas pelos seus proprietários, o que significa que apesar de não serem novas, na maior parte dos casos estão em excelentes condições. Já existem alguns espaços físicos, mas a maior parte delas são online.

Comprar e vender peças de roupa de luxo em segunda mão é uma prática bastante comum no estrangeiro e, por cá, começa-se a dar os primeiros passos nesta tendência. “Lá fora não há preconceitos em relação à compra de artigos de luxo em segunda mão” diz Rita Lobo, proprietária da loja virtual I Wish. Talvez por esse motivo, grande parte das vendas que faz são para plataformas internacionais, principalmente francesas. Conheça então sete sites onde pode comprar e vender roupa de luxo em segunda mão.

1. Mapomme

A MaPomme é uma plataforma online de compra e venda de roupa e acessórios de marcas de luxo. Aqui pode encontrar artigos em segunda mão das melhores marcas do mercado, como a Balenciaga, Stella McCartney, Prada ou Tom Ford. Pode ser vendedor ou comprador. Assim, se pretender adquirir uma peça à venda nesta comunidade, terá de clicar nesse artigo. O vendedor recebe uma mensagem a perguntar se o artigo está disponível. Se estiver, o comprador paga através de transferência bancária ou com cartão de crédito. O valor fica retido na MaPomme, até o comprador receber a encomenda e avisar que ficou satisfeito. Se a resposta for positiva, dará o valor da compra ao vendedor subtraído da comissão. Se quiser colocar uma peça à venda, terá uma taxa de um euro por peça. Caso consiga vender será cobrada uma taxa de 15% sobre o valor de venda.

2. Quartier Latin

Embora tenha o nome de um conhecido bairro parisiense, a Quartier Latin é uma loja que vende artigos de luxo a preços acessíveis localizada no Porto. Esta loja foi pensada para mulheres que gostam de vestir bem e usar marcas de qualidade, sem beliscar o orçamento familiar. Aqui poderá encontrar algumas das insígnias de design mais famosas do mundo como a Gucci, Valentino, Roberto Cavalli, entre outras, em segunda mão e com preços mais simpáticos.

3. Du Chic à Vendre

O conceito deste espaço localizado no Monte Estoril baseia-se no facto de ser uma loja “vintage” de peças em segunda mão, mas com a particularidade de comercializar requintadas peças de marcas, como Chanel, Gucci, Prada ou Versace. As roupas que estão à venda na loja são escolhidas de acordo com vários critérios, como a originalidade, a marca, o estado da peça, a versatilidade e o tamanho. h

4. Loja Baú

Localizada em Campo de Ourique, a Loja Baú prima por um conceito que se baseia na comercialização de peças de roupa de marcas selecionadas a preços simpáticos. Aqui pode comprar e vender roupa. Se quiser “livrar-se” de algumas peças que estão a ganhar pó no armário terá de fazer uma marcação prévia e depois a loja seleciona a roupa que irá colocar à venda. O preço é definido pelas duas partes e as peças ficam à venda durante três meses. Findo esse período a loja paga ao fornecedor 50% do preço final de venda.

5. Lux A Porter

A plataforma online Lux A Porter é relativamente recente. O blog já existe há cerca de um ano, mas a loja online tem apenas dois meses de vida. Nesta loja virtual poderá comprar e vender artigos de luxo vintage e atuais à consignação. Se estiver vendedora, basta entrar em contato com a proprietária da loja, enviar fotografias completas, de preferência com etiqueta. A proprietária faz uma pesquisa de preços por marcas e artigos semelhantes e estipula um custo. Se estiver compradora, poderá fazer o pagamento por Paypal e cartão de crédito. Caso receba a encomenda e não fique satisfeita, poderá devolver o produto e ser ressarcida do valor pago. No entanto, se viver na área de Lisboa, tem a possibilidade de entrar em contacto com a proprietária do espaço e pedir-lhe para ver a peça antes de a comprar.

6. Style in a Box

Se tem um evento especial e não pretende gastar muito dinheiro, ainda que seja num vestido em segunda mão, poderá optar por alugar. Nesse caso poderá recorrer à Style in a Box, uma plataforma online que aluga e vende vestidos e acessórios de luxo a preços mais simpáticos. O processo é bastante simples: basta escolher o vestido no site, selecionar a data e dois tamanhos (para que lhe sirva na perfeição) e alugar. O vestido será entregue numa caixa pré-paga, que depois servirá também para a devolução. A Style in a Box responsabiliza-se pelo transporte das peças, a limpeza e eventuais reparações dos vestidos.

7. Instant Lux

Num plano internacional poderá utilizar o site Instant Lux, uma plataforma do Reino Unido que comercializa artigos de segunda mão das mais prestigiadas marcas de luxo, como a Channel, Hermés, Louis Vuitton, Chloé e Céline. Se colocar um produto à venda através desta plataforma, ser-lhe-á cobrada uma comissão, que pode ir dos 8% aos 25%, consoante o preço a que o produto foi vendido. De referir que fazem entregas em Portugal.

Leia também os seguintes artigos relacionados com o mesmo tema:

Como fazer dinheiro com o seu guarda-roupa?

Como poupar na compra de roupa

Oito conselhos para fazer compras pela internet

 

artigo do parceiro:

Comentários