Aprenda a lidar com o mau ambiente no trabalho

Nem sempre é fácil ter um bom ambiente no trabalho, desde a desentendimentos com os colegas, ou apenas excesso do trabalho, o importante é que consiga dar a volta por cima.

É bastante comum que o stress esteja relacionado com o trabalho e neste caso caso as causas mais frequentes costumam ser a insegurança, o assédio ou até mesmo o excesso de trabalho. Se está a passar por alguma destas situações, vamos dar-lhe dicas para que consiga dar a volta por cima e acabar com o mau ambiente porque está a passar.

Pessoas tóxicas - Embora seja difícil de explicar, já reparou de certeza que consegue perceber quais as pessoas que lhe trazem um sentimento de negatividade e isso acaba por provocar-lhe cansaço, falta de energia, entre outros. O importante aqui é que tente ao máximo não passar tanto tempo com essas pessoas e por isso, arranje estratégias para estar com elas apenas quando for necessário.

Pessoas positivas - Tal como consegue identificar quem lhe faz mal, de certeza que também consegue perceber quais as pessoas que deve manter ao seu lado. Sempre que possivel, rodei-se delas para conseguir ter um dia mais positivo e cheio de boas energias.

Pausas - É fundamental que durante o dia de trabalho consiga fazer algumas pausas. Estas podem ser pequenas, apenas para conseguir espairecer e libertar a sua cabeça de tudo o que a rodeia no seu emprego. Se for possível saia da empresa e dê um passeio, se não vá até ao bar, ou até mesmo a casa de banho, vai ver que vai ficar melhor.

Estímulos - Para que consiga livrar-se do mau ambiente, deve procurar rodear-se apenas de coisas positivas, que lhe tragam conforto e acima de tudo motivação.

Programe - É essencial que programe o seu tempo durante o dia de trabalho, assim será mais fácil utilizar o tempo que tem para ser produtivo e evitar desperdiçá-lo com coisas que não interessam para nada. Procure ter oportunidades para conseguir por em prática tudo aquilo que deseja e crescer na sua carreira.

Perspetiva - Pense e escreva todos os aspetos positivos que o levaram a aceitar o seu emprego. Isto vai fazer com que se mantenha focado naquilo que pretende e não no que passa no seu local de trabalho.

Solução - Se já não aguenta esta situação, o ideal é que defina um plano que o ajude a encontrar outro emprego. Para isso, é necessário que perceba quais os passos que terá que dar e quais os resultados que espera alcançar com esta mudança. Só assim irá conseguir concretizar os seus próximos objetivos.

artigo do parceiro:

Comentários