8 coisas que não deve dizer no primeiro dia de trabalho

Por vezes é o nervosismo a falar, outra a vontade de interagir logo com os colegas de trabalho. Mas nem tudo o que se diz é bem interpretado ou por vezes aquilo que se diz é simplesmente... inconveniente!

A experiência e até alguns dissabores ajudam a perceber (ou deveria) e saber qual a atitude e comunicação que se deve ter quando se entra num novo emprego. No entanto, como tudo na vida, há sempre a primeira vez para tudo e nem sempre se sabe bem como lidar ou o que evitar dizer nos primeiros dias do novo emprego. Por isso, seja pontual, não vá nervoso e leia aqui algumas dicas sobre o que não deve dizer.

“Não foi dessa maneira que aprendi”
Talvez você tenha sido o melhor da turma, talvez tenha vindo de uma empresa de renome, enfim... cada empresa tem metodologias e procedimentos diferentes por isso o ideal é que se adapte e não passe uma imagem de alguém reticente à mudança e/ou até de sabichão. Há sempre coisas para aprender e só assim irá evoluir.

“O meu antigo chefe não fazia nada”
Frases deste tipo não são bem recebidas em lado nenhum. Se na entrevista de emprego nunca deve falar mal da antiga empresa, o mesmo se passa aqui. Não se esqueça que a primeira impressão conta bastante e é difícil de alterar logo, coíba-se de tecer comentários negativos, ainda que tenha toda a razão do mundo.

“Estou cansado”
“Já?!” É o que vão pensar de si. Deve demonstrar ter energia e boa disposição.

“Isso para mim não faz sentido”
Ninguém lhe está a pedir que não teça opiniões e que seja alguém submisso. No entanto, quando se desconhece o meio onde se está inserido é bom estudá-lo um pouco primeiro. Tem de filtrar aquilo que diz porque senão vai parecer que está a criticar um sistema que não conhece e ficar conotado como alguém chato e até arrogante.

Comentários