Os vários tipos de Inteligência

Cada um de nós nasce com um tipo de inteligência específico, que destaca determinadas capacidades

As novas pesquisas sobre a inteligência humana e o funcionamento do cérebro e da inteligência têm dado resultados surpreendentes.

Cientistas cognitivos como Howard Gardner, defendem interessantíssimos pontos de vista que envolvem a nossa mente.
Ele criou uma teoria chamada “Inteligências Múltiplas”,segundo a qual todos nós nascemos com determinadas áreas da inteligência mais desenvolvidas que outras, e essas áreas determinam algumas tendências genéticas. Conforme vamos vivendo as nossas vidas, as potencialidades vão sendo desenvolvidas e potencializadas através do meio ambiente, produzindo assim diferentes inteligências.

O velho sistema de medição de inteligência, o QI,está caindo por água abaixo. Novas e mais sensíveis maneiras de enxergar o ser humano tem vindo a ser pesquisadas.

Até o presente momento Gardner identificou 8 tipos de inteligências, a saber:

1.A inteligência lingüística: associada a escritores e poetas
2.A inteligência musical: atribuída a indivíduos como Mozart, Bach, Jimi Hendrix,etc...
3.A inteligência lógico matemática: associada a indivíduos como Einstein, Niels Bohr (descobriu a estrutura do átomo e da posição dos elétrons dentro dele), e outros.
4.A inteligência espacial: relacionada a pessoas que possuem facilidade em trabalhar as coordenadas espaciais como o nosso Oscar Niemeyer
5.A inteligência corporal-cinestésica, associada aos grandes nomes do esporte como Pelé, Maradona, Airton Senna
6.A inteligência pictórica: que facilita a expressão artística
7.A inteligência intrapessoal: relacionada com as pessoas que apresentam um grande equilíbrio interior, mesmo quando em situações difíceis, como Nelson Mandela por exemplo.
8.A inteligência interpessoal: que facilita o contato com outras pessoas e geralmente está associada a grandes professores e políticos, como Gandhi.

Esta teoria tem sido bem aceite dentro da ciência acadêmica e ainda passa por alguns acréscimos. Segundo Gardner, para que uma inteligência seja aceite, deve estar assentada em rigorosos critérios como:
- Ter uma base biogenética e neurológica
- Deve poder ser mensurada
- Deve apresentar um desenvolvimento durante a vida, adequar-se ao seu meio naturalmente.

Hoje há outra teoria: a da inteligência naturista e a da inteligência espiritual, de que falaremos noutro momento, por ainda estar em fase de pesquisa.

Não existe um individuo que exerça todas as inteligências perfeitamente. Temos a tendência de desenvolver uma ou duas das citadas. Uma interessante teoria, mas que ainda não é totalmente aceita. Mas como tudo o que é novo, precisa de algum tempo para derrubar e flexibilizar mentes fechadas e cristalizadas. Vamos esperar.

Eunice Ferrari

Eunice Ferrari

Eunice Ferrari reside em São Paulo, é psicoterapeuta, astróloga, ocultista, consultora, coordenadora de cursos e praticante de ioga e meditação. Graduada em Comunicação e Artes, é especialista em Psicoterapias Corporais Neo Reichianas pelo Ágora (Núcleo de Estudos Neo Reichianos), Brasil/Alemanha, e pela Sobab (Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética), filiada ao International Institute of Bioenergetic Analysis, Nova York, de Alexander Lowen.
É formada ainda em Terapia Sacro Craniana e em massagem e relaxamento na metodologia de Phetö Sandor. Terapeuta Somática em formação pelo Instituto Brasileiro de Biossíntese e membro do International Institute for Biosynthesis of Zurich Switzerland.
Também é colaboradora da editora Qualidade de Vida, criadora e locutora de CDS de meditação e poder mental. Para falar com Eunice Ferrari escreva para eunice.ferrari@terra.com.br.

www.euniceferrari.blogspot.com/.

 

Comentários