Há palavras poderosas que mudam as pessoas. Neste caso concreto, refiro-me ao poder da escrita e a arte de bem viver.

- Considera que o auto conhecimento é um fator importante no seu desenvolvimento pessoal?

- Está a atravessar uma fase dolorosa na sua vida?

- Considera que existe uma discrepância entre aquilo que diz e aquilo que faz na linguagem dos sentimentos? Por exemplo, identifica a resistência ao identificar e expressar honestamente os seus sentimentos nas relações com as outras pessoas?

Se as suas respostas são sim, considere a escrita uma ferramenta extremamente útil para o auto conhecimento. Após duas décadas de experiência profissional nas pessoas que acompanho, confirmo a eficácia e o retorno fantástico neste tipo de investimento.

Devido ao tipo de vida stressante (correria), ao turbilhão de pensamentos e aos estímulos a que estamos expostos no dia a dia, raramente paramos para refletir sobre os efeitos e as consequências das nossas atitudes e comportamentos. Por outro lado, um fator importante que condiciona a reflexão honesta é - dá trabalho e o retorno não é imediato. Dá trabalho pensar nos erros e nas suas causas, refletir sobre a vergonha associada à raiva e à ansiedade, refletir sobre o sentimento de culpa e a honestidade, nos sentimentos, na auto estima e no amor-próprio, etc. Na maioria das vezes, a atitude mais usual que adotamos diante a reflexão é: “Não vou pensar mais nisso.” Esta afirmação não tem absolutamente nada de reflexão, pelo contrário, significa negar os sentimentos e buscar a sensação de alívio imediato. É um mecanismo psicológico de defesa muito apelativo. A longo prazo, esta atitude pode revelar-se enganadora, visto justificar o injustificável.

A Dica de hoje visa reforçar o auto conhecimento através da escrita criativa e da reflexão construtiva.

Em que é que consiste este tipo específico de escrita?

Registar e gravar pensamentos, experiências e sentimentos. Refletir sobre os resultados das nossas decisões, ambições, projetos, objetivos, sentimentos, atitudes, relacionamentos de intimidade e questionar as crenças/pensamentos negativos. Efeito semelhante quando você consulta um álbum de fotografias.

Quais são os benefícios?

Reduz as consultas ao médico com problemas associados ao stress, reduz o absentismo laboral, reduz sintomas depressivos, monitoriza os níveis de ansiedade, melhora a sua memória, a gratidão, o humor e a auto estima.

Na página seguinte: Como é que pode começar a escrever o Jornal de Sentimentos?

Como é que pode começar a escrever o Jornal de Sentimentos?

Arranje um caderno, no computador, no tablet, etc. Todos os dias, escreva sobre os sentimentos, durante 3 meses consecutivos (no mínimo) antes de dormir e depois de desligar o Facebook.

Algumas questões que pode colocar a si próprio - escolha aquelas que considerar significativas.

- Quais foram os acontecimentos/sentimentos mais marcantes e de que forma afetaram o meu dia?

-  Como é que progredi no meu desenvolvimento pessoal e de que forma isso afetou o meu dia?

- Quais foram os problemas/sentimentos que encontrei e de que forma afetaram o meu dia? O que é que aprendi com isso?

- Como é que me senti hoje e o que é que gerou estes sentimentos?

"Eu nem sequer gosto de escrever. Acontece-me às vezes estar tão desesperado que me refugio no papel como quem se esconde para chorar. E o mais estranho é arrancar da minha angustia palavras de profunda reconciliação com a vida" Eugénio de Andrade, poeta (1923-2005)

Caso deseje enriquecer este trabalho escrito pode partilhar o conteúdo com uma pessoa(s) significativa(s) e de confiança. O objetivo é receber um feedback critico construtivo. Pratique a escuta ativa sem interromper.

 
João Alexandre Rodrigues

Addiction Counselor

http://recuperarequeestaadar.blogspot.com

http://maisvaleprevenirdoqueremediar.blogspot.com

http://www.facebook.com/joaoalexx