Entenda os benefícios da meditação mindfulness

Permite diminuir os níveis de stress e cortisol, bem como ter um autoconhecimento mais objetivo, entre outras benesses. As vantagens são imensas e proporcionam à mente um reflexo claro do que está diante de si.

Por certo já lhe foi dito que devia fazer sessões de meditação diária, onde basicamente deve respirar e tentar não pensar em nada e assim alcançar algum nível de transcendência. E não, não é nada fácil! Por outro lado, tem a mindfulness que incide sobre colocar toda a atenção no que se está a viver e a sentir em determinado momento, sem julgamentos, tentando estar com a cabeça no presente. Ou seja, qualquer tarefa que esteja a realizar (tomar banho, aspirar, comer, trabalhar, etc...) deverá ter o seu foco completo em vez da sua mente divagar sobre outros assuntos. Ao realizar estas tarefas de forma consciente, o seu contacto com a vida real aumenta. Mesmo as tarefas mais chatas irão tornar-se mais interessantes, já que passa a vivenciá-las em pleno. A sua mente aprende a ficar mais concentrada e focada e, por conseguinte, o ambiente à sua volta torna-se mais tranquilo e o praticante surge como alguém mais ponderado e recetivo a novas experiências de vida. Assim, esta prática pretende que haja uma redução de stress, promovendo uma consciência maior do que se está a passar regulando assim os níveis de ansiedade. Se não tem a oportunidade de consultar um especialista, saiba como praticar a mesma no dia a dia.

Tempo para si
O ideal é que todos os dias reserve cerca de 15mn para a prática. Uma vez que a mente está programada para pensar ou divagar, a meditação não deve ser realizada durante muito tempo.

Respirar
É conveniente que este sentado ou, caso opte por estar de pé, deverá estar numa posição confortável e quieto. A respiração deverá ser a normal. Tente relaxar focando as suas atenções e sensações nas narinas, peito ou estômago. Se sentir que o seu pensamento está a ir noutra direção, foque-se de novo na respiração.

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