Dormir bem para viver melhor

Ter um sono reparador faz parte da arte de bem viver

Você é daquelas pessoas que considera que dormir é uma perda de tempo? Sente-se culpada por dormir? Então esta dica é dedicada exclusivamente a si.

A qualidade do sono reparador está intrinsecamente relacionada com a arte bem viver.

O sono reparador permite recarregar as energias e o bom funcionamento (biológico e psicológico) necessário para enfrentar os desafios, assim como, para saborear as vitórias do dia-a-dia.

Derivado ao ritmo alucinante, ao qual estamos sujeitos durante o período de vigília, o sono reparador acaba, em muitos casos, por ser afectado de uma forma considerável. Quando deitamos a cabeça na almofada, e queremos descansar, os pensamentos continuam a brotar em catadupa. Levamos para a cama alguns problemas e ansiedades que interferem com o sono.

Durante as consultas, quando abordo a necessidade do sono, a grande maioria das pessoas com problemas de sono, afirma: “À noite não consigo parar, tenho sempre imensas coisas para arrumar ou para trabalhar ou para estudar antes de ir para a cama.” Ou: “Estou mais ativa à noite e aproveito para fazer algumas coisas importantes.”

A noite é a altura do dia em que devemos estar atentos aos sinais do nosso corpo, em vez de prestarmos atenção aos nossos pensamentos e sentimentos.

Durante o período de vigília, o nosso corpo é sujeito aos mais diversos estímulos, tensões, exigência e, no final do dia, precisa de descanso. O descanso do corpo é à noite, a dormir.

Veja na página seguinte: Algumas dicas para um sono com qualidade

Comentários