O poder de elogiar

Dar e receber elogios aumenta a autoestima e promove laços entre as pessoas descubra como o pode fazer da melhor forma. Elogie... é de graça.

Hoje em dia já ninguém elogia o próximo, ninguém é capaz de dar uma palavra amiga e é muito comum apontarem-nos os erros em vez de enunciarem o que fazemos bem. Com tanta competitividade tornou-se normal apenas exigir dos outros, sem se aperceber até que ponto é que aquele ser humano aguenta. Mas parando para pensar sobre o assunto apercebemo-nos que dar um elogio não só fortalece a autoestima como ainda aumenta a motivação. Descubra a força que o elogio pode ter na nossa vida e na dos outros.

Benefícios - Elogiar aumenta a autoestima, promove a integração do indivíduo num grupo ou contexto. Cria e fortalece laços, pois contribui para a coesão dos relacionamentos entre casais, amizades, grupos de trabalho entre outros. Acaba por enaltecer as qualidades ou atributos do indivíduo. Serve como ferramenta educacional promovendo as mudanças comportamentais pessoais e profissionais pois valida uma escolha.

Antes de elogiar - Elogie no momento, não deixe para depois aquilo que deve valorizar de imediato. Expresse bem o comportamento, a competência ou a atitude a elogiar. O elogio deve ser específico, em relação a determinada tarefa, verbalize o nome do elogiado para intensificar o momento. Elogie de forma espontânea e sem ser exagerado, a melhor coisa que pode fazer é ser genuíno, só assim o elogio é verdadeiro e se não o for, então não deve ser feito. Elogie frequentemente pois o indivíduo sentir-se-á melhor com ele próprio e consequentemente empenhar-se-á muito mais na atividade que fará a seguir.

Existem razões para acreditar que o elogio é um passo crucial em ambiente de negócios, como também no decorrer de um relacionamento profissional, já sem falar na importância do elogio nos relacionamentos pessoais. O reforço positivo funciona melhor que a punição para educar, já que a dopamina é libertada pelo cérebro nos momentos de satisfação. Afinal dar elogios requerem pouco esforço e dão excelentes resultados.

artigo do parceiro:

Comentários