1. O/A especialista em críticas
Todos já conhecemos alguém que passa a vida a criticar os outros sem dó nem piedade: o que vestem, o que dizem, o que fazem. Tudo é motivo de crítica. Se por acaso tem um amigo/a que passa a vida a criticá-lo/a e se sente incomodado/a com essa situação o melhor que tem a fazer é afastar-se. Até porque os verdadeiros amigos também sabem fazer elogios.

2. O/A terapeuta
Os nossos amigos funcionam muitas vezes como os nossos terapeutas pessoais, uma vez que é com eles que partilhamos muitos dos nossos problemas e preocupações. Mas a verdade é que por vezes muitas opiniões diferentes podem acabar por nos baralhar. Se tem um amigo que lhe está constantemente a dar conselhos não solicitados sobre a sua vida e a meter o nariz onde não é chamado, o melhor que tem a fazer é ser sincero/a e dizer-lhe que isso lhe incomoda.

3. O/A amigo/a que só olha para o seu umbigo
Lidar com um/a amigo/a que só fala de si e da sua vida, pode ser complicado. Tem duas hipóteses: ou fala com a pessoa, chamando-lhe a atenção para a sua atitude, ou começa por lhe ‘dar menos tempo de antena’.

4. O/a imitador/a
Se tem alguém no seu círculo de amigos que copia tudo o que você faz – desde o penteado, ao estilo e à maneira de falar – tente não falar das coisas de que gosta na frente dele/a. É uma forma de se resguardar mais e tentar contornar este problema.

5. O/a amigo/a que promete e nunca cumpre
Ter alguém que nos dececiona vezes sem conta pode ser muito frustrante. Principalmente quando se trata de alguém de quem gostamos e que faz parte do nosso círculo de amigos. Se chamar a atenção sobre o problema não surtiu efeito, o melhor é esquecer essa amizade. A verdade é que as pessoas não mudam.

6. O/a amigo/a que gosta de correr riscos
Se no seu grupo de amigo existe um/a amigo/a que tem comportamentos de risco - roubar, fumar ou beber - o melhor é tomar medidas. Tente abordar a situação e chamá-lo/a à razão para as suas atitudes. Se isso não surtir efeito o melhor é afastar-se, protegendo-se dos efeitos que este tipo de comportamentos possam ter na sua vida.

7. O/A amigo/a competitivo/a
Um pouco de competição nunca fez mal a ninguém, mas há pessoas que vivem obcecadas com isso. Quer seja nos estudos, a nível profissional ou no campo amoroso, ter alguém que está constantemente a cobiçar tudo o que o outro tem e não vê meios para atingir os seus fins não é saudável. Talvez seja tempo de repensar (e muito a sério) se é este tipo de pessoa que quer na sua vida.

8. O/A dependente
Todos nós temos alguém no nosso círculo de amigos com quem mantemos um laço de amizade mais forte. Mas também existem aquele tipo de pessoas que apesar de serem nossos amigos acabam por ser demasiado dependentes de nós e não ter vida própria. O sentimento de sufoco, por vezes provocado por estas pessoas, não é saudável. Uma das formas de controlar esta situação é impor limites e barreiras à outra pessoa.

9. O/A abusador/a
Quer seja em termos físicos ou verbais, todos nós conseguimos identificar o perfil de uma pessoa tipicamente abusadora e conhecida como “bully”. Neste caso o melhor que tem a fazer é fugir a sete pés enquanto é tempo, uma vez que nada de bom resultará desse tipo de relacionamento.

10. O/A mentiroso/a
Alguém que espalha boatos e mentiras sobre si não é seu amigo. Para além de ser um comportamento inaceitável, esta será uma pessoa que não lhe irá trazer nada de bom nem de positivo para a sua vida. O melhor é mesmo colocar um ponto de final nessa suposta amizade.

11. O/A controlador/a
Ter alguém que está sempre a querer saber todos os passos que damos pode ser aflitivo e desesperante. Se tem um/a amigo/a que lhe está sempre a fazer perguntas sobre o seu dia a dia, experimente falar abertamente sobre a situação e explique aquilo que o/a incomoda.

12. O/A negativo/a
Para o sociólogo Jan Yager este é um tipo de pessoa “que temos de deixar entrar na nossa vida com cuidado uma vez que este traço de personalidade pode ser contagioso”, revela. Este é um tipo de pessoa que normalmente se sente atraído por indivíduos com uma personalidade oposta à sua - pessoas positivas e bem-dispostas - e que raramente mudam sem o apoio e ajuda profissional. Manter uma amizade com este tipo de pessoa pode ser bastante nocivo para a sua vida.