• SAPO Lifestyle SAPO Lifestyle Início
  • Moda e Beleza
    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde
    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família
    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida
    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores
    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama
    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral
    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer
    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  • Mais Menu
    Menu
    • Moda e Beleza
      • Atualidade
      • Dicas e Tendências
      • Beleza e Estética
      • Para Ele
      • Especiais
    • Saúde
      • Atualidade
      • Peso e Nutrição
      • Fitness e Bem-Estar
      • Saúde e Medicina
      • Sexo
      • Especiais
    • Família
      • Atualidade
      • Gravidez
      • Bebé
      • Criança
      • Pais e filhos
      • Relações
      • Especiais
    • Vida
      • Atualidade
      • Comportamento
      • Dinheiro e Carreira
      • Ecologia
      • Especiais
    • Sabores
      • Receitas
      • Atualidade
      • Chefes e Restaurantes
      • Dicas
      • Especiais
    • Fama
      • Atualidade
      • Estilos
      • Especiais
    • Astral
      • Previsões
      • Astrologia
      • Signos
      • Práticas
      • Terapias
      • Espiritualidade
    • Casa e Lazer
      • Atualidade
      • Decoração e Jardins
      • Viagens
      • Passatempos
      • Especiais
    Tópicos
    • Entrevistas
    • Cartoon
    • Passatempos
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Entrevistas
  • Cartoon
  • Passatempos
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

Estes são os 12 vírus mais letais do mundo

Nuno de Noronha
24 set 2020 14:00
Atualidade
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • A mordedura destes 10 animais pode matá-lo em minutos
    Nuno de Noronha · Fitness e bem-estar · 16 jul 2020 10:00

    A mordedura destes 10 animais pode matá-lo em minutos

  • 15 alimentos que ativam o gene do emagrecimento
    Nuno de Noronha · Peso e Nutrição · 23 dez 2022 12:19

    15 alimentos que ativam o gene do emagrecimento

Este artigo tem mais de 4 anos
O vírus do sarampo pode ser assustador, mas não é o mais perigoso do mundo. Conheça os 12 mais letais.
  • O vírus do sarampo pode ser assustador, mas não é o mais perigoso do mundo. Conheça os 12 mais letais.
  • Vírus Marburg - O vírus mais perigoso e mortal do mundo é o vírus de Marburg. É um vírus de febre hemorrágica, semelhante ao Ébola. O vírus Marburg provoca convulsões e sangramento das mucosas, pele e órgãos. A doença é caracterizada por um súbito ataque de febre, dores de cabeça e mialgia após um período de incubação de 5 a 10 dias. A taxa de mortalidade é de 90 por cento. A fonte é uma zoonose de origem desconhecida. Uma eclosão recente da doença começou no norte de Angola no final de 2004 e matou 126 pessoas até 30 de março de 2005.
  • Vírus Machupo - Também conhecido por tifo preto, é uma infeção que provoca febres altas e sangramento. O vírus pode ser transmitido de humano para humano ou por roedores. Trata-se de um zoonose infeciosa endémica da Bolívia. A infeção viral tem um início lento, com febre, mal-estar, dor de cabeça e dores musculares e articulares. O sangramento do nariz e furúnculos são os passos seguintes da evolução da doença; A fase hemorrágica começa sete dias depois dos primeiros sintomas. A taxa de mortalidade é estimada de 5 a 30%.
  • Ébola - Há cinco estirpes do vírus Ébola, cada um com nomes de países e regiões de África: Zaire, Sudão, Floresta Tai, Bundibugyo e Reston. O vírus Ébola Zaire é o mais mortal, com uma taxa de mortalidade de 90 por cento. E é esta a tipologia que atualmente se está a espalhar na Guiné, Serra Leoa, Libéria e também na Nigéria. Os cientistas acreditam que a recente fonte de proliferação do vírus sejam raposas voadoras.
  • H5N1 - As várias estirpes da gripe aviária causam pânico regularmente, o que talvez seja justificado porque a taxa de mortalidade ronda os 70 por cento. Mas, na verdade, a probabilidade de contrair o H5N1 é bastante baixa. A infeção acontece através do contato direto com aves doentes.
  • Hantavírus - Recebeu este nome porque se acreditava que soldados norte-americanos tinham sido infetados por um vírus no rio Hanta, durante a Guerra da Coreia em 1950. Os sintomas incluem doença pulmonar súbita, febre e insuficiência renal. O Hantavírus tem um tempo de incubação de 2 a 4 semanas em seres humanos. A Síndrome pulmonar por hantavírus (SPH) é uma doença mortal transmitida por roedores infetados através da urina, fezes ou saliva. O ser humano adquire esta doença através das vias respiratórias, ou seja, através do ar. E não há cura.
  • Vírus da febre da Crimeia-Congo - É transmitido por carraças ou carrapatos. É semelhante aos vírus Ébola e Marburg na forma como se espalha. É altamente infeccioso. Alguns dos sintomas são a febre súbita, dores abdominais, vómitos, diarreia, aparecimento de hematomas e hemorragias nas mucosas. A taxa de mortalidade varia entre os dois e os 50 por cento. A ocorrência verifica-se sobretudo na Crimeia, Rússia, Bósnia-Herzegovina, Albânia, Bulgária, Iraque, Paquistão, China, África tropical e do Sul.
  • Vírus Junin - Está associado à febre hemorrágica argentina. As pessoas infetadas com o vírus sofrem de inflamação dos tecidos, sépsia e hemorragias da pele. Os sintomas iniciais são comuns a várias doenças o que faz com que seja diagnosticada numa fase já tardio e irreversível.
  • Vírus de Lassa - Uma enfermeira na Nigéria foi a primeira pessoa a ser infetada com o vírus de Lassa. O vírus é transmitido por roedores. Os casos são na maioria endémicos, o que significa que a infeção pelo vírus ocorre numa região específica, como na África ocidental. Os cientistas supõem que 15 por cento dos roedores na África ocidental são portadoras deste vírus. A infeção em humanos acontece tipicamente pela exposição a excrementos de animais, através do trato respiratório ou da área gastrointestinal. Crê-se que a inalação de partículas minúsculas de material infetado seja o meio mais simples de contaminação.
  • Vírus da Floresta Kyasanur - Os cientistas descobriram este vírus na costa sudoeste da Índia, em 1955. A doença da floresta de Kyasanur é uma febre hemorrágica viral transmitida por carrapatos e endémica no sul da Ásia. A doença é causada por um vírus pertencente à família Flaviviridae, a qual também inclui os vírus que provocam a febre amarela e a dengue. Supõe-se que ratos, aves e suínos possam anfitriões deste vírus.
  • Dengue - É uma ameaça constante. Transmitida por mosquitos, a dengue afeta entre 50 e 100 milhões de pessoas por ano em destinos populares de férias, como Tailândia e Índia. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica que é semelhante à causada pelo sarampo. Em alguns casos, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica com risco de vida.
  • Zika - Apenas uma em cada cinco pessoas infetadas pelo vírus Zika apresenta sintomas que podem incluir náusea, irritabilidade, urticária, conjuntivite e fortes dores nos músculos e articulações. Embora menos de 0,01% de todos os casos se tenham revelado fatais, o vírus representa risco sanitário grave. O Centro de Controlo e Prevenção dos Estados Unidos suspeita que o Zika esteja relacionado com os recentes casos de microcefalia, um congénito caracterizado por uma caixa craniana menor do que o normal.
  • Vírus da febre amarela - De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, os mosquitos do género Aedes são responsáveis pelo contágio de quase 200 mil pessoas por ano com a febre amarela. Essa infeção viral hemorrágica aguda manifesta-se nas áreas tropicais e sub-tropicais da América do Sul e África. Mais de 30 mil pessoas não vacinadas sucumbem por causa desta doença.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • A mordedura destes 10 animais pode matá-lo em minutos
    Nuno de Noronha · Fitness e bem-estar · 16 jul 2020 10:00

    A mordedura destes 10 animais pode matá-lo em minutos

  • 15 alimentos que ativam o gene do emagrecimento
    Nuno de Noronha · Peso e Nutrição · 23 dez 2022 12:19

    15 alimentos que ativam o gene do emagrecimento

Em destaque

  • Tradição, inovação e sustentabilidade encontram-se durante quatro dias na Lisbon by Design
    SAPO Lifestyle · Atualidade · 24 mai 2025 08:00

    Tradição, inovação e sustentabilidade encontram-se durante quatro dias na Lisbon by Design

    por Maria Lima dos Santos
  • “Acho bonita a ideia de que podemos sempre refazer-nos, com mais ou menos estilhaços” – escritora Lénia Rufino
    J.M.A · Atualidade · 21 mai 2025 08:57

    “Acho bonita a ideia de que podemos sempre refazer-nos, com mais ou menos estilhaços” – escritora Lénia Rufino

    por Jorge Andrade
  • Look de Kate Middleton lembra princesa Diana
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 23 mai 2025 19:47

    Look de Kate Middleton lembra princesa Diana

  • Cancro digestivo mata 30 pessoas por dia: sintomas são por vezes desprezados
    Conselhetório · Atualidade · 21 mai 2025 17:00

    Cancro digestivo mata 30 pessoas por dia: sintomas são por vezes desprezados

Últimas

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 24 mai 2025 15:49

    Já há data de estreia para o novo programa de Manuel Luís Goucha

  • Conselhetório · Fitness e bem-estar · 24 mai 2025 15:00

    10 dúvidas sobre a psoríase esclarecidas por um médico

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 24 mai 2025 14:32

    Tina Turner, a eterna 'rainha do rock n' roll', morreu há dois anos

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 24 mai 2025 14:18

    Um novo bebé real. Kate e William aumentam a família (canina)

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 24 mai 2025 14:05

    Lili Caneças ao lado da atriz americana Jodie Foster

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 24 mai 2025 13:49

    Andreia Rodrigues partilha diagnóstico: "Foi uma infeção mais séria"

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Moda e Beleza

    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde

    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família

    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida

    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores

    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama

    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral

    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer

    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  •  
    • Instagram
    • Facebook
    • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay