1. Diálogo com o fornecedor do aparelho. O aparelho auditivo será ajustado às necessidades do utilizador durante os primeiros meses de utilização, razão pela qual é necessário que exista um diálogo aberto e próximo com o fornecedor para que o processo de ajuste seja eficaz e corresponda às necessidades do utilizador.

2. Gestão de expetativas. Ansiar ouvir pode ser um problema, quando as expetativas são elevadas e os resultados não chegam tão rápido. Enquanto o aparelho não estiver devidamente ajustado nunca fará parte do utilizador e, devido às etapas necessárias no processo de ajuste, o utilizador pode sentir-se desmotivado e deixar de acreditar nos benefícios da sua utilização. Para que tal não aconteça é necessária uma gestão de expetativas, acompanhada da noção clara de todo o processo.

3. Métodos e objetivos. A definição de etapas no processo, em conjunto com o seu audiologista, permite-lhe adquirir motivação quando esta faltar.

4. Veja o seu aparelho como uma nova parte de si. A crença errada de que usar aparelho auditivo é como colocar óculos pode gerar mal-entendidos. Note que até os óculos podem causar dores de cabeça nas primeiras utilizações, devido à diferença de graduação; no entanto, quando se trata de um aparelho auditivo, a questão é aprender a ouvir de um modo diferente.

5. Fale com familiares e amigos. As pessoas que nos são próximas são importantes em qualquer etapa, sobretudo quando se trata de adquirir um equilíbrio físico e mental. Não as exclua deste processo e confidencie os seus sentimentos e medos em relação ao que está a passar, pois não está sozinho.

Os conselhos foram validados pelos especialistas da MiniSom.