Sabe como manter o cérebro jovem?

Um estilo de vida saudável mantém o cérebro em forma e previne vários tipos de demência. Conheça 10 formas simples de o fazer

1. Adote a dieta mediterrânica

Já é conhecido que uma dieta equilibrada, diversificada, rica em fruta e vegetais e pobre em gorduras saturadas, sal e açúcar contribui para um bom funcionamento do cérebro. Mas, recentemente, um estudo que envolveu cerca de 17 000 pessoas saudáveis apurou que a dieta mediterrânica, em que o peixe, vegetais e azeite são protagonistas, reduzia em 19% o risco de virmos a ter problemas de memória.

2. Divirta-se!

Ouvir música, dançar ou aprender a tocar um instrumento musical são maneiras de estimular o cérebro e mantê-lo ativo.

3. Aprenda todos os dias

Estudar, ler, informar-se sobre temas que o apaixonem, aprender uma língua, ensinar os outros ou arranjar um novo hobbie ajuda a estimular o cérebro e a exercitá-lo, bem como fazer palavras cruzadas.

4. Sinta o que está a sua volta

Tome consciência dos sons, sabores e aromas. Usufrua das refeições, apreciando o sabor de cada alimento; ouça o barulho da chuva a cair a da água a correr no duche; concentre-se no cheiro de um bolo acabado de fazer.

5. Cuide do corpo

Por um lado, o exercício físico reduz o stresse ao estimular a produção de endorfinas que promovem a sensação de bem-estar. Por outro, a ciência já comprovou que a atividade física contribui para o aumento do hipocampo (zona do cérebro associada à estimulação da memória) que geralmente diminui com o avançar dos anos.

6. Vigie a tensão arterial

De acordo com dados da Harvard Medical School, termos a tensão arterial elevada na meia-idade aumenta o risco de declínio cognitivo quando formos seniores. Modifique o seu estilo de vida de modo a manter a tensão arterial tão baixa quanto possível. Mantenha-se magro/a, pratique exercício físico regulamente, faça uma alimentação equilibrada, aprenda a gerir o stresse e cinja-se a duas bebidas alcoólicas por dia, se tiver por hábito ingeri-las diariamente.

7. Controle os níveis de açúcar no sangue

Sabia que a diabetes é um fator de risco importante para a demência? Faça uma dieta saudável, pratique exercício físico com regularidade e mantenha o peso adequado.

8. Vigie os níveis de colesterol

Ter níveis elevados de “mau” colesterol (LDL) e níveis baixos de bom colesterol aumenta o risco de demência. Ter uma dieta equilibrada, um peso adequado e não fumar ajuda a melhorar os níveis de colesterol. 

9. Não ingira bebidas alcoólicas em excesso

Duas bebidas alcoólicas deve ser o limite diário, já que o álcool em excesso é um fator de risco importante para a demência. Curiosamente, o consumo regrado de bebidas alcoólicas pode reduzir o risco de demência em seniores, segundo vários estudos.

10. Zele pela sua saúde mental

O stresse, a depressão, a privação de sono e o cansaço interferem no nosso desempenho cognitivo, afetando a nossa capacidade de concentração e de  memória. 

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