Piolhos: como prevenir e controlar

Veja como se preparar antes do regresso às aulas

As aulas estão quase a voltar e isso significa uma preocupação a mais: piolhos. Os piolhos são muito fáceis de se apanhar na escola e depois é difícil controlar a propagação dos mesmos em casa.
A pensar nisso temos várias dicas para perceber como pode prevenir e controlar.


Qual a diferença entre piolho e lêndea?
Lêndea é a fase dos ovos do piolho. Elas ficam presas no fio do cabelo, bastante próximas do couro cabeludo, onde é mais quente e escuro. Esta fase dura cerca de 7 dias. Depois dos bichinhos saírem do ovo, passam mais ou menos 10 dias pela fase de “ninfa”, que é a “infância” do piolho. Durante a fase de lêndea e ninfa, não há transmissão. Depois desse período, aparecem os adultos, que são os piolhos verdadeiros. Eles são capazes de se reproduzir, andam de uma cabeça para a outra, ou de objetos de uso pessoal para as cabeças. O piolho pode viver até 2 dias longe do ser humano, em pentes, brinquedos, roupas…


Os adultos também podem apanhar piolhos?
Assim como as crianças, os adultos podem ser infetados. Como as crianças costumam ficar fisicamente mais próximas umas das outras do que os adultos, além de usarem os mesmos brinquedos, pentes nas escola, elas acabam por se contaminar muito mais.

Comentários