Quando comecei a fazer hemodiálise há uns anos atrás, a ideia de ir de férias parecia assustadora. Não tinha a certeza de que era possível. Tinha muitas dúvidas, medos e questões. Será a clínica no destino segura? Os enfermeiros falariam inglês? Teria que pagar os tratamentos? Como poderia eu organizar isso tudo? Mas depois descobri que havia imensa gente e organizações dispostas a ajudar na organização de umas férias seguras, agradáveis e acessíveis para mim e para a minha família. A equipa da Diálise em Férias da Diaverum e o coordenador da minha clínica habitual trataram de todos os aspetos relacionados com os tratamentos médicos a ter no meu destino.

Tive também o apoio de uma agência de viagens, a Freedom, especializada na organização deste tipo de férias (http://www.holidaydialysis.co.uk/).

Passei alguns dias excelentes em Portugal, onde tive oportunidade de conhecer Cascais e Lisboa. Cascais é uma vila pacífica banhada pelo mar, com praia, golfe e com cafés e restaurantes acessíveis. Lisboa é mais calma do que muitas outras capitais e podemos passear pelas ruas da cidade sem termos a sensação de que estamos no meio de uma multidão. Durante a minha estadia fiz hemodiálise numa das clínicas da zona da rede Diaverum.

A minha viagem foi muito bem organizada pela Ana Marques, a coordenadora em Portugal do programa Diálise em Férias, e porque se tratava de uma clínica Diaverum, senti-me confiante de que iria ser tratado com os mesmos altos padrões com que sou habitualmente na minha clínica Diaverum em Crawley. Algumas enfermeiras portuguesas falavam inglês e até me fizeram um refrescante chá inglês. Depois arranjaram-me um táxi para regressar ao hotel. Sem qualquer problema!

Sempre que venho de umas férias sinto-me melhor graças à experiência. Ganho uma sensação de realização porque agora sei que é possível para mim ir de férias apesar de ter que fazer tratamentos de hemodiálise. Acredito que também foi benéfico para o meu estado de saúde. Se quiserem contactar-me para qualquer informação sobre esta experiência terei todo o gosto em ajudar. Podem encontrar-me no Twitter como @rovingrog.