O cérebro é, sem dúvida, um órgão bastante interessante e o facto de não conseguirmos saber tudo sobre ele aguça a curiosidade de qualquer um. Para que fique a saber mais sobre o cérebro, dê uma vista de olhos no nosso artigo.

Tamanho - O cérebro é um órgão bastante grande e embora já esteja acostumado com o tamanho da sua cabeça, este pode atingir 1.4 quilos. A sua textura é comparada por alguns médicos a uma pasta de dentes. Embora, este não se espalhe, o mais exato será dizer que ele é mais semelhante ao tófu, por exemplo.

Diminuição - Apesar de o cérebro ter um tamanho considerável, ele tem vindo a diminuir de alguns anos para cá. De acordo com alguns arqueólogos, os nossos antepassados tinham mais 10% de massa cinzenta do que agora. Apesar de ainda não existir uma conclusão concreta para este facto, alguns revelam que tem a ver com o facto de ficarem mais eficientes.

Energia - Tal como o corpo, também o cérebro queima energia e esta pode ser equivalente a 2% do peso de cada um. A hipótese colocada por alguns cientistas, refere-se ao facto de a evolução ter acontecido devido às mudanças climáticas, às dietas baseadas em carne e também às competições a nível social.

Rugas - Sabia que quanto mais rugas tiver, mais inteligente é? Mas, calma porque não estamos a falar de rugas visíveis no rosto, mas sim no seu cérebro. Quanto mais fissuras tiver no córtex cerebral, mais inteligente é.

Células - Embora os neurónios façam parte do nosso cérebro, estes apenas constituem cerca de 10% das células. Os restantes 90% são constituídas por glia, que é uma espécie de 'material' que une os neurónios ao cérebro. No entanto, existem estudos que revelam que este 'material' pode ser algo mais do que uma simples cola, ajudando ao funcionamento das sinapses, bem como ao crescimento modular.

Exclusivo - Tal como nas discotecas, também o cérebro tem os seus 'seguranças na porta'. Estes apenas permitem que as proteínas e as substancias necessárias entrem, de modo a protegerem-no. O único problema, é que existem alguns medicamentos que não conseguem ser absorvidos por ele, devido ao facto de não serem constituídos por estas substâncias.

Tubo - Sabia que o cérebro ao inicio é apenas um tubo? É verdade, só após as primeiras três semanas de gravidez, é que uma camada de células embrionárias forma o tubo neural. E só após o terceiro trimestre de gravidez, é que o cérebro do bebé começa a parecer-se com o aspeto do cérebro.

Adolescência - Embora se possa pensar que sim, o cérebro ainda não está completamente formado na adolescência.

Mudanças - O cérebro está em constante metamorfose e por isso, mesmo quando ele atinge a idade adulta, ele continua a desenvolver-se. Estas mudanças são visíveis de dia para dia.

Mulheres VS Homens - Pode pensar que sim, mas os cérebros masculinos e femininos não são assim tão diferentes. As hormonas de cada um afeta o desenvolvimento do cérebro em algumas coisas, como o facto de as mulheres serem mais sensíveis, enquanto os homens são mais stressados, mas isso não implica uma grande mudança entre eles.