Ataques cardíacos em mulheres

Quais os sintomas e formas de prevenção e as diferenças para os acidentes cardiovasculares masculino

Uma das principais causas para mortes em todo o mundo é o ataque cardíaco. Isso acontece devido a uma interrupção no fornecimento de sangue para uma parte do coração, fazendo com que as células morram. Este fornecimento de sangue para o coração é interrompido normalmente devido a uma artéria bloqueada no coração. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte das mulheres e por isso estas devem estar mais atentas aos sintomas, que têm especificidades diferentes.


Os sintomas de um derrame iminente ou ataque cardíaco são semelhantes para ambos os sexos. No entanto, nas mulheres podem ocorrer alguns sintomas adicionais, em comparação com os homens, como por exemplo:
1) Um desconforto no peito, que se repete;
2) Um desconforto ou dor aguda entre as omoplatas;
3) A sensação de fadiga e fraqueza; acompanhada de vómitos ou náuseas e tonturas e por vezes de azia;
4) Aumento inexplicável no batimento cardíaco que acontece de repente; soluços que acontecem de repente;
5) Dificuldade respiratórias;
6) Desmaio ou inconsciência;


O sinal de advertência mais comum de um ataque cardíaco nas mulheres é a falta de ar. É muito comum que as mulheres quando começam a ofegar pensem que é só um sinal de que estão um pouco cansadas, mas por vezes é de facto sinal de ataque cardíaco.


Em muitas mulheres a falta de ar é o ÚNICO sinal de advertência de um ataque cardíaco, mas metade delas sente fraqueza súbita com ou sem falta de ar. E mais de 40% descobrem que estão a lutar contra uma fadiga súbita e incomum. Outros sinais que merecem atenção são a sensação de uma onda de calor ou uma sensação de estar com calor e frio ao mesmo tempo. Você pode até começar a transpirar por nenhuma razão aparente. Fique atenta também para sintomas como tontura, náusea, indigestão e azia, especialmente se esses sinais aparecerem sem nenhuma razão aparente.
É claro que algumas mulheres sentem a clássica dor no peito. Uma dor que se estende para as costas, ombros, pescoço, braços e até para a mandíbula. Às vezes a dor é apenas dor e a azia é apenas azia, mas você conhece o seu corpo.

Comentários