Acha que sabe tudo sobre Hepatite?

O Dia Mundial contra a Hepatite é celebrado no dia 28 de Julho de todos os anos e visa sensibilizar e divulgar informação ao público sobre as hepatites virais, dando ênfase à prevenção, diagnóstico e tratamento das mesmas.

Hepatite A e B - A Hepatite B é uma infeção viral que ataca o fígado e pode causar doença aguda ou crónica. O vírus da Hepatite B é extremamente contagioso, sendo as suas principais vias de transmissão os fluidos genitais (esperma e secreções vaginais), corporais (sangue, urina e saliva) e o leite materno. É a mais perigosa de todas as hepatites, pois o risco de morte por cirrose e cancro do fígado é elevado. Mais de 90% dos adultos saudáveis que são infetados com Hepatite B recuperam e libertam-se do vírus no período de seis meses. A vacina para a Hepatite B é o meio mais seguro e eficaz de prevenção. É composta por três doses e tem uma taxa de eficácia de 95%. No caso da Hepatite A, também já há vacina disponível.

créditos: Pixabay

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) existem mais de 2 biliões de pessoas que já foram infectadas com Hepatite e atualmente cerca de 500 Milhões lidam com a doença que causa mais de 4mil mortes/dia.

Em Portugal, a estirpe menos contagiosa, Hepatite A, tem sido noticiada repetidas vezes pelos órgãos sociais devido ao surto que existe desde início do ano, onde mais de 330 casos já foram diagnosticados.

As Hepatites mais comuns são a B e C, mais contagiosas e consideradas infecções sexualmente transmissíveis.

É estimado que cerca de 1.5% da população portuguesa esteja cronicamente infetada pelo vírus da Hepatite B.

Calcula-se que mais de 150,000 portugueses sofram de Hepatite C sendo que apenas 20 a 25mil foram diagnosticados. É um sinal claro da falta de conhecimento e informação sobre a Hepatite e dá ênfase a que datas como o Dia Mundial contra as Hepatites Virais seja de extrema importância para reverter os números atuais.

Campanha a nível nacional 2017

A SOS Hepatites, associação portuguesa que desde 2005 conta com várias iniciativas, realizará com apoio da Câmara Municipal de Cascais, as comemorações do dia Mundial das Hepatites no dia 28 de julho, na Praia do Tamariz, no Estoril.

Campanha a nível Mundial 2017

A cada ano, o Dia Mundial das Hepatites tem um tema e mensagem ou objectivo específico que pretende atingir.

Na presente data de 28 de Julho de 2017, o tema da campanha da Aliança Mundial contra Hepatite/OMS é “Elimine as Hepatites” (Eliminate Hepatitis) e a principal mensagem/objetivo é "eliminar a hepatite viral (B e C) como ameaça à Saúde Pública até 2030".

Acha que sabe tudo sobre Hepatite?

Se pretender partilhar o infográfico, partilhe diretamente esta página (botões abaixo) ou visite a página do infográfico na euroclinix.

artigo do parceiro:

Comentários