• Comer brócolos ajuda a controlar os níveis de colesterol sanguíneo

    A ingestão regular deste alimento melhora a circulação sanguínea, combate alguns tipos de cancro, desacelera o declínio cognitivo e ainda previne problemas de visão (Revista Prevenir)

  • O que a mulheres devem comer nas diferentes fases da vida

    As exigências nutricionais das mulheres vão evoluindo com o passar do tempo. Conheça as necessidades especiais de alguns dos períodos mais emblemáticos do amadurecimento feminino (Revista Prevenir)

  • A dieta do mau humor

    Quando começamos uma dieta pensamos logo, à partida, que as nossas emoções vão mudar: menos paciência para lidar com o marido, menos energia para brincar com os filhos… Daí que muita gente lhe chame a dieta do mau humor. (Nuno Noronha)

    Será que devemos ingerir apenas dois ovos por semana?

    A ingestão excessiva ou diária de ovos poderá proporcionar um aumento do colesterol? Teresa Branco explica o que a investigação científica tem demonstrado sobre o tema. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • As dietas dos famosos analisadas à lupa

    Tal como nós, todos fizeram ou fazem dietas. Algumas mais radicais do que outras. Conversámos com a jornalista norte-americana que experimentou os regimes alimentares de 14 celebridades (Revista Saber Viver)

    Super alimentos que reduzem o stress

    Nunca se deparou com uma situação stressante, onde instintivamente se refugia nos alimentos favoritos que lhe são a sensação de conforto? (Workwell)

  • Alimentação contra a hipertensão

    Existem frutas e vegetais que ajudam a prevenir o problema, que afeta cerca de 42% dos portugueses adultos. A soja e os laticínios magros também podem fazer reduzir a tensão arterial (Revista Prevenir)

  • Quer deixar de comer carne? Então siga este plano!

    As preocupações com o que ingerimos têm vindo a subir de tom nos últimos anos. As recomendações da OMS estão a levar mais gente a procurar outras alternativas (Revista Prevenir)

    8 dicas para comer saudável e barato

    Se procura formas mais acessíveis e baratas de seguir uma alimentação saudável sem pôr em causa o seu orçamento, não pode perder estas dicasSe procura formas mais acessíveis e baratas de seguir uma alimentação saudável sem pôr em causa o seu orçamento, não pode perder estas dicas (Workwell)

    Porque engordamos?

    Com este vídeo a Prof. Teresa Branco irá identificar e explicar as razões que levam as pessoas a aumentar de peso e terem dificuldade em geri-lo. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Ser magra não é sinónimo de um corpo perfeito

    As magras têm um corpo perfeito? Sem estrias nem celulite? Um corpo definido e sem casca de laranja? Não. Isto é um mito que importa desmistificar. Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão. (Nuno Noronha)

  • Barriga de cerveja? Depois dos 40 ataca em força

    Pode estar a comprometer a sua forma física se continuar a comer aos 40 o mesmo que comia aos 30. Os conselhos do médico Carlos Portinha. (Nuno Noronha)

  • O que deve comer… agora!

    Também a gastronomia se alimenta de modas e tendências. As de 2016 apostam numa alimentação saudável e é a ciência que diz o que deveríamos estar (já) a comer (Revista Saber Viver)

  • Os benefícios das raízes comestíveis

    Apesar de pertencerem a diferentes famílias, têm algumas características de cultivo em comum. Saiba o que a cenoura, a pastinaca, a beterraba e o nabo podem fazer pela sua saúde (Revista Jardins)

  • 5 sinais de que precisa de ingerir mais proteína

    Será que está a ingerir proteína em quantidade suficiente? Evite problemas de saúde causados pela carência da mesma. (Holmes Place)

    É preferível ingerir manteigas magras ou manteigas normais?

    Com o objetivo de melhor as opções alimentares, as manteigas magras são, muitas vezes, a preferência em detrimento das manteigas tradicionais. Assista ao vídeo da Prof. Teresa Branco e descubra qual a melhor opção para a saúde e para a melhor gestão do peso. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Dieta não é sinónimo de vida saudável

    Para um estilo de vida saudável, é necessária uma alimentação com qualidade e equilibrada e a prática de exercício físico constante. (Estúdio)

  • A gordura é mais prejudicial à saúde do que o açúcar?

    Satisfazem as necessidades energéticas e outras funções do organismo, pelo que não devem ser totalmente removidos da alimentação. Saiba porquê (Revista Prevenir)

  • Frutos secos oleaginosos: engordam ou são benéficos?

    Os frutos secos oleaginosos referem-se às nozes, amêndoas, avelãs, entre outros, consumidos sempre no seu estado seco. Este é um grupo de alimentos com uma elevada densidade nutricional e que faz parte da alimentação humana há cerca de 780 mil anos. (IberSaúde)

  • 5 mitos que nos fazem consumir sal a mais

    Ingerimos mais do dobro da quantidade máxima indicada pela OMS. Conheça as razões que fazem com que possa estar a prejudicar mais a sua saúde do que aquilo que julga (Revista Prevenir)

  • Vegetais ao pequeno-almoço

    Os vegetais são essenciais para uma boa saúde, podendo ser incluídos em qualquer refeição ao longo do dia. (Holmes Place)

  • O treino da mente que emagrece

    Programar o cérebro para sentir desejo por alimentos saudáveis e perder peso sem sacrifício é possível. Iara Rodrigues, nutricionista, explica como (Revista Prevenir)

  • O cogumelo mais perigoso

    O Amanita phalloides aparece no outono e na primavera em todos tipos de floresta, sendo muito comum em várias regiões de Portugal. Conheça a espécie que mais vítimas faz por falta de informação (Revista Jardins)

  • Os segredos da Dieta Volumétrica

    Sentir-se cheio e mais saciado ingerindo menos calorias é o pressuposto da dieta volumétrica, um plano que dá destaque aos alimentos ricos em água (Revista Prevenir)

  • A celulite e a autoestima (ou a falta dela)

    Estamos quase no fim de abril… Outrora, havia sol, havia calor e começávamos a pensar nas idas à praia… Quiçá já estávamos a frequentar a praia. O que mudou no nosso corpo e na nossa mente? (Nuno Noronha)

  • Obesidade duplicou nos últimos 40 anos

    Os números são alarmantes. Mas isso já todos sabíamos ou prevíamos, não? Contudo, os comportamentos não mudam. (Nuno Noronha)

    Devemos dar preferência a alimentos "diet" ou "light" quando queremos emagrecer?

    Diariamente somos incitados a ingerir alimentos "diet" ou "light" para conseguirmos emagrecer ou gerir o nosso peso. Serão estes os alimentos mais aconselháveis para o objetivo de perda ou manutenção do peso? A Prof. Teresa Branco explica quais os alimentos que deve dar preferência. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Como motivar o meu marido a emagrecer?

    A decisão de perder peso deverá ser sempre pessoal. Quanto mais insistir com o seu parceiro para ele emagrecer, mais ele tenderá a engordar. Mas pode dar-lhe uma ajuda… (Revista Prevenir)

    Fibras, um aliado na sua dieta

    As tão populares fibras são constituintes naturais encontradas em alguns alimentos e que têm um papel muito importante no bom funcionamento do intestino. Conheça os seus benefícios e alguns alimentos onde as pode encontrar. (Workwell)

    Tem celulite? Não coma estes alimentos

    Se sofre de celulite existem alguns alimentos que está proibida de consumir. Saiba quais! (Workwell)

  • O café será nutricionalmente saudável?

    Cada português consome cerca de 4,7kg de café por ano, segundo dados da European Coffee Federation. (IberSaúde)

    Conheça a dieta do Jejum

    Já pensou em comer os seus alimentos favoritos e mesmo assim perder peso? Conheça o regime alimentar que pode tornar isso possível (Workwell)

  • Importância da dieta alimentar na prevenção da obstipação

    A obstipação é uma perturbação intestinal relativamente comum e pode ser controlada através de uma dieta alimentar rica em fibras. (Holmes Place)

  • Suplementos alimentares com validação médica

    Muitos especialistas recomendam complementos nutritivos. Saiba quais são os mais indicados para eliminar massa gorda, melhorar a memória e ganhar mais energia (Revista Prevenir)

  • Não consegue passar sem carne vermelha? Então siga este plano!

    Apesar das recomendações da Organização Mundial de Saúde, há quem não consiga prescindir deste alimento. Saiba como o deve integrar na sua alimentação (Revista Prevenir)

    A importância do sono na gestão do peso

    Partilhamos consigo um novo vídeo da Prof. Teresa Branco, desta vez com um tema de extrema importância para a correta gestão do peso, seja no emagrecimento, no aumento de peso ou na aquisição de um estilo de vida mais saudável. Descubra o que a investigação científica nos tem mostrado sobre o número de horas de sono diárias adequadas para uma boa gestão do peso. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • “É um perigo as pessoas acharem que o açúcar só afeta o peso”

    Não há bons ou maus açúcares, há açúcar e ponto final. Seja aquele que encontramos num bolo, vertemos no café ou degustamos numa peça de fruta. Face aos perigos associados ao consumo excessivo de doce a nutricionista Cláudia Cunha lançou o livro “Doce Veneno”. Uma obra que chega com um desafio: um plano de 21 dias sem açúcar. Disso mesmo nos fala a autora em entrevista. (Sabores)

  • 10 escolhas saudáveis que pode fazer hoje

    Renove o seu estilo de vida com 10 escolhas simples e mais saudáveis que vão fazer a diferença na sua dieta. (Holmes Place)

    Água: Somos aquilo que bebemos

    A diminuição da capacidade física, alterações no comportamento e na tomada das decisões são apenas alguns dos problemas que advêm da desidratação. Beber água deve ser um hábito diário. Uma ingestão que inclui, por exemplo, os líquidos contidos nas sopas e frutas. O nutricionista Vitor Dauphinet pormenoriza estas e outras questões (Sabores)

    7 estratégias para riscar o açúcar da sua dieta

    Para o açúcar não existe limites na intromissão na comida do dia-a-dia. Sabemo-lo nos bolos, nos gelados, nos bombons. Mas poucos o associamos ao pão, molhos e saladas. Mas ele lá está, assumindo diferentes formas: sacarose, maltose, lactose. Deixamos, aqui, algumas estratégias para evitar o açúcar à mesa. E para o substituir por alimentos menos prejudiciais à saúde. (Sabores)

  • Pão nosso que nos fazeis tão felizes

    Há quem o amaldiçoe mas sabia que uma alimentação equilibrada deve incluir dois pães por dia? Agora só tem de aprender a escolher a variedade certa! (Revista Saber Viver)

    Sabe o que acontece ao seu corpo se parar de comer?

    Já por muitas vezes nos aconteceu saltar uma ou duas refeições, mas alguma vez já pensou quais as consequências que isso pode trazer para o seu corpo e bem estar? O canal Asapscience explica-lhe tudo. (SAPO Lifestyle)

  • O peso e a composição corporal

    O peso corporal está intimamente ligado ao conceito de boa forma física, e pode ser um bom indicador dessa condição. No entanto, apenas essa medição não diz tudo e, por vezes, pode até induzir em equívocos. É necessário conhecer a composição corporal, ou seja, a quantidade percentual dos diferentes tecidos do corpo humano, para perceber melhor o conceito. (Estúdio)

  • Em forma para o verão em 3 meses

    Depois de alguns excessos da Páscoa, esta é a altura do ano em que realmente pensamos em agir para termos um corpo de sonho capaz de encarar o bom tempo, as roupas leves e a praia. Estes 3 meses que faltam para o verão são ideais para perder os quilinhos a mais com resultados duradouros, mantendo-se saudável e cheia de energia. (Prémio Cinco Estrelas)

    Será que beber água às refeições engorda?

    Para o ajudar a desmistificar alguns conceitos associados à gestão do peso, a Prof. Teresa Branco vai falar um pouco sobre este tema. Com este vídeo a fisiologista na gestão do peso irá explicar-lhe qual o seu impacto no nosso organismo. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • 5 erros comuns de quem faz dieta

    Segundo alguns especialistas, a dieta funciona como uma equação matemática: o número total de calorias ingeridas num determinado período de tempo precisa ser menor que o número total de calorias gastas para haver emagrecimento. Nem sempre é fácil e nem sempre é assim tão linear! Mas se há vontade em fazer uma dieta terá de haver disciplina e algumas regras. (Strazzera)

  • Congelados em vez dos frescos?

    Podem os alimentos processados equiparar-se aos mais naturais? A nutricionista Inês Real responde à pergunta e aponta recomendações (Revista Saber Viver)

  • Livre-se da barriguinha!

    Ora porque o verão está à porta ou porque vai ter um evento ou porque tem um encontro amoroso ou por questões de saúde, enfim... muitas são as razões que levam a olhar para o próprio corpo e questionar o que podíamos fazer para mudar. A barriga saliente é logo um dos primeiros sinais de alguns excessos cometidos e falta de cuidado. (Strazzera)

  • Perca até um quilo e meio por semana com uma dieta à base de sumos

    Encha-se de vitaminas que emagrecem com um plano de emagrecimento saudável, revisto e aprovado por Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto (Revista Prevenir)

  • O queijo quark e os seus benefícios no exercício físico

    O queijo quark é feito a partir do leite de vaca e apresenta uma consistência cremosa e um leve sabor ácido que se assemelha ao sabor do iogurte. É um alimento muito utilizado na prática de exercício físico. Saiba porquê. (Nuno Noronha)

  • Saber comer em tempo de festa

    Exagera sempre no que ingere? 12 truques simples para acabar com os excessos típicos das épocas de celebrações validados por Magda Gonçalves, coach em psicologia alimentar (Revista Saber Viver)

  • Páscoa (mais) saudável

    A seguir às festividades natalícias, é um dos períodos do ano com mais tentações gastronómicas. Se não resiste a ovos, amêndoas e folares, damos-lhe ideias para celebrar a quadra sem engordar (Revista Prevenir)

  • Os melhores suplementos para reduzir a fadiga

    Sente-se fatigado(a)? Descubra quais os melhores suplementos para si. (Holmes Place)

  • Posso ou não comer?

    Se não resiste, sim. Mas não sem antes conhecer os riscos do consumo de carne vermelha e processada já comprovados pela ciência… (Revista Prevenir)

  • O que fazer para diminuir o consumo de aditivos

    É quase impossível escapar à ingestão deste tipo de substâncias. Nem todos são nefastos para a saúde mas há hábitos que deve adotar para se proteger (Revista Prevenir)

  • Que impacto terá a privação do sono na gestão do seu peso?

    Andamos a dormir menos do que devíamos e, por causa disso, engordamos. A nutricionista Maria Raquel Luís explica porquê (Modern Life)

  • A crise dos distúrbios alimentares na meia-idade

    Existe o mito de que os distúrbios alimentares, como a anorexia e bulimia, são “problemas de adolescentes”. Só que a realidade é bastante diferente, como comprovam os últimos estudos realizados nesta área, afetando cada vez mais pessoas de meia-idade! (SAPO Lifestyle)

  • Já provou a hortaliça que é uma variedade da beterraba?

    Muitos portugueses ainda desconhecem os benefícios da acelga. Descubra se, além de ser de boas famílias, a beta vulgaris é tão nutricionalmente rica como a sua raiz (Revista Saber Viver)

  • Beber batidos e sumos de fruta emagrece mesmo?

    Há quem acredite que sim mas, pelos vistos, não. Ingerir preparados líquidos à base de frutos e vegetais nem sempre é o mais recomendado. Descubra porquê (Revista Prevenir)

  • Ómega 3 prolonga a vida dos homens

    As conclusões são de um estudo australiano mas, um pouco por todo o mundo, o consumo de alimentos ricos nesta gordura poli-insaturada não para de ser elogiado (Revista Prevenir)