• Deixe de fumar sem engordar

    Apesar da cessação tabágica estar associada ao aumento de peso, existem formas muito práticas de o evitar. Assuma o controlo da situação e deixe-se de desculpas... De uma vez por todas!

  • Dieta do chocolate

    É, paradoxalmente, o sonho de muitos dos que querem emagrecer mas não resistem a este alimento. Descubra o plano alimentar que o vai pôr a comer chocolate e a perder peso ao mesmo tempo.

  • Frutos deliciosamente silvestres que fazem (muito) bem à saúde

    Repletos de vitaminas e minerais essenciais, estão repletos de antioxidantes benéficos. Diretamente do bosque, veja a seleção que escolhemos para si. De fazer crescer água na boca...

  • Os iogurtes Skyr serão os mais saudáveis? Tire todas as teimas

    Se vieram para ficar, não sabemos, mas os iogurtes Skyr estão na moda e diferenciam-se dos demais produtos lácteos pelo seu elevado teor proteico e baixo valor calórico. A associação de defesa do consumidor DECO analisou-os e desvenda cinco dúvidas comuns sobre este famoso alimento islandês.

  • Fomos feitos para engordar

    A obesidade é uma das maiores epidemias dos dias que correm. Os números da Organização Mundial de Saúde, que se multiplica em apelos, são assustadores. Saiba o que está a influenciar o nosso peso.

  • Barriga de cerveja? Depois dos 40 ataca em força

    Pode estar a comprometer a sua forma física se continuar a comer aos 40 o mesmo que comia aos 30. Conheça os conselhos do médico Carlos Portinha.

  • Os alimentos biológicos são mesmo os mais saudáveis?

    Sim, revela uma análise a vários estudos do Centro de Serviços de Investigação do Parlamento Europeu. Ao optar por estes produtos, estará a ingerir menos substâncias prejudiciais à sua saúde.

  • 9 erros alimentares que se cometem (praticamente) todos os dias

    Sair de casa sem comer e exagerar nas bolachas no trabalho são apenas duas das principais infrações a nível alimentar de muita gente. Será que também costuma cometê-las?

  • Arroz vermelho? Médica explica os segredos deste aliado do coração

    Uma alimentação demasiado rica em gorduras, o excesso de peso e um estilo de vida sedentário são alguns dos fatores que provocam o aumento do colesterol e incrementam o risco cardiovascular. Conheça os benefícios do arroz vermelho e o seu papel na saúde cardiovascular, segundo a médica Teresa Laginha.

  • Mais de 50% da população mundial será obesa em 2025

    Em menos de 30 anos, a obesidade duplicou. Atenta ao fenómeno, a Organização Mundial de Saúde tem-se multiplicado em apelos. O fenómeno é transversal a todas as faixas etárias.

  • Dia sem sol? Aposte nestes alimentos ricos em vitamina D

    A vitamina D é obtida de duas formas: a partir da dieta ou por síntese cutânea decorrente da exposição solar. Ambas são essenciais para a manutenção da saúde óssea e do bem-estar físico e mental. Conheça os alimentos mais ricos neste composto lipossolúvel com os conselhos da nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Reforçar a imunidade no outono com a alimentação. Os conselhos de uma nutricionista

    Durante o outono é importante reajustarmos a nossa alimentação, devido à necessidade de nos adaptarmos às novas temperaturas mas, também, de forma a protegermo-nos das indesejadas gripes e constipações tão típicas desta época. Siga os conselhos da nutricionista Joana Bernardo.

  • Que pH da água devo escolher: mais alcalino, mais ácido ou mais neutro?

    Beber água regularmente e em quantidade é fundamental para o bom funcionamento orgânico, sendo que a água deve ser o nosso principal alimento.

  • Plano alimentar para acelerar o metabolismo

    Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso, criou um plano de sete dias que o vai ajudar a queimar mais calorias enquanto come. Veja o que deve ingerir em cada um dos dias!

  • 3 plantas do tempo frio que fazem bem à saúde

    Urtigas, violetas e morugem constituem a trindade vegetal que todos os anos anuncia a aproximação do inverno e que, em tisanas, infusões ou saladas, ajudam a prevenir e a combater as doenças típicas da estação.

  • Dieta para mulheres em processo de menopausa

    Um plano alimentar adaptado às necessidades nutricionais desta fase da vida da mulher, muitas vezes associada a um aumento de peso e ao surgimento de doenças como a osteoporose.

  • Prepare uma marmita fit

    A falta de tempo, de vontade e até de inspiração fazem com que as refeições nem sempre sejam as mais apropriadas.

  • Paleo, Low Carb, Vegana, Dukan... "Não é que estas dietas não resultem, mas têm um grande fator contra"

    As dietas generalistas até podem resultar numa primeira fase, mas têm um aspeto negativo que acaba por ditar o seu fracasso: a falta de personalização. Quem o diz é a nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa, que nos deixa algumas dicas para aprender a comer melhor. Hoje é o Dia Mundial da Alimentação.

  • Alimente convenientemente os seus pulmões

    São fundamentais no processo respiratório. Saiba quais são os cuidados ao nível do estilo de vida e alimentação que deve ter para proteger e preservar este órgão vital.

  • Dieta Alcalina: “Uma alimentação saudável é mais do que ingerir um bife grelhado com salada”

    A propósito do livro “As Receitas do Fator pH” conversamos com a autora, a nutricionista Rita Boavida. Uma obra que nos sugere uma mudança alimentar. Reduzir a dieta acidificante, optando por alimentos alcalinos permitirá eliminar as toxinas, reforçar o sistema imunitário, melhorar a digestão. Rita explica-nos como e traduz-nos por miúdos o que é o pH.

  • Há quem prefira a marmelada mas o marmelo é que faz bem à saúde

    Símbolo da fertilidade desde os tempos da antiga Grécia, este fruto, muito rico em vitaminas A, C e E, tem também propriedades que combatem a anemia, o mau colesterol, a diarreia e o cansaço.

  • Chá branco é tão eficiente quanto o verde na perda de peso

    São da mesma família, mas as suas propriedades são mais intensas e as suas funções mais eficazes. Saiba qual é a melhor forma de o preparar e as vezes por dia que o deve ingerir para conseguir emagrecer.

  • Como transitar para uma dieta vegan

    Por muito benéfica que seja, adotar este estilo de dieta deve ser algo gradual e é necessário obter toda a informação acerca das transformações que irão ocorrer durante o processo.

    Terapeuta sexual revela 10 alimentos que afetam a libido

    Os alimentos afrodisíacos melhoram a performance sexual e aumentam o desejo em homens e mulheres. Mas existem opções que têm o efeito contrário. Tome nota dos conselhos de Aline Castelo Branco, terapeuta e educadora sexual.

  • Capsaicina da malagueta favorece a perda de peso

    Aquilo que lhe dá o efeito picante leva também o organismo a queimar mais calorias e a eliminar gordura, confirmam vários estudos internacionais. Saiba qual é a melhor forma de a consumir.

  • “Uma dieta com alimentos processados e fast food não nos torna mais evoluídos”, - Nutricionista Mariana Abecasis

    Menos alimentos processados e fast food e um reencontro com as origens são mensagens que a nutricionista Mariana Abecasis nos transmite no livro “Vamos Conhecer os Alimentos”. Um guia ilustrado para crianças curiosas e pais responsáveis.

  • Uvas são verdadeiras aliadas da juventude

    Para além de nutritivas, a sua riqueza antioxidante ajuda a prevenir o cancro, o envelhecimento e os problemas circulatórios. Saiba, no entanto, os cuidados a ter com a sua ingestão.

  • O açúcar mascavado é preferível ao açúcar branco?

    Muitas pessoas têm vindo a substituir o açúcar branco por outros tipos de açúcar, menos refinados, como o açúcar mascavado. Mas será esta alteração significativa na saúde? As explicações da nutricionista Ana Rita Lopes, responsável pela Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Dióspiros fazem bem aos olhos e aos ossos

    O outono é, por excelência, a estação desta fruta de sabor característico, que também melhora o aspeto da pele, combate a diarreia e a colite e ainda favorece o controlo da glicemia.

    "Gorduras trans": O que são e como identificá-las?

    Atualmente sabe-se que o consumo de gorduras ditas saudáveis são um benefício para a saúde e para a gestão do peso. No entanto, existem alguns tipos de gorduras, como as gorduras transformadas (mais conhecidas por gorduras trans), que não são tão saudáveis e que estão presentes em muitos alimentos disponíveis no mercado.

  • Batidos de frutas e vegetais: serão mesmo aliados no combate ao cancro?

    Muitos são os doentes que referem consumir sumos e batidos de frutos e vegetais diariamente, considerando-os verdadeiros aliados no combate ao cancro. Mas será mesmo assim? As explicações da nutricionista Ana Rita Lopes, responsável pela Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • 5 razões para ingerir (mais) abóbora

    São muitos os estudos internacionais que enaltecem os benefícios deste vegetal para a saúde. A sua polpa está repleta de produtos anticancerígenos.

  • Dieta do ananás

    Perca quatro quilos num mês com as propriedades depurativas desta fruta refrescante com um plano semanal aprovado e validado por Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto.

    10 alimentos que fortalecem a memória

    O cérebro é maioritariamente composto por gordura e água, com 100 biliões de células cerebrais (neurónios) responsáveis pelo pensamento, aprendizagem, emoções e estados de humor. Conheça as recomendações da nutricionista Carla Rodrigues Ferreira.

    20 alimentos termogénicos (e alguns temperos) que ajudam a queimar calorias mais rápido

    A termogénese é o procedimento através do qual a temperatura corporal aumenta, devido ao rápido funcionamento do metabolismo, aumentando o dispêndio calórico do organismo. Tome nota dos alimentos que ajudam nesse processo segundo os nutricionistas da Virgin Active.

  • Frango ou peru? São os dois igualmente saudáveis?

    Têm o mesmo valor energético e pouca gordura, sendo opções saudáveis e nutricionalmente semelhantes. No entanto, uma é (ainda) melhor do que a outra. Saiba qual!

  • É possível poupar no supermercado e fazer uma alimentação saudável?

    Há quem assegure que não mas Dinora Bastos, nutricionista, tem uma opinião contrária. Siga as dicas da especialista e melhore a sua saúde.

  • 42 razões para andar (mais) a pé

    As caminhadas estão na moda e o número de adeptos do pedestrianismo também tem vindo a aumentar. Saiba tudo o que o seu corpo fica a ganhar se começar a caminhar mais.

    Ter colesterol é sempre mau para o organismo?

    Usualmente ouvimos falar do colesterol como algo prejudicial à nossa saúde. Neste vídeo a Prof. Teresa explica a influência do colesterol no nosso organismo. Explica o valor do colesterol total e a influência do valor do bom (HDL) e do mau (LDL) colesterol na nossa saúde.

  • Coma saudável, compre de forma inteligente

    Ter uma alimentação saudável começa no carrinho do supermercado.

  • Lancheiras saudáveis no regresso às aulas

    Existem três aspetos importantes que deve ter em conta quando prepara o lanche dos mais pequenos: a hora do lanche, os alimentos que vai escolher e a aparência.

  • Comer para vencer o cancro

    Sabia que um em cada três casos oncológicos poderia ser evitado com pequenas alterações na dieta? A primeira e mais eficaz medida de prevenção contra o cancro passa pelos cuidados com a alimentação.

    Consigo perder peso se comer frutos secos?

    Os frutos secos são muito associados às dietas para perda de peso. Neste vídeo a Prof. Teresa Branco explica a composição destes alimentos e os efeitos que têm na regulação da saciedade e na nossa saúde.

  • Espinafres nunca são demais

    Saborosos, versáteis e fonte de ferro, de cálcio e magnésio, ajudam a fazer a digestão, pois protegem o estômago. Um produto hortícola de inverno que se deve ingerir o ano todo.

  • Quando o peso afeta a qualidade de vida e se torna um problema

    A obesidade é uma doença crónica e não só uma mera questão de peso. O alerta é da médica Paula Freitas, Presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

    Devo beber água do mar ou isso é de loucos?

    René Quinton, investigador francês, dedicou parte da sua investigação a analisar a composição da água do mar e comprovou a sua semelhança com o plasma sanguíneo. Será que esta variedade até não faz bem à saúde? As explicações e recomendações da farmacêutica Alexandra Vasconcelos.

    Jejum intermitente. Será assim tão mau?

    Jejum intermitente consiste em ficar algumas horas do dia sem comer e nada tem a ver com dietas ou regime alimentar. Na realidade, todos os dias fazemos jejum intermitente quando dormimos. E isso é grave? As explicações da farmacêutica Alexandra Vasconcelos.

  • Dieta homeopática

    Perca, pelo menos, um quilo em apenas sete dias, seguindo um regime alimentar hipocalórico elaborado com base nos princípios da homeopatia. Veja o que deve ingerir!

    Vale a pena trocar o açúcar pelo adoçante?

    Neste vídeo a Prof. Teresa Branco explica as diferenças entre os adoçantes naturais e os adoçantes artificiais. Revela os resultados de alguns estudos sobre este tema e a sua relação com a saúde.

  • 5 frutos de verão (muito) ricos em vitaminas e minerais essenciais

    Refrescantes e doces, há quem tenha muita dificuldade em resistir-lhes. Descubra variedades da época estival que deve incluir na sua alimentação neste e nos restantes períodos do ano.

  • Dieta: Sopas proteicas

    A sopa é uma excelente opção para quem quer emagrecer, pois é nutritiva, leve e tem poucas calorias, sendo importante o seu consumo no início das refeições para diminuir o apetite, fazendo com que se coma menos no prato principal.

    “A lancheira escolar deve refletir os bons hábitos alimentares em casa”

    Que alimentos devemos incluir na lancheira escolar dos nossos filhos? Definitivamente, um “não” aos produtos processados e um “sim” sorridente às frutas frescas e secas, pães integrais, lacticínios não açucarados. Cláudia Viegas, nutricionista e docente, traça o roteiro para um regresso às aulas mais saudável.