Os suplementos engordam ou prejudicam a saúde?

    Existem ainda muitas reservas quanto à utilização de suplementação proteica, vitamínica e mineral. Há quem associe a toma deste tipo de suplementos ao aumento de peso, a uma destabilização do metabolismo e a danos para a saúde. Neste vídeo, Teresa Branco explica em que contexto a suplementação pode ser benéfica. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Os molhos e as calorias escondidas

    Quando compra molhos ditos "Light" pode estar a poupar nas calorias mas a prejudicar a sua saúde. Saiba porquê. (Holmes Place)

  • Alimentos que aceleram o envelhecimento

    Estes são os alimentos a evitar se não quiser acelerar o seu envelhecimento. (Holmes Place)

  • Quer mesmo perder peso? Então olhe bem para o que anda a comer…

    Investigadores da Clemson University, nos EUA, defendem que o sucesso do emagrecimento pode depender de dispositivos que contam as garfadas e que controlam a ingestão calórica (Revista Prevenir)

  • Dieta da Fibra

    Sente-se inchado? Se sim, esta é a dieta certa para si. Aprenda a regular o funcionamento intestinal e emagreca até quatro quilos num mês com um plano exclusivo da dietista Marisa Costa (Revista Prevenir)

  • Para emagrecer não basta comer bem

    A preocupação com um corpo esbelto (ou pelo menos com menos gordura) com as férias aumenta. Começamos a pensar em fazer dieta. Vamos à Internet pesquisar e aparecem dietas fantásticas, com mulheres lindas que já perderam muitos e muitos quilos. Começa também a fazer esta dieta, que dizem ser a última moda, e que promete “mundos e fundos”. Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão. (Nuno Noronha)

  • “Comer cru não é só uma opção alimentar, é um estilo de vida”

    Depois do blogue “Cru com Pinta” e do restaurante Carpacceria, Inês Simas viu no seu livro “Cru” o caminho natural para expor a sua dieta alimentar e modo de vida. Carpaccios, tártaros e ceviches fazem a mesa de Inês. Uma alimentação rica em fibra, água, propriedades desintoxicantes e protegendo o sistema imunitário. (Sabores)

  • A dieta dos crus

    O regime à base de alimentos crus tem cada vez mais adeptos. Saiba o que os leva a tomar esta opção e o que pensam os nutricionistas acerca desta escolha nutricional (Revista Prevenir)

  • Alimentação no cancro: como lidar com este desafio?

    A doença oncológica pode induzir alterações na ingestão alimentar por vários motivos. Ana Rita Lopes, nutricionista e co-autora do livro da IPSS aTTitude "Receitas Deliciosas para Doentes Oncológicos em Tratamento", ajuda-nos a perceber melhor os obstáculos de quem vive a doença e como contorná-los. (Nuno Noronha)

  • A dieta do ADN está em marcha

    Daqui a cinco anos, será possível criar dietas eficazes e precisas tendo em conta o ADN de cada um. Mas não espere tanto tempo para ser saudável… (Revista Saber Viver)

  • O leite de vaca e as alternativas (em valores nutricionais)

    Saiba como escolher a melhor alternativa com a ajuda da nutricionista Ana Rita Lopes, da Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa. (Nuno Noronha)

  • Micro-ondas ou forno?

    Hoje em dia, com a falta de tempo para cozinhar os alimentos com métodos convencionais, a maioria das pessoas recorre a soluções mais rápidas, seja comer fora ou quando cozinhar recorrer ao forno micro-ondas. (Holmes Place)

    Será que devo ingerir bebidas isotónicas em vez de água?

    Descubra para que servem as bebidas isotónicas e num contexto de perda de peso qual a melhor opção a considerar durante a prática de exercício físico. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • David e Luise, o casal que inspira pessoas em todo o mundo a cozinhar saudável

    Esta é uma conversa a três vozes. Encontrámo-nos com a finlandesa Luise Vindahl e o sueco David Frenkiel na Feira do Livro, em Lisboa. Aproveitámos a passagem deste casal por Portugal, na promoção do seu livro “Vegetariano Todos os Dias”, para nos sentarmos sob o céu da capital e encetarmos meia hora de troca de impressões. (Sabores)

  • Fome física ou emocional?

    Desde bebés que associamos a alimentação a algo que nos conforta e a algo que pode funcionar como recompensa. No entanto, quando nos alimentamos quase de forma insaciável ou de forma pouco controlada é sinal de que algo pode estar mal. (Strazzera)

  • É possível poupar no supermercado e fazer uma alimentação saudável?

    Há quem assegure que não mas Dinora Bastos, nutricionista, tem uma opinião contrária. Siga as dicas da especialista e melhore a sua saúde (Revista Prevenir)

  • Será que é seguro voltar a congelar alimentos depois de os descongelar?

    Volta a congelar um alimento que já tenha passado pelo processo de descongelação é algo que pode ser feito caso sejam seguidas algumas regras. (Nuno Noronha)

  • Os alimentos que aliviam os efeitos da quimioterapia

    São cada vez mais os estudos científicos que garantem que uma alimentação saudável é fundamental para conseguir atenuar os sintomas dos tratamentos para o cancro. (Revista Prevenir)

  • Fome emocional Vs fome fisiológica: que diferenças?

    Fome (do latim faminem) é definida como a sensação provocada pela necessidade de ingerir alimentos. Na realidade, existem dois tipos de fome, a fome fisiológica e a fome psicológica, também designada por fome emocional. Conheça as diferenças de ambas. (Nuno Noronha)

    Os efeitos da restrição calórica crónica na gestão do peso

    Algumas pessoas, apesar de uma prática elevada de atividade física e um grande cuidado com a alimentação, ingerindo muito poucas calorias, não conseguem perder peso. Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco explica os motivos que levam a esta dificuldade em gerir o peso e quais as melhores estratégias a adotar. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • O que o sumo de romã e goji pode fazer pela saúde?

    Baixo em calorias e rico em antioxidantes, o sumo de romã e goji pode ser a opção perfeita para uma bebida equilibrada, fresca e saudável para este verão. (Nuno Noronha)

  • Croissant ou pão de leite?

    Não devem ser consumidos mais do que uma vez por semana e, ainda assim, uma das opções é melhor que outra. Saiba qual (Revista Prevenir)

  • A jornalista que andou a testar dietas para escrever um livro

    Rebecca Harrington andou a investigar o que as celebridades (não) ingerem para redigir uma obra sobre nutrição. Entrevista exclusiva (Revista Saber Viver)

    O que são as dietas low-carb?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco aborda um tema muito atual: as dietas low-carb. Descubra em que consistem e quais as evidências científicas sobre a adoção e manutenção destas dietas. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Passa bem sem carne vermelha? Então siga este plano!

    Se só gosta de ingerir este alimento de vez em quando, veja o que deve comer para garantir um aporte proteico adequado (Revista Prevenir)

  • Todos os benefícios nutricionais das sardinhas

    Muito apreciadas e consumidas pelos portugueses nos meses de verão, são um peixe gordo que previne doenças cardiovasculares e não só. As mulheres não podem deixar de as consumir (Revista Prevenir)

    Sementes que lhe dão vida

    As sementes são cada vez mais um alimento presente numa alimentação saudável! Mas o que têm de tão especial para prometerem darem-nos anos de vida? É isso que vai descobrir já a seguir. (Workwell)

  • Chás de ervas que devem ser bebidos no verão

    Frios, com ou sem gelo, hidratam e refrescam, além de prevenir problemas de saúde. Saiba quais são as melhores opções para os dias de calor (Revista Prevenir)

    O aumento do peso na menopausa

    Muitas mulheres aumentam de peso na fase da pré-menopausa e na fase da menopausa. Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco explica quais as causas deste aumento de peso e sugere quais as estratégias a adotar para a ajudar a gerir esse problema nesta nova fase da vida. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • O que é e de onde vem a Stevia que andamos a ingerir?

    Estivemos à conversa com a nutricionista Cláudia Cunha, autora do livro "Doce Veneno" e do blogue "Nutrição e Companhia" a propósito da Stevia, um constituinte cada vez mais comum em alimentos e bebidas. (Nuno Noronha)

  • Comer brócolos ajuda a controlar os níveis de colesterol sanguíneo

    A ingestão regular deste alimento melhora a circulação sanguínea, combate alguns tipos de cancro, desacelera o declínio cognitivo e ainda previne problemas de visão (Revista Prevenir)

  • O que a mulheres devem comer nas diferentes fases da vida

    As exigências nutricionais das mulheres vão evoluindo com o passar do tempo. Conheça as necessidades especiais de alguns dos períodos mais emblemáticos do amadurecimento feminino (Revista Prevenir)

  • A dieta do mau humor

    Quando começamos uma dieta pensamos logo, à partida, que as nossas emoções vão mudar: menos paciência para lidar com o marido, menos energia para brincar com os filhos… Daí que muita gente lhe chame a dieta do mau humor. (Nuno Noronha)

    Será que devemos ingerir apenas dois ovos por semana?

    A ingestão excessiva ou diária de ovos poderá proporcionar um aumento do colesterol? Teresa Branco explica o que a investigação científica tem demonstrado sobre o tema. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • As dietas dos famosos analisadas à lupa

    Tal como nós, todos fizeram ou fazem dietas. Algumas mais radicais do que outras. Conversámos com a jornalista norte-americana que experimentou os regimes alimentares de 14 celebridades (Revista Saber Viver)

    Super alimentos que reduzem o stress

    Nunca se deparou com uma situação stressante, onde instintivamente se refugia nos alimentos favoritos que lhe são a sensação de conforto? (Workwell)

  • Alimentação contra a hipertensão

    Existem frutas e vegetais que ajudam a prevenir o problema, que afeta cerca de 42% dos portugueses adultos. A soja e os laticínios magros também podem fazer reduzir a tensão arterial (Revista Prevenir)

  • Quer deixar de comer carne? Então siga este plano!

    As preocupações com o que ingerimos têm vindo a subir de tom nos últimos anos. As recomendações da OMS estão a levar mais gente a procurar outras alternativas (Revista Prevenir)

    8 dicas para comer saudável e barato

    Se procura formas mais acessíveis e baratas de seguir uma alimentação saudável sem pôr em causa o seu orçamento, não pode perder estas dicasSe procura formas mais acessíveis e baratas de seguir uma alimentação saudável sem pôr em causa o seu orçamento, não pode perder estas dicas (Workwell)

    Porque engordamos?

    Com este vídeo a Prof. Teresa Branco irá identificar e explicar as razões que levam as pessoas a aumentar de peso e terem dificuldade em geri-lo. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Ser magra não é sinónimo de um corpo perfeito

    As magras têm um corpo perfeito? Sem estrias nem celulite? Um corpo definido e sem casca de laranja? Não. Isto é um mito que importa desmistificar. Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão. (Nuno Noronha)

  • Barriga de cerveja? Depois dos 40 ataca em força

    Pode estar a comprometer a sua forma física se continuar a comer aos 40 o mesmo que comia aos 30. Os conselhos do médico Carlos Portinha. (Nuno Noronha)

  • O que deve comer… agora!

    Também a gastronomia se alimenta de modas e tendências. As de 2016 apostam numa alimentação saudável e é a ciência que diz o que deveríamos estar (já) a comer (Revista Saber Viver)

  • Os benefícios das raízes comestíveis

    Apesar de pertencerem a diferentes famílias, têm algumas características de cultivo em comum. Saiba o que a cenoura, a pastinaca, a beterraba e o nabo podem fazer pela sua saúde (Revista Jardins)

  • 5 sinais de que precisa de ingerir mais proteína

    Será que está a ingerir proteína em quantidade suficiente? Evite problemas de saúde causados pela carência da mesma. (Holmes Place)

    É preferível ingerir manteigas magras ou normais?

    Com o objetivo de melhor as opções alimentares, as manteigas magras são, muitas vezes, a preferência em detrimento das manteigas tradicionais. Assista ao vídeo da Prof. Teresa Branco e descubra qual a melhor opção para a saúde e para a melhor gestão do peso. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Dieta não é sinónimo de vida saudável

    Para um estilo de vida saudável, é necessária uma alimentação com qualidade e equilibrada e a prática de exercício físico constante. (Estúdio)

  • A gordura é mais prejudicial à saúde do que o açúcar?

    Satisfazem as necessidades energéticas e outras funções do organismo, pelo que não devem ser totalmente removidos da alimentação. Saiba porquê (Revista Prevenir)

  • Frutos secos oleaginosos: engordam ou são benéficos?

    Os frutos secos oleaginosos referem-se às nozes, amêndoas, avelãs, entre outros, consumidos sempre no seu estado seco. Este é um grupo de alimentos com uma elevada densidade nutricional e que faz parte da alimentação humana há cerca de 780 mil anos. (IberSaúde)

  • 5 mitos que nos fazem consumir sal a mais

    Ingerimos mais do dobro da quantidade máxima indicada pela OMS. Conheça as razões que fazem com que possa estar a prejudicar mais a sua saúde do que aquilo que julga (Revista Prevenir)

  • Vegetais ao pequeno-almoço

    Os vegetais são essenciais para uma boa saúde, podendo ser incluídos em qualquer refeição ao longo do dia. (Holmes Place)

  • O treino da mente que emagrece

    Programar o cérebro para sentir desejo por alimentos saudáveis e perder peso sem sacrifício é possível. Iara Rodrigues, nutricionista, explica como (Revista Prevenir)

  • O cogumelo mais perigoso

    O Amanita phalloides aparece no outono e na primavera em todos tipos de floresta, sendo muito comum em várias regiões de Portugal. Conheça a espécie que mais vítimas faz por falta de informação (Revista Jardins)

  • Os segredos da Dieta Volumétrica

    Sentir-se cheio e mais saciado ingerindo menos calorias é o pressuposto da dieta volumétrica, um plano que dá destaque aos alimentos ricos em água (Revista Prevenir)

  • A celulite e a autoestima (ou a falta dela)

    Estamos quase no fim de abril… Outrora, havia sol, havia calor e começávamos a pensar nas idas à praia… Quiçá já estávamos a frequentar a praia. O que mudou no nosso corpo e na nossa mente? (Nuno Noronha)

  • Obesidade duplicou nos últimos 40 anos

    Os números são alarmantes. Mas isso já todos sabíamos ou prevíamos, não? Contudo, os comportamentos não mudam. (Nuno Noronha)

    Devemos dar preferência a alimentos "diet" ou "light" quando queremos emagrecer?

    Diariamente somos incitados a ingerir alimentos "diet" ou "light" para conseguirmos emagrecer ou gerir o nosso peso. Serão estes os alimentos mais aconselháveis para o objetivo de perda ou manutenção do peso? A Prof. Teresa Branco explica quais os alimentos que deve dar preferência. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Como motivar o meu marido a emagrecer?

    A decisão de perder peso deverá ser sempre pessoal. Quanto mais insistir com o seu parceiro para ele emagrecer, mais ele tenderá a engordar. Mas pode dar-lhe uma ajuda… (Revista Prevenir)

    Fibras, um aliado na sua dieta

    As tão populares fibras são constituintes naturais encontradas em alguns alimentos e que têm um papel muito importante no bom funcionamento do intestino. Conheça os seus benefícios e alguns alimentos onde as pode encontrar. (Workwell)

    Tem celulite? Não coma estes alimentos

    Se sofre de celulite existem alguns alimentos que está proibida de consumir. Saiba quais! (Workwell)