• Iogurte grego ou skyr?

    São os laticínios da moda, surgiram como uma alternativa aos iogurtes convencionais e têm a fama de ser mais saudáveis. Ana Carvalhas, nutricionista, faz o raio-x de ambas as opções e indica qual a ideal para si.

  • Dieta expresso

    Há alturas da nossa vida em que paramos para pensar e decidimos que temos mesmo de perder peso. Redefina a silhueta em apenas três semanas sem esforço.

  • É verão: Cuidado com os alimentos

    Chegado o tempo quente são necessários alguns cuidados extra no que toca aos alimentos.

  • Sorvete ou gelado de iogurte?

    Há quem não lhes resista. São ambos fonte de açúcar mas, em termos calóricos, uma opção é melhor do que a outra. A dietista Simone Fernandes explica qual.

    O flexitarianismo está na moda e pode valer a pena conhecê-lo

    O flexitarianismo é um termo que funde os conceitos “vegetarianismo” e “flexível”, uma nova tendência nutricional, cuja dieta é baseada na ingestão de alimentos vegetais mas permite a ingestão, esporádica, de peixe e carne. As explicações são da nutricionista Ana Rita Lopes, da Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

    Cheiro da comida também pode fazê-lo engordar

    Um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, assevera que o cheiro da comida atrasa o metabolismo, levando o organismo a absorver mais gordura.

  • A alface é indigesta?

    É um dos vegetais mais consumidos pelos portugueses mas nem todos os aparelhos digestivos o toleram da mesma maneira. Veja o que diz o nutricionista Miguel Ângelo Rego.

    É possível ter uma alimentação saudável nos festivais de verão?

    Os Festivais de Verão coincidem com temperaturas elevadas em Portugal e por isso são necessários cuidados adicionais não só para cumprir as necessidades energéticas e hídricas, como também, para assegurar a higiene e segurança alimentar. Conheça os conselhos de Ana Rita Lopes, nutricionista responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Como ficar em forma depois dos 40

    Cinco a dez quilos. Este é, em média, o peso que as mulheres acumulam durante a menopausa. Mas não tem de ser assim, como explica Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso.

  • Pizzas, saúde e dietas são incompatíveis?

    É uma das especialidades mais apreciadas em todo o mundo mas será que pode integrar regimes de emagrecimento? Uma nutricionista responde à pergunta.

    Dieta para o verão

    No período que antecede as férias estivais, são muitos os que tentam conseguir uma silhueta irrepreensível. Veja o regime hipocalórico que a dietista Patrícia Almeida Nunes recomenda.

  • A sua casa pode estar a engordá-lo

    A cor das paredes, os pratos onde come e a forma como organiza a despensa podem influenciar a quantidade de alimentos que ingere e as escolhas que faz à mesa. Saiba como!

    Comer pouco ajuda mesmo a perder peso?

    Algumas pessoas, apesar de uma prática elevada de atividade física e um grande cuidado com a alimentação, ingerindo muito poucas calorias, não conseguem perder peso. Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco explica os motivos que levam a esta dificuldade em gerir o peso e quais as melhores estratégias a adotar.

    Beber água às refeições engorda?

    Para o ajudar a desmistificar alguns conceitos associados à gestão do peso, a Prof. Teresa Branco vai falar um pouco sobre este tema. Com este vídeo a fisiologista na gestão do peso irá explicar-lhe qual o seu impacto no nosso organismo.

    Qual é a melhor água para beber?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco irá partilhar alguns aspectos a ter em consideração na escolha da melhor água a consumir.

  • Sabia que a canela ajuda a emagrecer?

    Para além do agradável sabor doce, permite reduzir o apetite, acelerar o metabolismo e queimar gordura. Tudo o que precisa para perder peso, assegura a nutricionista Ágata Roquette!

    Os alimentos com pouca gordura são mesmo saudáveis?

    É essencial ler os rótulos dos alimentos e saber interpretá-los. Será que a indicação de baixo teor em gordura significa que o alimento é saudável e que ajuda a perder peso? A Prof. Teresa Branco explica a diferença entre gordura saturada e gordura insaturada (monoinsaturada ou polinsaturada), em que alimentos os pode encontrar e as suas influências na gestão do peso.

  • Sabe onde encontrar os ácidos gordos ómega de que o seu organismo necessita?

    Pedro Bastos, mestre em nutrição humana, professor assistente da Escola Superior de Rio Maior e investigador na Faculdade de Medicina da Universidade de Lund, na Suécia, responde à pergunta.

    O que tem o intestino a ver com o peso?

    Atualmente sabe-se que o intestino saudável tem influência na gestão do peso. A Prof. Teresa Branco salienta os benefícios e a importância de um intestino saudável. Refere alimentos que ajudam ao bom funcionamento do intestino e aqueles que promovem a inflamação, assim como, a influência do exercício.

    Nutricionista explica influência das cores dos alimentos na saúde

    Por trás da cor dos alimentos, esconde-se informação sobre os seus benefícios. A nutricionista Graciela Moreira ajuda a descodificar o efeito dos alimentos na saúde e bem-estar.

  • Afinal devemos ou não excluir o glúten da nossa alimentação?

    Um estudo publicado no British Medical Journal defende que os não intolerantes não o devem banir. Um especialista português tem outra opinião.

    Sabe o que significa a perda de um quilo de massa gorda?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco demonstra o que representa um quilo de massa gorda no nosso organismo e vai ajudá-lo a compreender a importância de cada quilo perdido num processo saudável de emagrecimento.

  • Ingerir rúcula ajuda a controlar a diabetes

    Ideal para saladas, é um superalimento a incluir regularmente na sua alimentação. Saiba, no entanto, quais são as situações em que não é recomendada.

  • Beber água à refeição dilata o estômago? Crenças que, afinal, não passam de um mito…

    O pão engorda? E a fruta antes das refeições? Encontrámos a (surpreendente) resposta a esta e a outras ideias pré-concebidas, tidas como verdades absolutas, que o têm andado a induzir em erro.

  • Gelatinas prontas a comer devem ser ingeridas com (muita) moderação

    Práticas, frescas e saborosas, são uma alternativa prática para o lanche ou para a sobremesa mas, por conterem açúcar e/ou corantes, devem ser consumidas com parcimónia.

    Que tipo de cereais devemos escolher para o pequeno-almoço?

    Frequentemente ouvimos que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia. Neste vídeo, a Prof Teresa Branco ensina a interpretar o rótulo das caixas de cereais e explica que parâmetros devemos ter em atenção na sua escolha.

  • Consiga o corpo que quer em tempo recorde

    Está a um mês de ir de férias e ainda não gosta de se ver ao espelho? Siga os conselhos da nutricionista Iara Rodrigues para emagrecer três quilos em apenas três semanas.

  • A gordura é mais prejudicial à saúde do que o açúcar?

    Satisfazem as necessidades energéticas e outras funções do organismo, pelo que não devem ser totalmente removidos da alimentação. Saiba porquê!

    É possível otimizar o funcionamento da tiroide?

    Conheça as explicações da professora Teresa Branco sobre a glândula da tiroide e o seu impacto no metabolismo.

  • “É fundamental promover a literacia dos cidadãos no que respeita ao consumo de água”

    Sabe, realmente, quais as necessidades de água diárias? No que difere uma água mineral de uma água preparada ou de abastecimento? Esta é uma conversa esclarecida com a nutricionista Elsa Feliciano que nos deixa alguns alertas: mais consumo de água, menos refrigerantes, mais informação e também um acréscimo de atenção às faixas etárias mais jovens.

  • Devemos comer mais vegetais e fruta mas é indiferente escolher entre uma variedade e outra?

    Um estudo internacional assegura que não. Existem alguns que são melhores do que os outros. Os especialistas dizem quais.

  • As novas gorduras… incluindo as que não fazem mal!

    Nem todas as alternativas aos óleos alimentares mais comuns são opções saudáveis. A nutricionista Lillian Barros ajuda a escolher as melhores.

  • A dieta do biquíni

    Ainda vai a tempo de exibir uma silhueta de sonho este verão… Elimine dois quilos em 15 dias, sem sacrifícios e sem por a sua saúde em risco, com um plano alimentar da autoria da dietista Marisa Costa.

    Que tipo de calorias deve ingerir se quer perder peso?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco aborda a importância da qualidade das calorias ingeridas numa intervenção direcionada para a perda do peso.

    O pH dos alimentos influencia a saúde?

    O pH é um tema que gera muita curiosidade e algumas dúvidas. Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco fala das mudanças do pH ao longo da vida, do pH de diferentes alimentos e os efeitos da ingestão desses alimentos no nosso corpo.

  • Carapau ou sardinha? Qual o mais saudável?

    São dois dos peixes de eleição dos portugueses. Liliana Oliveira, dietista, membro da Associação Portuguesa de Dietistas, acaba com a dúvida.

  • Dez dicas alimentares para reduzir o colesterol neste verão

    A nutricionista Lillian Barros partilha dez dicas para reduzir o colesterol através de uma alimentação saudável e exercício físico regular

  • O tubérculo que sacia, regula e protege

    Pode ser utilizado em substituição da massa e do arroz e ajuda a reduzir a absorção de mau colesterol pelo organismo. Conheça todos os benefícios do konjac.

    A fome emocional existe mesmo?

    Aprenda a identificar as características que determinam esta condição e quais as melhores estratégias a adotar após a identificação do problema. As recomendações são da Prof. Teresa Branco.

    Deixar de fumar engorda?

    Neste vídeo a Prof. Teresa Branco irá abordar a relação entre deixar de fumar e o aumento de peso. Descubra o que pode promover esta reação no organismo e quais as estratégias a adotar para contrariar essa tendência.

  • Jejum intermitente. Os perigos e os sinais a que deve estar atento

    O jejum intermitente não deve ser encarado como uma dieta, mas como um método, uma vez não é definida a qualidade e quantidade de alimentos a ingerir, mas sim o momento da sua ingestão. Em altura de Ramadão, conheça os cuidados a ter com a nutricionista Joana Bernardo, do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Dieta fácil de alta digestibilidade

    Baixo em calorias, este regime hipocalórico desintoxica o organismo e ajuda a perder peso em apenas sete dias. Veja o que (não) deve ingerir em cada um deles.

  • Comer depois dos 50

    As frases de Hipócrates, o Pai da Medicina, "somos o que comemos” e “que o vosso alimento, seja o vosso medicamento”, fazem todo o sentido. Os nossos hábitos alimentares têm um grande impacto na nossa saúde, no nosso bem-estar e qualidade de vida. Os conselhos são da equipa de nutrição da IberSaúde.

  • Alimentação infantil: “Os pais têm de ser os grandes promotores da mudança”

    Excesso de peso e obesidade são realidades que atualmente se colam à infância. Uma realidade que a nutricionista Ágata Roquette quer afastar do léxico alimentar das crianças e dos pais. Lancheiras mais saudáveis, menos fast food, mais pão e vegetais devem ser a regra. À conversa ficamos a saber porquê.

    Deixar de comer carne de porco melhora o colesterol e emagrece?

    Quando se tem como objetivo controlar o colesterol e o peso, a carne de porco é um dos alimentos mais frequentemente retirados da alimentação. Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco compara a carne de porco com outros tipos de carne, nomeadamente a carne vermelha, e explica que peças deve preferir e quais os método de confeção mais adequados.

    Crianças e o chocolate podem ser inseparáveis. Nutricionista explica porquê

    O chocolate deve ser tratado como parte de uma dieta infantil saudável e não como um pecado autorizado ou prémio de bom comportamento, alerta a nutricionista Ana Pimenta Ribeiro.

    Conheça o pequeno almoço perfeito para si

    O café da manhã ideal deve ser rico em hidratos de carbono de alta qualidade com baixo índice glicémico, fibras e gorduras saudáveis. Os alimentos doces e cereais açucarados devem ficar de fora do cardápio.

    “Há muitas pessoas que não têm consciência da quantidade de açúcar que consomem”

    Há quem apelide o açúcar de “doce veneno”. Seduz-nos, acaba por nos viciar e gradualmente coopera para nos retirar qualidade de vida. Sónia Marcelo, nutricionista, mostra-se atenta e preocupada com os perigos desta adição nos adultos e crianças. Uma das muitas abordagens nesta entrevista.

    O que diz a largura da barriga sobre a minha saúde?

    O perímetro da cintura pode dizer-nos muito sobre a saúde de cada pessoa. A Prof. Teresa Branco explica porquê.

  • Os alimentos que lhe garantem um equilíbrio holístico

    Se come sem pensar no que está a fazer, pare. A aiurveda indica quais os ingredientes de que não deve prescindir para nutrir convenientemente o corpo, a mente e o espírito.

  • Os 10 principais problemas de saúde que a obesidade pode causar

    O excesso de peso tornou-se uma epidemia global que está na origem de uma série de doenças. Nadar, caminhar e andar de bicicleta são atividades preventivas que os obesos devem praticar.

  • 15 regras indispensáveis para ter uma alimentação mais equilibrada

    "As nossas escolhas e hábitos alimentares devem ter sempre em conta a saúde e benefícios corporais, mas também o nosso equilíbrio mental e emocional". Quem o diz é a nutricionista Mariana Abecasis.

    Pare de deitar fora as cascas dos alimentos

    Na casca dos alimentos há vitaminas, minerais e elementos com função antioxidante que retardam e combatem o envelhecimento e melhoram o aspeto geral da pele.

  • Adora comer arroz?

    Os níveis de arsénio neste cereal são 10 a 20 vezes superiores em comparação aos de outros alimentos. A questão não deve ser motivo de alarme mas os especialistas sugerem cuidados.

  • “Os doces são um excesso nutricional, mas podemos torná-los um mal menor”

    Conhecendo a nutricionista Cláudia Viegas de anteriores conversas sobre a alimentação, sabia que este não seria um tête-à-tête com adoração do light e dos adoçantes, tão pouco olhando para o açúcar ´branco`, como o irmão mau dos açúcares mascavado e de coco. “São todos iguais. Ponto final. É açúcar”. Podemos é torná-los um mal menor.