• Marisco no verão: é ou não uma boa opção?

    Será que o marisco é um dos principais responsáveis pelo aumento dos níveis de colesterol? Conselhos na hora de escolher e confecionar o marisco segundo o Programa Nacional de Promoção Alimentar Saudável da Direção-geral de Saúde. (Nuno Noronha)

  • Regresso ao trabalho. O que almoçar fora de casa?

    Existe cada vez mais uma maior tendência para levar almoço para o trabalho, mas a dose de tempo e paciência não é igual para todos. Um artigo de Ana Rita Lopes, Nutricionista e responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa. (Nuno Noronha)

    É possível perder gordura localizada?

    Existem alimentos e exercícios que potenciam a perda de massa gorda em zonas específicas do corpo? A Prof. Teresa Branco esclarece esta e outras dúvidas. Um tema importante tanto para mulheres como para homens. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • As formas mais saudáveis de preparar saladas

    Podem incluir vários tipos de hortícolas, fonte de vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e outros fitoquímicos benéficos para a saúde. Siga os conselhos da nutricionista Alva Seixas Martins (Revista Prevenir)

  • Arroz vermelho: o mais recente amigo do coração

    Uma alimentação demasiado rica em gorduras, o excesso de peso e um estilo de vida sedentário são alguns dos fatores que provocam o aumento do colesterol e incrementam o risco cardiovascular. Conheça os benefícios do arroz vermelho e o seu papel na saúde cardiovascular. (Nuno Noronha)

    Quero aumentar de peso mas não consigo. Como fazê-lo?

    Há pessoas com um peso baixo que gostariam de aumentar o peso. A Professora Teresa Branco explica quais as melhores opções ao nível de alimentação, exercício e suplementação, para atingir os seus objetivos. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • O seu gato também merece a melhor alimentação

    “Os gatos têm 7 vidas” é talvez o mito mais conhecido entre todos os que existem associados aos gatos. Mas a alimentação destes animais de estimação também está repleta de mitos e curiosidades. (Nuno Noronha)

  • Cálcio dos gelados é igual ao do leite

    Muitos pais preferem dar um iogurte aos filhos em vez de um gelado por considerarem que este é sempre uma opção mais saudável. Mas, em termos práticos, não é bem assim... (Revista Prevenir)

  • Gelados: Podemos ou não podemos pecar?

    No verão aumenta a procura pelos deliciosos gelados, pela sua frescura e sabor. Temos no mercado à nossa disposição uma imensa variedade. Quais são os mais saudáveis? O que têm? Quantos devemos comer? Neste artigo, ajudamos a esclarecer todas as dúvidas. (IberSaúde)

    Cuide do seu bronze com estes alimentos

    Alguns alimentos influenciam a qualidade da nossa pele e o tom do do nosso bronze. Conheça quais os alimentos que deve incluir no seu dia a dia para ter uma cor de verão (Workwell)

  • 10 regras para ingerir gelados de forma saudável

    Doces e frescos, são irresistíveis. Há mesmo quem os consuma durante o ano inteiro e não apenas nos meses de maior calor. Veja o que deve fazer para reduzir o número de calorias que ingere (Revista Prevenir)

  • Tem asma? Veja o que deve comer!

    Estudos internacionais asseguram que o papel da dieta alimentar é fundamental na prevenção e no tratamento da doença. Saiba porquê (Revista Prevenir)

    Como posso potenciar o metabolismo?

    É fundamental potenciar o metabolismo, ou seja, colocar o nosso metabolismo a trabalhar o mais saudável possível para que ele potencialize o funcionamento de todas as nossas células, permitindo uma melhor gestão da nossa saúde e do nosso peso. Assista ao vídeo da Prof. Teresa Branco para compreender melhor este tema. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • 5 erros alimentares que deve evitar a todo o custo

    Cozinhar mal ou ingerir certos alimentos em excesso elimina as propriedades de alguns dos seus nutrientes. Veja o que (não) deve fazer para tirar maior partido do que come (Revista Prevenir)

  • Suplementos alimentares: o que são, para que servem e como tomar?

    Suplementos alimentares são produtos destinados a complementar a alimentação, devendo ser tomados em função das necessidades específicas de cada pessoa. Podem ser produzidos à base de substâncias sintéticas ou naturais, e podem ser compostos por um conjunto de vitaminas e minerais ou conter apenas determinadas substâncias. (Prémio Cinco Estrelas)

  • 5 benefícios do gengibre

    Com origem na China, ilha de Java e na Índia, esta planta tem vários usos medicinais e é também bastante usada na gastronomia. (Teleculinária)

  • Alimentação no verão: Todas as regras e os cuidados a adotar

    Fomos saber todos os cuidados a ter com a alimentação durante os dias de maior calor. Os conselhos são da nutricionista Ana Rita Lopes, responsável pela Equipa de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa. (Nuno Noronha)

  • Dicas para ficar em forma neste verão

    A conquista de uma silhueta de verão perfeita assenta na prática de exercício físico aliada a uma alimentação equilibrada, sem esquecer os devidos cuidados com a pele. (Prémio Cinco Estrelas)

  • 5 alimentos improváveis que (afinal) ajudam a perder peso

    O mais provável é evitá-los por pensar que, por serem gordos, engordam. Nada de mais errado! Saiba porquê… (Revista Prevenir)

  • 8 benefícios das cerejas

    Durante o verão, esta fruta é uma das preferidas. Esperamos por ela o ano inteiro. Hoje vamos falar-lhe sobre os benefícios que as cerejas trazem à nossa saúde. (Teleculinária)

  • Como fortalecer a mente para cumprir a dieta?

    Como já alertamos tantas vezes, a mente tem um poder incrível sobre tudo o que fazemos e, consequentemente, tudo o que sentimos. A mente, em sentido figurado, é o nosso motor, que precisa de estar a 100% para que seja mais fácil concretizar os nossos objetivos. (Nuno Noronha)

  • Dieta dos Batidos

    Se tem diculdade em resistir a sumos e a smoothies nutritivos e anda a tentar perder peso, siga um plano de emagrecimento validado pela dietista Marisa Costa (Revista Prevenir)

    Os suplementos engordam ou prejudicam a saúde?

    Existem ainda muitas reservas quanto à utilização de suplementação proteica, vitamínica e mineral. Há quem associe a toma deste tipo de suplementos ao aumento de peso, a uma destabilização do metabolismo e a danos para a saúde. Neste vídeo, Teresa Branco explica em que contexto a suplementação pode ser benéfica. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Os molhos e as calorias escondidas

    Quando compra molhos ditos "Light" pode estar a poupar nas calorias mas a prejudicar a sua saúde. Saiba porquê. (Holmes Place)

  • Alimentos que aceleram o envelhecimento

    Estes são os alimentos a evitar se não quiser acelerar o seu envelhecimento. (Holmes Place)

  • Quer mesmo perder peso? Então olhe bem para o que anda a comer…

    Investigadores da Clemson University, nos EUA, defendem que o sucesso do emagrecimento pode depender de dispositivos que contam as garfadas e que controlam a ingestão calórica (Revista Prevenir)

  • Dieta da Fibra

    Sente-se inchado? Se sim, esta é a dieta certa para si. Aprenda a regular o funcionamento intestinal e emagreca até quatro quilos num mês com um plano exclusivo da dietista Marisa Costa (Revista Prevenir)

  • Para emagrecer não basta comer bem

    A preocupação com um corpo esbelto (ou pelo menos com menos gordura) com as férias aumenta. Começamos a pensar em fazer dieta. Vamos à Internet pesquisar e aparecem dietas fantásticas, com mulheres lindas que já perderam muitos e muitos quilos. Começa também a fazer esta dieta, que dizem ser a última moda, e que promete “mundos e fundos”. Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão. (Nuno Noronha)

  • “Comer cru não é só uma opção alimentar, é um estilo de vida”

    Depois do blogue “Cru com Pinta” e do restaurante Carpacceria, Inês Simas viu no seu livro “Cru” o caminho natural para expor a sua dieta alimentar e modo de vida. Carpaccios, tártaros e ceviches fazem a mesa de Inês. Uma alimentação rica em fibra, água, propriedades desintoxicantes e protegendo o sistema imunitário. (Sabores)

  • A dieta dos crus

    O regime à base de alimentos crus tem cada vez mais adeptos. Saiba o que os leva a tomar esta opção e o que pensam os nutricionistas acerca desta escolha nutricional (Revista Prevenir)

  • Alimentação no cancro: como lidar com este desafio?

    A doença oncológica pode induzir alterações na ingestão alimentar por vários motivos. Ana Rita Lopes, nutricionista e co-autora do livro da IPSS aTTitude "Receitas Deliciosas para Doentes Oncológicos em Tratamento", ajuda-nos a perceber melhor os obstáculos de quem vive a doença e como contorná-los. (Nuno Noronha)

  • A dieta do ADN está em marcha

    Daqui a cinco anos, será possível criar dietas eficazes e precisas tendo em conta o ADN de cada um. Mas não espere tanto tempo para ser saudável… (Revista Saber Viver)

  • O leite de vaca e as alternativas (em valores nutricionais)

    Saiba como escolher a melhor alternativa com a ajuda da nutricionista Ana Rita Lopes, da Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa. (Nuno Noronha)

  • Micro-ondas ou forno?

    Hoje em dia, com a falta de tempo para cozinhar os alimentos com métodos convencionais, a maioria das pessoas recorre a soluções mais rápidas, seja comer fora ou quando cozinhar recorrer ao forno micro-ondas. (Holmes Place)

    Será que devo ingerir bebidas isotónicas em vez de água?

    Descubra para que servem as bebidas isotónicas e num contexto de perda de peso qual a melhor opção a considerar durante a prática de exercício físico. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • David e Luise, o casal que inspira pessoas em todo o mundo a cozinhar saudável

    Esta é uma conversa a três vozes. Encontrámo-nos com a finlandesa Luise Vindahl e o sueco David Frenkiel na Feira do Livro, em Lisboa. Aproveitámos a passagem deste casal por Portugal, na promoção do seu livro “Vegetariano Todos os Dias”, para nos sentarmos sob o céu da capital e encetarmos meia hora de troca de impressões. (Sabores)

  • Fome física ou emocional?

    Desde bebés que associamos a alimentação a algo que nos conforta e a algo que pode funcionar como recompensa. No entanto, quando nos alimentamos quase de forma insaciável ou de forma pouco controlada é sinal de que algo pode estar mal. (Strazzera)

  • É possível poupar no supermercado e fazer uma alimentação saudável?

    Há quem assegure que não mas Dinora Bastos, nutricionista, tem uma opinião contrária. Siga as dicas da especialista e melhore a sua saúde (Revista Prevenir)

  • Será que é seguro voltar a congelar alimentos depois de os descongelar?

    Volta a congelar um alimento que já tenha passado pelo processo de descongelação é algo que pode ser feito caso sejam seguidas algumas regras. (Nuno Noronha)

  • Os alimentos que aliviam os efeitos da quimioterapia

    São cada vez mais os estudos científicos que garantem que uma alimentação saudável é fundamental para conseguir atenuar os sintomas dos tratamentos para o cancro. (Revista Prevenir)

  • Fome emocional Vs fome fisiológica: que diferenças?

    Fome (do latim faminem) é definida como a sensação provocada pela necessidade de ingerir alimentos. Na realidade, existem dois tipos de fome, a fome fisiológica e a fome psicológica, também designada por fome emocional. Conheça as diferenças de ambas. (Nuno Noronha)

    Os efeitos da restrição calórica crónica na gestão do peso

    Algumas pessoas, apesar de uma prática elevada de atividade física e um grande cuidado com a alimentação, ingerindo muito poucas calorias, não conseguem perder peso. Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco explica os motivos que levam a esta dificuldade em gerir o peso e quais as melhores estratégias a adotar. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • O que o sumo de romã e goji pode fazer pela saúde?

    Baixo em calorias e rico em antioxidantes, o sumo de romã e goji pode ser a opção perfeita para uma bebida equilibrada, fresca e saudável para este verão. (Nuno Noronha)

  • Croissant ou pão de leite?

    Não devem ser consumidos mais do que uma vez por semana e, ainda assim, uma das opções é melhor que outra. Saiba qual (Revista Prevenir)

  • A jornalista que andou a testar dietas para escrever um livro

    Rebecca Harrington andou a investigar o que as celebridades (não) ingerem para redigir uma obra sobre nutrição. Entrevista exclusiva (Revista Saber Viver)

    O que são as dietas low-carb?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco aborda um tema muito atual: as dietas low-carb. Descubra em que consistem e quais as evidências científicas sobre a adoção e manutenção destas dietas. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Passa bem sem carne vermelha? Então siga este plano!

    Se só gosta de ingerir este alimento de vez em quando, veja o que deve comer para garantir um aporte proteico adequado (Revista Prevenir)

  • Todos os benefícios nutricionais das sardinhas

    Muito apreciadas e consumidas pelos portugueses nos meses de verão, são um peixe gordo que previne doenças cardiovasculares e não só. As mulheres não podem deixar de as consumir (Revista Prevenir)

    Sementes que lhe dão vida

    As sementes são cada vez mais um alimento presente numa alimentação saudável! Mas o que têm de tão especial para prometerem darem-nos anos de vida? É isso que vai descobrir já a seguir. (Workwell)

  • Chás de ervas que devem ser bebidos no verão

    Frios, com ou sem gelo, hidratam e refrescam, além de prevenir problemas de saúde. Saiba quais são as melhores opções para os dias de calor (Revista Prevenir)

    O aumento do peso na menopausa

    Muitas mulheres aumentam de peso na fase da pré-menopausa e na fase da menopausa. Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco explica quais as causas deste aumento de peso e sugere quais as estratégias a adotar para a ajudar a gerir esse problema nesta nova fase da vida. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • O que é e de onde vem a Stevia que andamos a ingerir?

    Estivemos à conversa com a nutricionista Cláudia Cunha, autora do livro "Doce Veneno" e do blogue "Nutrição e Companhia" a propósito da Stevia, um constituinte cada vez mais comum em alimentos e bebidas. (Nuno Noronha)

  • Comer brócolos ajuda a controlar os níveis de colesterol sanguíneo

    A ingestão regular deste alimento melhora a circulação sanguínea, combate alguns tipos de cancro, desacelera o declínio cognitivo e ainda previne problemas de visão (Revista Prevenir)

  • O que a mulheres devem comer nas diferentes fases da vida

    As exigências nutricionais das mulheres vão evoluindo com o passar do tempo. Conheça as necessidades especiais de alguns dos períodos mais emblemáticos do amadurecimento feminino (Revista Prevenir)

  • A dieta do mau humor

    Quando começamos uma dieta pensamos logo, à partida, que as nossas emoções vão mudar: menos paciência para lidar com o marido, menos energia para brincar com os filhos… Daí que muita gente lhe chame a dieta do mau humor. (Nuno Noronha)

    Será que devemos ingerir apenas dois ovos por semana?

    A ingestão excessiva ou diária de ovos poderá proporcionar um aumento do colesterol? Teresa Branco explica o que a investigação científica tem demonstrado sobre o tema. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • As dietas dos famosos analisadas à lupa

    Tal como nós, todos fizeram ou fazem dietas. Algumas mais radicais do que outras. Conversámos com a jornalista norte-americana que experimentou os regimes alimentares de 14 celebridades (Revista Saber Viver)

    Super alimentos que reduzem o stress

    Nunca se deparou com uma situação stressante, onde instintivamente se refugia nos alimentos favoritos que lhe são a sensação de conforto? (Workwell)

  • Alimentação contra a hipertensão

    Existem frutas e vegetais que ajudam a prevenir o problema, que afeta cerca de 42% dos portugueses adultos. A soja e os laticínios magros também podem fazer reduzir a tensão arterial (Revista Prevenir)

  • Quer deixar de comer carne? Então siga este plano!

    As preocupações com o que ingerimos têm vindo a subir de tom nos últimos anos. As recomendações da OMS estão a levar mais gente a procurar outras alternativas (Revista Prevenir)