• Dióspiros fazem bem aos olhos e aos ossos

    O outono é, por excelência, a estação desta fruta de sabor característico, que também melhora o aspeto da pele, combate a diarreia e a colite e ainda favorece o controlo da glicemia.

    "Gorduras trans": O que são e como identificá-las?

    Atualmente sabe-se que o consumo de gorduras ditas saudáveis são um benefício para a saúde e para a gestão do peso. No entanto, existem alguns tipos de gorduras, como as gorduras transformadas (mais conhecidas por gorduras trans), que não são tão saudáveis e que estão presentes em muitos alimentos disponíveis no mercado.

  • Batidos de frutas e vegetais: serão mesmo aliados no combate ao cancro?

    Muitos são os doentes que referem consumir sumos e batidos de frutos e vegetais diariamente, considerando-os verdadeiros aliados no combate ao cancro. Mas será mesmo assim? As explicações da nutricionista Ana Rita Lopes, responsável pela Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • 5 razões para ingerir (mais) abóbora

    São muitos os estudos internacionais que enaltecem os benefícios deste vegetal para a saúde. A sua polpa está repleta de produtos anticancerígenos.

  • Dieta do ananás

    Perca quatro quilos num mês com as propriedades depurativas desta fruta refrescante com um plano semanal aprovado e validado por Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto.

    10 alimentos que fortalecem a memória

    O cérebro é maioritariamente composto por gordura e água, com 100 biliões de células cerebrais (neurónios) responsáveis pelo pensamento, aprendizagem, emoções e estados de humor. Conheça as recomendações da nutricionista Carla Rodrigues Ferreira.

    20 alimentos termogénicos (e alguns temperos) que ajudam a queimar calorias mais rápido

    A termogénese é o procedimento através do qual a temperatura corporal aumenta, devido ao rápido funcionamento do metabolismo, aumentando o dispêndio calórico do organismo. Tome nota dos alimentos que ajudam nesse processo segundo os nutricionistas da Virgin Active.

  • Frango ou peru? São os dois igualmente saudáveis?

    Têm o mesmo valor energético e pouca gordura, sendo opções saudáveis e nutricionalmente semelhantes. No entanto, uma é (ainda) melhor do que a outra. Saiba qual!

  • É possível poupar no supermercado e fazer uma alimentação saudável?

    Há quem assegure que não mas Dinora Bastos, nutricionista, tem uma opinião contrária. Siga as dicas da especialista e melhore a sua saúde.

  • 42 razões para andar (mais) a pé

    As caminhadas estão na moda e o número de adeptos do pedestrianismo também tem vindo a aumentar. Saiba tudo o que o seu corpo fica a ganhar se começar a caminhar mais.

    Ter colesterol é sempre mau para o organismo?

    Usualmente ouvimos falar do colesterol como algo prejudicial à nossa saúde. Neste vídeo a Prof. Teresa explica a influência do colesterol no nosso organismo. Explica o valor do colesterol total e a influência do valor do bom (HDL) e do mau (LDL) colesterol na nossa saúde.

  • Coma saudável, compre de forma inteligente

    Ter uma alimentação saudável começa no carrinho do supermercado.

  • Lancheiras saudáveis no regresso às aulas

    Existem três aspetos importantes que deve ter em conta quando prepara o lanche dos mais pequenos: a hora do lanche, os alimentos que vai escolher e a aparência.

  • Comer para vencer o cancro

    Sabia que um em cada três casos oncológicos poderia ser evitado com pequenas alterações na dieta? A primeira e mais eficaz medida de prevenção contra o cancro passa pelos cuidados com a alimentação.

    Consigo perder peso se comer frutos secos?

    Os frutos secos são muito associados às dietas para perda de peso. Neste vídeo a Prof. Teresa Branco explica a composição destes alimentos e os efeitos que têm na regulação da saciedade e na nossa saúde.

  • Espinafres nunca são demais

    Saborosos, versáteis e fonte de ferro, de cálcio e magnésio, ajudam a fazer a digestão, pois protegem o estômago. Um produto hortícola de inverno que se deve ingerir o ano todo.

  • Quando o peso afeta a qualidade de vida e se torna um problema

    A obesidade é uma doença crónica e não só uma mera questão de peso. O alerta é da médica Paula Freitas, Presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade.

    Devo beber água do mar ou isso é de loucos?

    René Quinton, investigador francês, dedicou parte da sua investigação a analisar a composição da água do mar e comprovou a sua semelhança com o plasma sanguíneo. Será que esta variedade até não faz bem à saúde? As explicações e recomendações da farmacêutica Alexandra Vasconcelos.

    Jejum intermitente. Será assim tão mau?

    Jejum intermitente consiste em ficar algumas horas do dia sem comer e nada tem a ver com dietas ou regime alimentar. Na realidade, todos os dias fazemos jejum intermitente quando dormimos. E isso é grave? As explicações da farmacêutica Alexandra Vasconcelos.

  • Dieta homeopática

    Perca, pelo menos, um quilo em apenas sete dias, seguindo um regime alimentar hipocalórico elaborado com base nos princípios da homeopatia. Veja o que deve ingerir!

    Vale a pena trocar o açúcar pelo adoçante?

    Neste vídeo a Prof. Teresa Branco explica as diferenças entre os adoçantes naturais e os adoçantes artificiais. Revela os resultados de alguns estudos sobre este tema e a sua relação com a saúde.

  • 5 frutos de verão (muito) ricos em vitaminas e minerais essenciais

    Refrescantes e doces, há quem tenha muita dificuldade em resistir-lhes. Descubra variedades da época estival que deve incluir na sua alimentação neste e nos restantes períodos do ano.

  • Dieta: Sopas proteicas

    A sopa é uma excelente opção para quem quer emagrecer, pois é nutritiva, leve e tem poucas calorias, sendo importante o seu consumo no início das refeições para diminuir o apetite, fazendo com que se coma menos no prato principal.

    “A lancheira escolar deve refletir os bons hábitos alimentares em casa”

    Que alimentos devemos incluir na lancheira escolar dos nossos filhos? Definitivamente, um “não” aos produtos processados e um “sim” sorridente às frutas frescas e secas, pães integrais, lacticínios não açucarados. Cláudia Viegas, nutricionista e docente, traça o roteiro para um regresso às aulas mais saudável.

  • Camarão + vitamina C = veneno fatal?

    Consumir este marisco juntamente com alimentos ricos nesta substância pode ser prejudicial? O mito e a verdade esclarecidos por Pedro Lôbo do Vale, médico de clínica geral.

    Para perder peso só posso comer uma sopa ao jantar?

    Existem algumas pessoas que frequentemente ingerem apenas uma sopa ao jantar. Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco irá ajudá-lo a compreender se será esta a melhor opção para perder peso.

  • “É fundamental promover a literacia dos cidadãos no que respeita ao consumo de água”

    Sabe, realmente, quais as necessidades de água diárias? No que difere uma água mineral de uma água preparada ou de abastecimento? Esta é uma conversa esclarecida com a nutricionista Elsa Feliciano que nos deixa alguns alertas: mais consumo de água, menos refrigerantes, mais informação e também um acréscimo de atenção às faixas etárias mais jovens.

  • Vai jantar fora esta sexta-feira?

    Se a resposta é afirmativa e se a sua dieta não lhe permite comer em excesso, siga os conselhos de Lora Burke, professora da Universidade de Pittsburgh, nos EUA.

    Estes 10 alimentos são potencialmente perigosos no verão

    Com o calor os alimentos deterioram-se mais facilmente, sendo maior o risco de intoxicação alimentar. Conheça 10 alimentos que deve mesmo evitar, segundo as recomendações da nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa.

    Arroz vermelho, o mais recente amigo do coração

    Uma alimentação demasiado rica em gorduras, o excesso de peso e um estilo de vida sedentário são alguns dos fatores que provocam o aumento do colesterol e incrementam o risco cardiovascular. Conheça os benefícios do arroz vermelho e o seu papel na saúde cardiovascular.

  • Chás de ervas que devem ser bebidos no verão

    Frios, com ou sem gelo, hidratam e refrescam, além de prevenir problemas de saúde. Saiba quais são as melhores opções para os dias de calor ou para os dias em que lhe apetece algo fresco.

    Como escolher o melhor iogurte?

    Para o ajudar a escolher o melhor iogurte, neste vídeo a Prof. Teresa Branco partilha quais as informações nutricionais que deve procurar no rótulo destes alimentos.

    O leite é a única fonte de cálcio que pode prevenir a osteoporose e a osteopenia?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco aborda um tema mais direcionado à mulher: a prevenção da osteoporose e da osteopenia. A especialista partilha fontes alimentares preferenciais, quantidade de cálcio adequada e fatores que influenciam a sua absorção.

  • Sabe quantos gramas de proteína precisa por dia?

    Será que anda a ingerir mais do que aquelas que necessita? Ana Carvalhas, nutricionista, responde à pergunta. Veja também as melhores formas de a procurar.

    É possível ter uma alimentação saudável no MEO Sudoeste?

    O MEO Sudoeste coincide com temperaturas elevadas em Portugal e por isso são necessários cuidados adicionais não só para cumprir as necessidades energéticas e hídricas, como também, para assegurar a higiene e segurança alimentar. Conheça os conselhos de Ana Rita Lopes, nutricionista responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Os (muitos) benefícios do figo para a saúde

    Laxante natural por excelência, o fruto da figueira pode ser consumido simples, fresco ou seco. Se tem problemas digestivos, saiba que o seu consumo regular estimula a digestão e não só.

    Jejum intermitente está na moda. Mas emagrece? As explicações de uma nutricionista

    O jejum intermitente não deve ser encarado como uma dieta, mas como um método arriscado para perder peso. Conheça os cuidados a ter com as dicas da nutricionista Joana Bernardo, do Hospital Lusíadas Lisboa.

    Comer bananas não me deixa emagrecer?

    Quando se tem como objetivo emagrecer, a banana é um alimento que deve ser retirado da alimentação? Ou é um alimento que tem vantagens para a nossa saúde e gestão do peso que deve ser incluída na nossa alimentação? Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco irá esclarecer estas questões.

    De que são feitos os bolos da pastelaria portuguesa?

    Neste vídeo a Prof. Teresa Branco irá partilhar qual a composição de alguns dos bolos preferidos da pastelaria portuguesa. Vai querer mesmo saber o que anda a comer?

  • O que fazer para preservar a frescura dos alimentos

    Mais de 20% das infeções alimentares tem origem em casa. As regras a seguir para garantir a segurança dos ingredientes que utiliza e dos pratos que confeciona.

  • Plano de dieta anti-celulite

    Os alimentos que a ajudam a vencer a pele casca de laranja, uma das inimigas de milhões de mulheres um pouco por todo o mundo, num menu exclusivo elaborado por uma dietista.

    Cuidados com a dieta quando a barriga anda às voltas

    A diarreia é comum durante o verão. E para combatê-la há, desde logo, que adotar algumas precauções com a dieta.

  • Ponha o organismo a queimar mais calorias enquanto come

    Há alimentos que, quando ingeridos, facilitam o processo de emagrecimento. Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso, explica quais e como os ingerir.

  • Iogurte grego ou skyr?

    São os laticínios da moda, surgiram como uma alternativa aos iogurtes convencionais e têm a fama de ser mais saudáveis. Ana Carvalhas, nutricionista, faz o raio-x de ambas as opções e indica qual a ideal para si.

  • Dieta expresso

    Há alturas da nossa vida em que paramos para pensar e decidimos que temos mesmo de perder peso. Redefina a silhueta em apenas três semanas sem esforço.

  • É verão: Cuidado com os alimentos

    Chegado o tempo quente são necessários alguns cuidados extra no que toca aos alimentos.

  • Sorvete ou gelado de iogurte?

    Há quem não lhes resista. São ambos fonte de açúcar mas, em termos calóricos, uma opção é melhor do que a outra. A dietista Simone Fernandes explica qual.

    O flexitarianismo está na moda e pode valer a pena conhecê-lo

    O flexitarianismo é um termo que funde os conceitos “vegetarianismo” e “flexível”, uma nova tendência nutricional, cuja dieta é baseada na ingestão de alimentos vegetais mas permite a ingestão, esporádica, de peixe e carne. As explicações são da nutricionista Ana Rita Lopes, da Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

    Cheiro da comida também pode fazê-lo engordar

    Um estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, assevera que o cheiro da comida atrasa o metabolismo, levando o organismo a absorver mais gordura.

  • A alface é indigesta?

    É um dos vegetais mais consumidos pelos portugueses mas nem todos os aparelhos digestivos o toleram da mesma maneira. Veja o que diz o nutricionista Miguel Ângelo Rego.

  • Como ficar em forma depois dos 40

    Cinco a dez quilos. Este é, em média, o peso que as mulheres acumulam durante a menopausa. Mas não tem de ser assim, como explica Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso.

  • Pizzas, saúde e dietas são incompatíveis?

    É uma das especialidades mais apreciadas em todo o mundo mas será que pode integrar regimes de emagrecimento? Uma nutricionista responde à pergunta.

    Dieta para o verão

    No período que antecede as férias estivais, são muitos os que tentam conseguir uma silhueta irrepreensível. Veja o regime hipocalórico que a dietista Patrícia Almeida Nunes recomenda.