• A nova dieta nórdica

    O regime alimentar mediterrânico é tão saudável que o melhor restaurante do mundo ajudou a transpô-lo para o norte da Europa. Saiba o que muda

  • Mil folhas de sabor num chá repleto de benefícios

    Felizmente, os dias frios trazem um amigo quentinho, que aquece as mãos enquanto reconforta a alma. Aprenda mais sobre esta aconchegante bebida que também pode ser ingerida fria

  • 5 Benefícios de ter uma nutricionista

    Quer perder ou ganhar peso? Pretende melhorar a sua performance desportiva? A sua alimentação é monótona e já não sabe como contornar esta situação? Tem falta de energia e não entende porquê? Está com dificuldades em que o seu filho tenha uma dieta alimentar adequada ao seu desenvolvimento?

  • 9 ingredientes menos comuns que fazem maravilhas pela sua saúde

    As algas, que contêm quantidades importantes de iodo e clorofila, fazem parte desta lista, que também inclui bebidas, leguminosas, lacticínios, frutos e óleos

  • Recupere o peso ideal depois de uma época de excessos

    Em média, ganhamos 2 a 4 quilos durante os 15 dias das festas natalícias, valores que levam a um aumento de açúcar no sangue e dos níveis de colesterol, conduzindo ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Toma nota dos conselhos dos especialistas da DiaproKal Portugal.

  • O plano alimentar que emagrece e tonifica

    A estratégia para que a dieta para adelgaçar com firmeza dê resultados passa por uma ementa variada. Veja o que (não) pode ingerir para atingir os objetivos a que se propôs

  • Cérebro das pessoas obesas pede comida sempre que a vê

    Os curiosos resultados de uma investigação, levada a cabo por duas universidades norte-americanas, que analisou a atividade cerebral de um grupo de pessoas a quem mostrou fotografias de alimentos

  • Sementes de chia previnem doenças cardiovasculares

    Ricas em ómega-3 e ómega-6, ferro e vitamina C, há quem as considere um superalimento. Saiba por que as deve incluir na sua alimentação, sobretudo se sofre de diabetes e/ou de problemas cardíacos

  • Tem noção do bem que o azeite lhe faz?

    O azeite virgem é um sumo de fruta 100% natural extraído da azeitona (Olea europaea) e faz parte dos hábitos alimentares dos povos mediterrânicos desde que toda esta extensa região é habitada. Toda a explicação e os benefícios do azeite pelo médico Pedro Lôbo do Vale.

  • As vantagens do Ginseng

    O ginseng (Panax ginseng) é uma das plantas mais utilizadas na medicina tradicional chinesa. A sua raíz, que, curiosamente, tem uma forma geral que se assemelha à do corpo humano, é utilizada como terapêutica há centenas de anos sendo possível encontrar referências a esta planta em livros de medicina chinesa datados de 43 a.C.

  • Ossos mais fortes com… ameixas secas!

    A versão desidratada deste fruto ajuda a prevenir a osteoporose, avança uma investigação internacional. Mas os seus benefícios não se ficam por aqui…

  • Quais os riscos das dietas online?

    A vontade de emagrecer acaba por levar muitas pessoas com excesso de peso a enveredar por regimes hipocalóricos que encontram na internet. Haverá perigo?

  • Sementes que emagrecem… mesmo!

    Há quem, de forma depreciativa, as apelide de alimentos para pássaros, mas reduzem o apetite e algumas até condicionam a absorção de gordura

  • Só come comida saudável? Provavelmente é ortoréxico

    Descubra os principais sintomas de um distúrbio de comportamento alimentar que tem atingido, principalmente, mulheres e adolescentes que vivem obcecados com comida saudável.

  • Perca peso comendo de forma correta

    Afinal, a forma como comemos a comida afeta mais o nosso peso do que a quantidade de calorias que ingerimos. Comer pizza fria ou esparguete do dia anterior são truques para perder peso.

  • Se uma amiga lhe perguntar se está gorda, diga que não…

    Estudo revela que este é o melhor incentivo para quem quer perder peso.

  • Voltar a engordar depois de uma cirurgia para… emagrecer!

    É mais comum do que se pensa e, em situações extremas, pode conduzir à depressão e ao suicídio. A manutenção do peso é um combate diário e… difícil!

  • A saúde do seu cérebro e do seu coração começam na sua boca

    António Sampaio (médico psiquiatra) revela algumas informações importantes que relacionam alimentação com saúde.

  • Folhas de louro acalmam o estômago

    Símbolo de nobreza e de imortalidade, as extremidades do loureiro têm propriedades terapêuticas há muito reconhecidas. Descubra o que as suas folhas podem fazer pela sua saúde

  • Cinco sopas que reforçam o sistema imunitário

    Porque o frio vai continuar, siga as cinco sugestões de sopas de reforço do sistema imunitário para que passe o resto do inverno sem as preocupações das constipações e dos estados gripais.
 São receitas ricas em antioxidantes, cuja base é cebola, alhos e cogumelos frescos.

  • Framboesas ajudam a combater incontinência urinária

    Têm uma ação laxativa e diurética. Ajudam ainda na preparação do parto. Em infusão, tratam inflamações orofaríngeas e e não só! Descubra as propriedades terapêuticas deste fruto

  • A sua fome é emocional?

    Ansiedade, vício e dificuldades nas relações são alguns dos motivos que nos levam a comer demais, muitas vezes sem termos consciência disso

  • A polémica da gordura

    Estudos recentes vieram dividir a comunidade científica sobre o impacto negativo do consumo de gordura para a saúde cardiovascular e gestão do peso

  • Quem me ajuda a emagrecer?

    Não basta fechar a boca ou desatar a praticar exercício como se não houvesse amanhã. Guia dos especialistas que o podem orientar num processo de perda de peso

  • Você (também) pode mudar de vida

    A fisiologista do controlo do peso mais mediática do país, Teresa Branco, escreveu um livro que reúne testemunhos impressionantes. Exemplos intemporais que servem de inspiração

  • Os segredos mais nutritivos da soja

    Os chineses e os japoneses há muito que não dispensam este alimento rico em isoflavonas que ajudam a combater doenças cardíacas e a prevenir determinados tipos de cancro

  • Suplementos e a perda de peso

    Hoje em dia somos bombardeados com todo o tipo de produtos prometedores de perdas de peso milagrosas. Mas será que estes produtos realmente têm algum efeito na perda de peso?

  • Como eliminar os excessos do Natal?

    Seis em cada dez pessoas ganham entre dois e três quilos devido aos excessos cometidos nos almoços e jantares da época natalícia, segundo os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Médico Europeu da Obesidade.

  • Emagrecer com a cabeça

    Como treinar o seu cérebro para pensar como uma pessoa magra é a proposta da psicóloga Judith Beck através do recurso à terapia cognitiva. Veja em que consiste este método

  • Comece o ano mais magro

    Sim, é mesmo possível começar 2015 mais elegante, mesmo depois de um mês de festas. A nutricionista Iara Rodrigues elaborou um plano que resulta em qualquer altura do ano

  • Plano alimentar para perder peso em quatro semanas

    Emagrecer é a ambição de uma percentagem substancial de população portuguesa. Se também integra este grupo, siga uma dieta elaborada pela nutricionista Iara Rodrigues

    Pequenos truques que ajudam a perder peso

    Não coma de pijama, beba água quente... conheça pequenas alterações que podem ter grandes repercussões no seu peso.

  • Fazer Dieta no Natal e fim de ano: é possível?

    O Natal cheira a canela, a açúcar, a bacalhau, a perú, a carne no forno, a doces na mesa e, por isso, nunca se esqueça de determinadas estratégias, para moderar a compulsividade alimentar.

  • Sabe a diferença entre Índice de Massa Corporal e Índice de Adiposidade Corporal?

    Também apelidados de IMC e IAC, estas medidas de estimativa da composição corporal são indicadores a ter em conta. Saiba quais são as ideais por sexo e idade

  • Os benefícios do consumo de bacalhau

    Um peixe magro de fácil digestão que protege o sistema cardiovascular e não só. Descubra todas as propriedades nutritivas do fiel amigo que os portugueses não dispensam

    Natal saudável - Alimentos que pode abusar

    Certamente que este ano o pai natal mais alguns pedidos de pílulas mágicas de “comer tudo o que quiser e ter o corpo que tanto imagina”, mas não é assim tão simples ou fácil. O que podemos fazer para minimizar os estragos do natal? Que alimentos podemos abusar na nossa alimentação nestes dias?

  • Bagas de mirtilo previnem problemas de visão

    Este fruto silvestre melhora a saúde dos olhos e não só. Saiba que outros benefícios tem este alimento adocicado rico em taninos, ácidos vegetais e sais minerais essenciais

  • Bactérias bucais também gostam do Natal

    A época das festas de fim de ano faz aumentar o consumo de açúcares. Aproveite bem esta quadra sem esquecer a sua saúde dentária com os conselhos de uma médica dentista

  • A festa mais doce do ano pode deixar um travo amargo no corpo

    Porquê? É que quando sobe de novo à balança, depois do Natal e da passagem de ano, constata que o peso somou mais três ou quatro quilos.

  • Não engorde no Natal

    Esta é uma das alturas em que temos mais dificuldade em controlar o que ingerimos. Conheça as sete normas que deve seguir esta quadra natalícia e nas restantes épocas do ano para não aumentar de peso

  • 10 boas razões para comer sopa

    Não gosta mas gostava de gostar? Ou adora e quer saber o motivo? Dez razões para comer uma boa sopa.

  • Nove conselhos alimentares para umas festas saudáveis

    O Natal e as festas não se restringem aos dias 24 e 25 de dezembro, podendo começar mais cedo e terminar no dia de Reis. Nesta época do ano, o consumo alimentar altera-se. Comer para celebrar a vida deve incluir a alegria dos sabores, mas também a saúde com o prazer à mesa.

  • Mantenha o peso perfeito

    Fechar a boca é meio caminho andado mas, por si só, não chega. Siga os conselho de especialistas em dietas e nutrição e livre-se de vez das roupas de tamanho L e XL

  • Alimentos congelados são tão bons quanto os frescos

    O mito de que os produtos do dia são mais benéficos do que os submetidos a baixas temperaturas não passa disso mesmo. Saiba porquê!

  • Controle o seu peso durante a época festiva com facilidade

    Está a chegar a tão aguardada e feliz época festiva! Por experiência de anos passados já sabe como funciona, a época festiva passa, as prendas guardam-se e os quilos acumulam-se de ano para ano. Saiba como manter o seu peso controlado

  • Oito regras de ouro para manter a linha durante o Natal

    Aproveitar a época natalícia e degustar todos os petiscos sem remorsos no fim das festas? É possível. A nutricionista Graciela Moreira dá-nos algumas dicas.

  • Plano alimentar para uma semana sem stresse

    A ansiedade e o cansaço levam-nos a comer mais do que seria desejável. Para contrariar essa situação, Teresa Branco, fisiologista da gestão do peso, elaborou um plano que nutre e tranquiliza

  • Mais magro e menos stressado

    Por motivos fisiológicos e emocionais, quando estamos stressados tendemos a comer pior e a acumular mais gordura, o que agrava o stresse. Aprenda a libertar-se deste ciclo vicioso

  • Alimentação natural para cães

    Muitas rações para canídeos incluem aditivos artificiais, subprodutos e hidratos de carbono pouco recomendados que podem afetar a saúde do seu animal

  • Sementes de chia favorecem o trânsito intestinal

    Estão na moda e, além de combater a obstipação, também ajudam a regular o perfil lipídico de indivíduos com colesterol elevado e estimulam a memória

  • Mirtilos estimulam a memória

    As conclusões de um estudo norte-americano quanto aos benefícios deste alimento para os mais velhos sugerem o reforço do seu consumo na terceira idade. Mas os mais novos também os devem ingerir

    A tapioca e os seus benefícios

    Este alimento está bastante presente nas dietas vegetarianas, é livre de glúten, rico em proteínas vegetais, sendo muito versátil na sua confeção, podendo ser incluído numa grande variedade de pratos doces ou salgados.

  • Alimentos sob suspeita

    Recentes estudos revelam que protagonistas da nossa alimentação podem implicar riscos para a saúde. Será mesmo assim?

  • Uma banana por dia não sabe o bem que lhe fazia

    É um dos melhores snacks para o meio da manhã e o meio da tarde. Saiba por que é que deveria ingerir pelo menos uma diariamente

  • Como reduzir as toxinas na dieta alimentar

    Os aditivos alimentares, os metais pesados e as nitrosaminas podem estar na origem de alterações metabólicas e até de doenças do foro cancerígeno e infeccioso. Aprenda a proteger a sua saúde

  • Especiarias e perda de peso

    As especiarias têm um grande historial de uso, com um papel importante na herança cultural, apreciação gastronómica e proteção da saúde.

  • Sabe analisar um rótulo nutricional?

    A rotulagem nutricional dos géneros alimentares é essencial, uma vez que permite aos consumidores fazerem escolhas alimentares mais saudáveis e adaptadas às suas necessidades individuais. A dietista Ana Rita Lopes ensina-lhe como fazer.

  • O que deve e o que não pode comer um diabético?

    A alimentação saudável para uma pessoa com diabetes faz parte do seu tratamento. Para Ana Rita Lopes, não há alimentos proibidos. O objetivo nutricional será evitar ou minimizar as flutuações extremas de glicemia.

  • Açafrão-da-índia, uma especiaria medicinal

    O açafrão-da-índia (Curcuma longa), também conhecido como gengibre-amarelo, açafrão-da-terra, curcuma ou turmeric, é uma planta da família das zingiberáceas. Este pequeno arbusto trepador, nativo da floresta asiática, especialmente da Índia, é amplamente cultivado em climas tropicais. Conhece as suas propriedades medicinais?

  • Stevia – o novo adoçante natural ideal para dieta e controlo de peso

    Existe um novo adoçante natural que encerra a possibilidade de alterar para sempre a forma como olhamos para os alimentos com açúcar.