Leites vegetais: perca peso, poupe dinheiro e ganhe saúde!

    Há cada vez mais pessoas à procura de alternativas saudáveis, ao leite de vaca. No mercado, as opções são imensas, no entanto, o custo de 1 litro de leite vegetal, quando comparado com um 1 litro de leite de vaca, torna-se excessivamente caro. Deixamos-lhe aqui 4 receitas simples e que ainda o vão fazer poupar. (Workwell)

  • A refeição económica que lhe dá (muita) saúde

    Prática, simples, versátil, económica e muito rica em nutrientes fundamentais ao bom funcionamento do nosso organismo, a sopa deve ser parte essencial da sua dieta diária. Saiba porquê. (Revista Prevenir)

  • Os alimentos que (melhor) ajudam a prevenir a epidemia do século XXI

    Para muitos especialistas, não existe qualquer dúvida. Uma boa alimentação é meio caminho para combater o cancro. Veja os ingredientes que deve privilegiar. (Revista Saber Viver)

  • Sou intolerante à lactose. Posso consumir kefir?

    Quando adicionado ao leite, este produto gera um processo de fermentação. Patrícia Segadães, nutricionista, explica por que deve ser consumido. (Revista Prevenir)

  • A (nova) dieta rica em sirtuína

    Os sirts não são uma tribo indígena, nem sequer uma nova banda rock. São, sim, alimentos ricos neste catalizador, que podem potenciar o emagrecimento e beneficiar a sua saúde. Quer saber como? (Revista Saber Viver)

  • Como tirar partido das sementes de chia sem prejudicar a sua saúde

    Ricas em ácidos gordos e ómega 3 e 6, são essenciais para o bom funcionamento das células e tecidos e uma mais-valia para quem quer perder peso. Mas também exigem precauções! (Revista Prevenir)

  • Fim de semana de excessos. E agora?

    Pedro Choy, especialista em Medicina Chinesa, dá-lhe dicas para desintoxicar o organismo. (Nuno Noronha)

    Devemos mesmo evitar a carne vermelha?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco aborda o consumo de carne vermelha e o seu impacto na saúde. Aprenda a escolher uma carne de qualidade. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Comer ou não comer? Eis a questão

    O Natal já passou e, certamente, muitas “asneiras” foram cometidas. É normal. Quem não o faz? Um artigo da psicóloga Mafalda Leitão. (Nuno Noronha)

    Saúde em forma com sushi

    Rico em nutrientes, pobre em calorias, fácil e rápido de fazer e muito saboroso, o sushi conquista cada vez mais adeptos. (Sabores)

  • Tenho diabetes e quero ir a uma festa. O que posso comer?

    Como podemos ter as glicemias controladas sem nos privarmos completamente das delícias à mesa? As explicações na nutricionista Jenifer Duarte. (Nuno Noronha)

  • Dieta: quais os alimentos que não devemos misturar?

    A diversidade alimentar é cada vez mais uma preocupação. Todos os macro e micronutrientes são importantes, mas a combinação de alguns nutrientes com outros nutrientes e minerais, podem alterar a sua biodisponibilidade. (Holmes Place)

  • Quais os verdadeiros benefícios do polén de abelha?

    É um dos ingredientes mais completos, dado que contém praticamente todos os nutrientes necessários aos seres humanos. Mas será que faz assim tão bem? (Revista Prevenir)

  • Os trunfos da Dieta Flexitariana

    Inspirada no regime vegetariano, esta é a dieta que o vai ajudar a emagrecer e a adotar um estilo de vida mais saudável, sem prescindir dos seus alimentos preferidos. Veja o que (não) deve ingerir. (Revista Saber Viver)

  • Emagrecer em casal

    Perder peso em conjunto é, à partida, mais fácil, garantem muitos especialistas em nutrição. Transforme a dieta num jogo divertido, seguindo um conjunto de regras que permitem atingir esse objetivo. (Revista Prevenir)

    Como escolher a melhor barra de cereais?

    O valor calórico é usualmente o fator que condiciona a escolha da barra de cereais. No entanto, este não deve ser o único parâmetro que deve ter em consideração na seleção deste alimento. Neste vídeo a Prof. Teresa Branco irá ajudá-lo a escolher a melhor barra de cereais para o ajudar a gerir o seu peso e a sua saúde. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Comece o ano mais magro

    Sim, é mesmo possível começar 2017 mais elegante, mesmo depois de um mês de festas. A nutricionista Iara Rodrigues elaborou um plano que resulta em qualquer altura do ano. (Revista Prevenir)

    Qual a melhor altura para começar a perder peso?

    Um programa de gestão do peso que seja eficaz a longo prazo requer uma transformação pessoal que dê origem a uma perda de peso sustentada, para que no futuro não exista novo aumento de peso. Com este novo vídeo a Prof. Teresa Branco vai ajudá-lo a identificar qual o momento indicado para iniciar o seu programa de perda de peso. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • As (muitas) razões por que deve aumentar o consumo de alho

    Protege o sistema imunitário, tem uma ação antibiótica e muito mais. Um estudo norte-americano associa ainda a sua ingestão a uma redução de risco de cancro do cólon. (Revista Prevenir)

  • Festejar sem engordar

    Nesta altura, as tentações gastronómicas são mais do que muitas. Reunimos, por isso, as melhores estratégias que quatro especialistas em nutrição têm, Natal após Natal, partilhado com a revista Prevenir. (Revista Prevenir)

  • “Comer bem no Natal significa inverter prioridades. Mais legumes, menos peixe e carne”

    Moderação, bom senso e disciplina. Seguindo estes três princípios conseguimos uma mesa de Natal e de Ano Novo nutricionalmente mais equilibrada. Mais couves e grão, menos bacalhau e peru. Doces, sim, mas em doses reduzidas. Uma sopa como elemento saciante é bem vista. Cláudia Viegas, nutricionista e docente, aborda item por item os alimentos da Consoada. Não esquece os light (cuidado) e o álcool (q.b.). A alimentação das crianças também entra nesta mesa. (Sabores)

  • O bolo-rainha é melhor do que o bolo-rei?

    Nos últimos anos, a versão sem frutos cristalizados tem ganho a preferência de muitos consumidores. Lilian Barros, nutricionista, comenta a escolha do ponto de vista nutricional. (Revista Prevenir)

  • Arroz-doce ou aletria? Qual é a melhor opção?

    São duas sobremesas na mesma linha, ricas em hidratos de carbono. Mas será que uma faz mais mal do que a outra? A nutricionista Lilian Barros responde à pergunta. (Revista Prevenir)

    O coco faz bem ou é só um alimento na moda?

    Durante muitos anos o coco foi considerado um alimento pouco benéfico devido ao seu teor elevado de gordura saturada. No entanto, este alimento tem vindo a ser cada vez mais utilizado na nossa alimentação, existindo uma enorme variedade de produtos disponíveis no mercado. Permanece então a dúvida: Devemos incluir o coco na nossa alimentação? Neste vídeo a Prof. Teresa Branco esclarece esta questão. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Não se descontrole no Natal e no fim de ano

    Por muita força de vontade que (não) tenhamos, as tentações gastronómicas são mais do que muitas. Teresa Branco, fisiologista, explica o que pode fazer para ficar em forma nesta época do ano. (Revista Prevenir)

  • Avelãs ajudam a emagrecer (e não só!)

    São um dos frutos secos que mais contribui para o equilíbrio das dietas. Um novo estudo que resulta da análise de 29 investigações internacionais enaltece os benefícios nutricionais deste alimento. (Revista Jardins)

    Deixar de fumar engorda?

    Neste vídeo a Prof. Teresa Branco irá abordar a relação entre deixar de fumar e o aumento de peso. Descubra o que pode promover esta reação no organismo e quais as estratégias a adotar para contrariar essa tendência. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Será que vale mesmo a pena investir em produtos biológicos?

    São, geralmente, feios e mais caros mas há cada vez mais gente a apostar neles. Além de haver mais mercados, o número de supermercados especializados também está a aumentar. (Revista Prevenir)

  • Vertente radical do vegetarianismo está a ganhar mais adeptos

    Cerca de 200 pessoas em Portugal já seguem esta dieta, à base de comida crua, diariamente. Mas será que esta opção é mais saudável ou, antes pelo contrário, prejudicial à saúde? (Revista Prevenir)

  • Poejo combate a falta de apetite e as gripes

    Muito comum no Alentejo, esta planta, com propriedades anti-helmínticas, também previne e alivia problemas digestivos. Veja os chás que pode fazer para se proteger. (Revista Prevenir)

  • Ressaca, tensão alta ou dores de cabeça? Combata-as com a couve

    Amiga da perda de peso, do equilibro da saúde da pele e até mesmo na cura das ressacas, à couve não faltam atributos na hora de tratar do nosso bem-estar. Vamos confirmar. (Sabores)

  • Os frutos secos engordam assim tanto?

    Na sua composição integram substâncias que fazem bem à saúde. É praticamente impossível comer só um. Acabe com todas as dúvidas e saiba o que diz um estudo sobre este tipo de alimentos. (Revista Prevenir)

  • O que a medicina ortomolecular pode fazer por si

    Ponha os nutrientes ao serviço da sua saúde com um método terapêutico e, sobretudo, preventivo que tem vindo a conquistar milhares de adeptos em todo o mundo. (Revista Prevenir)

  • O único tipo de carne que como é a de aves. É suficiente?

    Liliana Oliveira, nutricionista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas, responde à pergunta, numa altura em que muitos portugueses passaram a ingerir menos carnes vermelhas. (Revista Prevenir)

  • Os benefícios do óleo de coco

    Esta gordura versátil, ainda desconhecida de muitos, tem propriedades antienvelhecimento indesmentíveis. Saiba quais são as melhores formas de a usar. (Revista Prevenir)

  • Vença a síndrome pré-menstrual com a alimentação certa

    Existem nutrientes que previnem e que aliviam as dores e o mau estar que muitas mulheres sentem durante o período que antecede a menstruação. Veja o que deve mudar para superar os dias mais difíceis. (Revista Prevenir)

  • O que pode fazer para não ter (tanta) vontade de comer

    Mentalize-se. Haverá sempre comida boa e deliciosa por perto, mesmo que esteja a tentar perder peso. A boa notícia é que você pode mudar a forma como pensa acerca dela. (Revista Prevenir)

  • Porquê incluir cogumelos na nossa alimentação?

    Sabia que os cogumelos não têm quase calorias? Sim é verdade, 22 calorias por 100 gramas. (Teleculinária)

  • Qual é o papel da tiroide no metabolismo?

    A glândula tiroideia promove a produção de duas hormonas que regulam o metabolismo e que, quando diminuídas no organismo, podem levar ao aumento de peso. Saiba porquê. (Revista Prevenir)

    Devo ou não fazer dia do lixo da minha dieta?

    O dia de lixo começa a tornar-se um marco comum na comunidade fit. Mas será o mais adequado? O mais sensato?Ou qual o objetivo deste dia? (Workwell)

  • Mil folhas de sabor em chás repletos de benefícios

    Felizmente, os dias frios trazem um amigo quentinho, que aquece as mãos enquanto reconforta a alma. Aprenda mais sobre esta aconchegante bebida que também pode ser ingerida fria. (Revista Prevenir)

  • Dieta: O açúcar escondido nos alimentos

    O desejo pelo sabor doce é inato e comum a todas as idades, raças e culturas. O prazer sensorial que ocorre aquando da degustação de substâncias doces, deriva da ativação de determinadas zonas cerebrais e parece ser semelhante à resposta provocada pelo álcool e drogas opiáceas. (Holmes Place)

  • 7 comportamentos que fazem o metabolismo disparar

    Um estilo de vida ativo e uma dieta saudável são a garantia de um bom funcionamento metabólico. As estratégias que se seguem vão ajudá-lo a queimar (mais) calorias. (Revista Saber Viver)

    Que tipo de calorias devo ingerir se quero perder peso?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco aborda a importância da qualidade das calorias ingeridas numa intervenção direcionada para a perda do peso. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Plano alimentar de emagrecimento

    Nem todas as pessoas precisam de dietas drásticas para emagrecer porque algumas nem sequer precisam de perder muito peso. Emagreça até seis quilos com um regime hipocalórico de uma nutricionista. (Revista Prevenir)

  • Troque o sal pelo limão

    A recomendação é feita por um especialista internacional. Uma troca com benefícios cientificamente comprovados para a sua saúde cardiovascular. (Revista Prevenir)

    Sinais de falta de proteina

    A proteína é um dos macronutrientes essenciais ao nosso corpo, ajudando nas tarefas de recuperação após esforço físico, ou na manutenção da saciedade após uma refeição. A sua ingestão é essencial para manter uma alimentação saudável e equilibrada. (Workwell)

  • Na pele de um vegan

    Apesar de não existirem números oficiais, há pelo menos 5.000 em Portugal. Saiba quem são, o que os motiva e que opções de vida estão associadas às suas escolhas alimentares. (Revista Saber Viver)

  • A forma como nos alimentamos pode ajudar a desacelerar o processo de envelhecimento?

    Aquilo que comemos, aliado ao nosso estilo de vida, pode ditar a nosso futuro. De que forma a alimentação pode contribuir ou não para o processo de envelhecimento? Tome atenção porque o que come tem mais influência do que imagina. (SAPO Lifestyle)

    Preciso de uma dieta sem gordura para perder peso?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco explica quais os alimentos preferenciais a considerar numa alimentação saudável e que contribuem para a perda do peso. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • As novas manteigas são saudáveis?

    De origem vegetal, estão em voga e algumas até se confundem com as tradicionais. A sua riqueza em gorduras saudáveis, vitamina E e fibra, são razões para as incluir numa dieta equilibrada. (Revista Prevenir)

  • Dieta Hipocalórica Variada

    Muito recomendado por especialistas em diversas partes do mundo, este regime de emagrecimento ajuda a perder peso facilmente. Veja o que deve ingerir ao longo de uma semana. (Revista Prevenir)

    De onde vem a celulite e como posso eliminá-la?

    Neste vídeo a Prof. Teresa Branco aborda o tema da celulite: a sua anatomia, as causas do seu aparecimento e as estratégias a adotar com a perspetiva de eliminar a celulite. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • O leite que prefere é o gordo? Não faz mal!

    Tem fama de engordar e, por isso, muitas vezes, é preterido em relação ao magro, mesmo por quem não está de dieta. A crer nas pesquisas mais recentes, andamos a fazer tudo ao contrário… (Revista Prevenir)

  • Tem medo da osteoporose? As alternativas saudáveis ao leite de vaca (em valores nutricionais)

    ​​​​​​​​A osteoporose afeta a densidade e qualidade dos ossos e é considerada uma doença silenciosa. Para prevenir esta doença, deve incluir na alimentação alimentos ricos em cálcio como leite, iogurte e queijo e alguns vegetais e peixe. Saiba como escolher as melhores alternativa com a ajuda da nutricionista Ana Rita Lopes, responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • 35 truques para triunfar na dieta

    É uma das lutas mais difíceis e, por vezes, iglórias de milhões de pessoas em todo o mundo. Descubra estratégias simples, muito fáceis de implementar, que ajudam a controlar o peso. (Revista Prevenir)

  • Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre. 10 dicas de ouro

    A médica e nutricionista Sandra Alves recorda alguns conselhos para uma alimentação saudável, em busca de um peso adequado e para prevenir muitas das doenças crónicas não transmissíveis, entre as quais a obesidade. (Nuno Noronha)

    Devo contar as calorias quando quero perder peso?

    Será importante a contagem de calorias durante um período de restrição alimentar? Ou haverá outros fatores que influenciam a perda de peso? Assista ao vídeo da Prof. Teresa Branco e esclareça estas dúvidas. (Instituto Prof. Teresa Branco)

  • Não consegue emagrecer? A culpa pode ser do seu… sangue!

    Perder peso é uma luta que milhares de pessoas em todo o mundo travam diariamente. Conheça os benefícios de uma dieta que é determinada em função do seu tipo sanguíneo. (Revista Saber Viver)

    Não devemos ingerir hidratos de carbono a partir das 18h?

    Frequentemente, as pessoas evitam a ingestão de hidratos de carbono para perder peso. Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco esclarece as dúvidas sobre este tema. (Instituto Prof. Teresa Branco)