• É preciso separar as águas porque não são todas iguais

    Há cada vez mais bebidas à base do líquido mais saudável que prometem sensações inigualáveis de leveza e bem-estar, corpos perfeitos e tonificados. Mas será que fazem mesmo bem?

  • Os benefícios nutricionais da cozinha chinesa

    É umas das mais populares do mundo e também uma das mais saudáveis. Porque não experimentá-la em sua casa? Marco Costa, professor de dietética, indica os ingredientes a privilegiar.

  • É mais fácil fazer dieta na primavera e verão?

    Não gostamos propriamente da palavra "dieta", apesar de sabermos que está nas “bocas do mundo”. Um artigo da nutricionista Ana Filipa Baião e da psicóloga Mafalda Leitão.

  • Aprenda a ler os rótulos: o que deve ter em conta

    Sabia que as pessoas com mais atenção aos rótulos dos alimentos são mais magras? Recolhemos alguns factos que deve ter em atenção quando vai às compras

  • Os alimentos que as pessoas mais inteligentes comem

    O que (não) ingerimos afeta o funcionamento do cérebro. Vários especialistas internacionais apontam os ingredientes a privilegiar no dia a dia.

  • “98% das noivas conseguem perder peso. Porquê? Estão motivadas”

    Não uma, nem duas ou três, mas quatro dietas num mesmo livro. A nutricionista Maria João Nogueira aprsenta-nos regimes alimentares diversos e motivadores que de adaptam ao ritmo e gosto de cada um. Um plano que nos é explicado, aqui, em entrevista.

  • Um condimento que é um analgésico e um anti-alérgico natural

    A pimenta-de-caiena, uma especiaria muito em voga, ajuda a aliviar a dor e a combater alergias. Vários estudos internacionais enaltecem ainda o seu poder saciante.

  • 10 alimentos que estão na lista negra mas que, afinal, até fazem bem

    Nem sempre a má reputação que alguns têm é justificada. Veja os que não deve excluir da sua alimentação e os que (não) deve comprar quando for ao supermercado.

  • Afinal que quantidade de água devo beber por dia?

    O corpo humano perde cerca de 10 a 12 copos de água por dia através da pele, pulmões, urina e fezes. Será essa a quantidade que devemos repor? Conheça as recomendações da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva.

  • Dieta: mitos dos alimentos light

    Deverá incluir os alimentos light na sua dieta?

  • As vitaminas do complexo B são mesmo essenciais?

    Sim, são! Saiba por que não pode (mesmo) prescindir destas substâncias orgânicas presentes nos alimentos que ingerimos e que são necessárias para equilibrar as funções vitais do organismo.

  • Será um simples tacho capaz de ajudar a combater uma anemia?

    Os materiais dos recipientes que utiliza para cozinhar podem pôr em perigo a sua saúde. Uma nutricionista e um chef explicam porquê e fazem recomendações a ter em conta.

  • 4 boas razões para comer (ainda mais) rúcula

    Tem um travo ligeiramente picante que não é do agrado de todos mas também fornece nutrientes que ajudam a prevenir e a combater doenças. Saiba quais!

  • Dieta da sopa

    São muitos os portugueses que não passam sem ela. Descubra um plano alimentar composto por uma versão muito saciante que vai ajudá-lo a perder até quatro quilos.

  • Hidrate-se pela sua saúde

    É, quase sempre, quando sentimos sede que nos lembramos de beber água. Mas a verdade é que a sede já é um sinal de desidratação, um aviso de que o organismo precisa de líquidos.

  • 5 passos para uma dieta com resultados

    Descubra o segredo para uma dieta duradoura e com resultados.

  • 12 dicas para a perda de peso

    Perder peso nem sempre é uma tarefa fácil mas ao fazer pequenas alterações no seu estilo de vida e dieta alimentar poderá a começar a ver resultados. Veja as dicas da nossa infografia e comece a perder peso.

    Alimentos integrais ajudam a perder peso?

    Cada vez mais se houve falar em alimentos integrais. A Prof. Teresa Branco explica os motivos da sua importância e os efeitos que têm no nosso metabolismo.

  • O que escondem os alimentos 0% açúcar?

    É consensual entre médicos e profissionais de saúde que a ingestão excessiva de açúcar é extremamente prejudicial para a saúde.

  • Porque é que os iogurtes Skyr estão na moda?

    Os iogurtes Skyr diferenciam-se dos demais produtos lácteos pelo seu elevado teor proteico e baixo valor lipídico. Talvez por isso estejam tão na moda. A nutricionista Ana Rita Lopes, responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas, dá-nos todas as explicações sobre este alimento.

  • Sabia que estes alimentos podem ser congelados?

    Para evitar o desperdício e para não lamentar ter de deitar alimentos fora, saiba alguns dos alimentos que pode congelar.

  • O que a nutrição holística pode fazer pela sua saúde

    Conversámos com a porta-voz desta nova forma de alimentação e estilo de vida e comprovámos que todos podemos ser saudáveis. As ferramentas estão apenas à distância de um clique.

  • Já alguma vez provou o cereal mais rico em proteínas?

    Composta por 70% de glúcidos, 18% de proteínas, pouca gordura e isenta de glúten, a quinoa é um alimento muito proteíco. Conheça todas as propriedades nutricionais e as formas de confeção deste ingrediente.

    Dietas: saiba como as famosas perdem peso

    Anda à procura da dieta ideal para si? Já se cansou de experimentar de tudo e não vê resultados? Saiba quais são os segredos das famosas para perder peso de uma forma rápida e eficaz.

    Todos precisamos de sal. Mas faz bem ou faz mal?

    Neste vídeo, a Prof. Teresa Branco salienta a importância da leitura dos rótulos para a identificação da quantidade de sal presente nos alimentos, os benefícios da ingestão de sal e os cuidados a ter no caso de sofrer de alguma patologia.

  • Beber mais água ajuda a ter menos peso?

    Vários estudos internacionais garantem que sim. Uma investigação recomenda a ingestão de dois copos antes das três refeições principais.

  • A importância do selénio para a saúde

    Apesar de ser um micronutriente essencial, o seu consumo é inferior às doses diárias recomendadas, mesmo quando se pratica uma alimentação diversificada. Saiba porque precisamos tanto dele.

  • Pare! Isto está a fazer com que coma mais

    Nem só o que se ingere engorda. Há determinados comportamentos que, ao serem sistemáticos, fazem com que se exagere nas calorias consumidas.

  • Quer eliminar a massa gorda em excesso?

    Sim… e até mesmo durante o sono! Mas, ao adotarmos um estilo de vida declaradamente antigordura, devemos privilegiar a boa massa – a muscular.

  • Quatro sabotadores da dieta masculina (e que passam por aliados)

    Conheça os maiores sabotadores da sua dieta que o fazem fracassar quando quer perder peso. Muitos deles passam por aliados. Reconheça-os e crie o seu próprio colete à prova de balas calóricas. As dicas são da nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Vitaminas análogas da vitamina B12

    Vitaminas análogas da vitamina B12, também denominadas de pseudo vitaminas B12, são moléculas muito semelhantes à B12 do ponto de vista estrutural, mas que não estão ativas no corpo. Em vez disso, estas moléculas são muitas vezes prejudiciais para o organismo porque previnem ou inibem a absorção de formas ativas de vitamina B12.

    O detox funciona mesmo?

    Adoção de uma alimentação detox, através de sumos, sopas e batidos é cada vez mais recorrente. No entanto, surge a dúvida se esta é uma opção adequada. Neste vídeo a Prof. Teresa Branco partilha as características de um padrão detox e o seu impacto na gestão do peso.

  • Que impacto terá a privação do sono na gestão do seu peso?

    Andamos a dormir menos do que devíamos e, por causa disso, engordamos. A nutricionista Maria Raquel Luís explica porquê e esclarece o que deve fazer para o evitar.

  • Em dias de pouco sol aposte nestes alimentos ricos em vitamina D

    A vitamina D é obtida de duas formas: a partir da dieta ou por síntese cutânea decorrente da exposição solar. Ambas são essenciais para a manutenção da saúde óssea e do bem-estar físico e mental. Conheça os alimentos mais ricos neste composto lipossolúvel, segundo os conselhos da nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • O método que lhe permite comer tudo o que quer e ainda emagrecer

    Com a crononutrição, é possível perder os quilos a mais comendo sem restrições, desde que o faça nas horas certas. Veja o que deve fazer para a introduzir na sua vida.

  • Come batatas mais de três vezes por semana? Não devia!

    As pessoas que ingerem grandes quantidades deste tubérculo correm maiores riscos de vir a sofrer de problemas cardíacos. As fritas são as piores.

  • A gordura que tem (mesmo) de comer

    Uma dieta pobre em ácidos gordos, obtidos a partir das mais diversas fontes, pode ter consequências graves na nossa saúde. Saiba quais e o que deve fazer para os contrariar.

  • Menu de emagrecimento com redução de hidratos de carbono

    Lá por uma dieta ter resultado bem com um familiar seu, não quer dizer que também venha a ser bem sucedida consigo. Mas existem regimes hipocalóricos que se adaptam a diferentes tipos de perfis.

  • Canela? Sabia que não é toda igual e pode ser tóxica?

    Contudo, nem toda a canela é igual e é necessário ter em atenção que doses mais elevadas da canela “falsa” pode ser tóxica. E infelizmente, este é o tipo de canela mais presente no mercado.

    Os produtos congelados são saudáveis ou não?

    Ainda existe bastante resistência ao consumo de alimentos congelados, nomeadamente de frutas e de legumes. Mas será que estes produtos apresentam uma qualidade inferior face às opções frescas? Para esclarecer esta questão assista ao vídeo da Prof. Teresa Branco.

  • Comida picante para viver mais e melhor

    O consumo de comida picante tem aumentado bastante no ocidente, o que podem ser boas notícias para a nossa saúde, tendo em conta que se acumulam os estudos sobre os seus benefícios.

  • Um superalimento chamado teff

    Sem glúten, rico em fibras e de fácil digestão, este cereal originário da Etiópia também é uma boa fonte de cálcio. Muitas celebridades usam-no para emagrecer.

  • 3 snacks saudáveis para comer em frente à televisão

    Um sofá, uma manta e um comando. Não é preciso muito para fazer muita gente feliz. Mas é preciso ter cuidado com o que se ingere enquanto assiste ao seu programa favorito.

    O jejum intermitente está na moda. E emagrece mesmo?

    O jejum intermitente é um conceito muito falado e seguido com o objetivo principal de potenciar a perda de peso. Neste vídeo a Prof. Teresa Branco fala sobre as estratégias inerentes a esta abordagem alimentar e analisa o seu impacto na gestão do peso.

  • Dieta de inverno

    Os meses de maior frio exigem uma alimentação com dose reforçada de vitamina C. Saiba quais são os 10 alimentos que mais deve privilegiar nesta altura.

  • Sabe escolher bem o peixe que compra?

    As dúvidas continuam a ser muitas. Saiba quais são os aspetos a ter em conta quando o escolhe e como reduzir alguns dos riscos associados ao seu consumo.

  • Flexitarianismo é uma nova moda. E pode valer a pena conhecê-la

    O flexitarianismo é um termo que funde os conceitos “vegetarianismo” e “flexível”, uma nova tendência nutricional, cuja dieta é baseada na ingestão de alimentos vegetais mas permite a ingestão, esporádica, de peixe e carne. As explicações são da nutricionista Ana Rita Lopes, da Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa.

    Os sumos de fruta natural são uma opção saudável?

    O sumo de fruta é muitas vezes uma opção recorrente na alimentação de crianças e adultos. Mas será uma opção saudável a incluir na alimentação regularmente ou existem alternativas mais adequadas?

  • Não passa sem iogurte?

    Então este artigo é mesmo para si! Nele vai aprender que este alimento pode ajudar a contrariar a depressão, a combater a osteoporose e até a candidíase

  • Menos dois quilos em 15 dias

    Um plano alimentar hipocalórico, elaborado pela dietista Marisa Costa, que lhe devolve uma silhueta elegante em menos de nada. E (quase) sem esforço!

  • Como reduzir as toxinas na dieta alimentar

    Os aditivos alimentares, os metais pesados e as nitrosaminas podem estar na origem de alterações metabólicas e até de doenças do foro cancerígeno e infeccioso. Aprenda a proteger a sua saúde.

  • Como é que a dieta e os nutrientes afetam o seu relógio biológico?

    Os alimentos, além de proverem nutrientes, água e energia, também podem afetar o vulgarmente chamado “relógio biológico”, uma estrutura naturalmente existente nos seres vivos, capaz de regular os horários de todos os acontecimentos corpóreos, possibilitando uma previsão do momento em que estes irão ocorrer.

  • Toda a verdade sobre o óleo de palma

    Presente em muitos alimentos processados, tem estado sob fogo cerrado. Mas, afinal, faz mal ou não? Iara Rodrigues, nutricionista, responde!

    O perigo de uma torrada queimada

    Sai uma torrada e uma meia de leite. Sabia que esta clássica refeição de muitos portugueses, pode contribuir para o desenvolvimento de vários tipos de cancro.

  • As melhores e mais saudáveis alternativas à carne

    Sobre a problemática da doença das vacas loucas e a sua variante humana, eis algumas sugestões que poderá introduzir na sua alimentação diária, alternativamente à carne, segundo o médico especialista em Medicina Geral e Familiar Pedro Lôbo do Vale.

    Afinal o café prejudica ou potencia a saúde?

    Será o café uma opção nefasta para a sua saúde ou poderá trazer-lhe benefícios? Não deixe de assistir a este novo vídeo da Prof. Teresa Branco que o ajudará a esclarecer esta dúvida e a conhecer melhor as propriedades do café, assim como o seu impacto na saúde.

  • Os exercícios de auto-hipnose que ajudam a perder peso

    Emagrecer é mais fácil se conseguir controlar a sua mente e se a (re)programar para resistir aos alimentos mais calóricos. Veja o que deve fazer para reduzir números ao mostrador da sua balança.

  • Proteja-se do cancro à mesa

    De uma forma muito simples, recorrendo a alimentos do quotidiano, é muito fácil prevenir a doença mais temida nos dias que correm. Veja o que deve incluir no seu plano anticancro.

    Água de coco, uma bebida natural cheia de benefícios

    A água de coco tem aumentando de popularidade, fazendo jus às suas inúmeras propriedades de saúde. Fomos descobrir alguns dos benefícios de incluir a água de coco no seu dia a dia.

    Na perda de peso o chocolate é amigo ou vilão?

    O chocolate é bastante desejado por muitas pessoas, embora seja um alimento que ainda levanta dúvidas em relação ao seu impacto na saúde. A Prof. Teresa Branco partilha os benefícios que advêm do consumo deste alimento e algumas dicas que o ajudarão na seleção do melhor produto.