• Como reduzir as toxinas na dieta alimentar

    Os aditivos alimentares, os metais pesados e as nitrosaminas podem estar na origem de alterações metabólicas e até de doenças do foro cancerígeno e infeccioso. Aprenda a proteger a sua saúde (Saber Viver)

  • Especiarias e perda de peso

    As especiarias têm um grande historial de uso, com um papel importante na herança cultural, apreciação gastronómica e proteção da saúde. (Holmes Place)

  • Sabe analisar um rótulo nutricional?

    A rotulagem nutricional dos géneros alimentares é essencial, uma vez que permite aos consumidores fazerem escolhas alimentares mais saudáveis e adaptadas às suas necessidades individuais. A dietista Ana Rita Lopes ensina-lhe como fazer. (Nuno Noronha)

  • O que deve e o que não pode comer um diabético?

    A alimentação saudável para uma pessoa com diabetes faz parte do seu tratamento. Para Ana Rita Lopes, não há alimentos proibidos. O objetivo nutricional será evitar ou minimizar as flutuações extremas de glicemia. (Nuno Noronha)

  • Açafrão-da-índia, uma especiaria medicinal

    O açafrão-da-índia (Curcuma longa), também conhecido como gengibre-amarelo, açafrão-da-terra, curcuma ou turmeric, é uma planta da família das zingiberáceas. Este pequeno arbusto trepador, nativo da floresta asiática, especialmente da Índia, é amplamente cultivado em climas tropicais. Conhece as suas propriedades medicinais? (Nuno Noronha)

  • Stevia – o novo adoçante natural ideal para dieta e controlo de peso

    Existe um novo adoçante natural que encerra a possibilidade de alterar para sempre a forma como olhamos para os alimentos com açúcar. (Mood)

  • Alimentação: O que deve comer o idoso?

    Os idosos precisam de uma atenção especial e até a alimentação tem de ser ajustada à sua condição física. Ana Rita Lopes, dietista, dá-lhe algumas dicas. (Nuno Noronha)

  • Dieta anti-tabaco

    O medo de engordar é o principal entrave à decisão de deixar de fumar. Este plano, com alimentos depurativos, ajuda a cortar com a nicotina sem que isso interfira com a sua silhueta (Prevenir)

  • Cogumelo shiitake tem propriedades medicinais

    Originário do nordeste asiático, tem vindo a ganhar alguma fama no ocidente pelo seu interesse gastronómico e terapêutico. Saiba a que é que faz bem (Jardins)

  • Qual a importância da alimentação na diabetes?

    Em Portugal, 66% dos homens adultos e 57% das mulheres adultas em Portugal têm excesso de peso. (Nuno Noronha)

  • Os princípios básicos de uma alimentação saudável

    A alimentação só é saudável se for completa, variada e equilibrada, adverte a dietista Ana Rita Lopes que salienta que nunca devemos estar mais de três horas sem comer. (Nuno Noronha)

  • Nêsperas combatem prisão de ventre

    O fruto da nespereira, uma árvore asiática subtropical de altitude que dá frutos maduros a partir de abril, ajuda a resolver problemas de obstipação. Mas também faz bem aos olhos e à pele (Jardins)

  • Queijos franceses sob suspeita

    Falta de higiene está na origem das críticas do regulador de saúde e alimentação norte-americano, que quer proibir o seu consumo. Produtores gauleses contestam a polémica medida (Prevenir)

    Ómega 3! As gorduras que não deve dispensar

    Num tempo onde para o tratamento da maioria doenças imperam os tratamentos farmacológicos, muitos acreditam que através de suplementos ou melhorias específicas na alimentação, podemos alcançar melhores benefícios de saúde e de uma forma mais natural. (Workwell)

  • Castanhas fazem bem à tosse

    Um alimento reconfortante, mas também calórico e saudável, para ingerir em tempo de frio. Em tempos idos, este fruto chegou a ser apelidado de pão dos pobres devido às suas propriedades nutritivas (Jardins)

  • (In)tolerância ao açúcar e aos hidratos de carbono

    O controlo e a gestão do peso ou a saúde não devem depender unicamente da restrição calórica. A fisiologista Teresa Branco explica porquê (Prevenir)

  • Sabia que o colesterol alto é hereditário?

    Estar informado sobre a sua história pessoal e familiar é um caminho para a saúde e prevenção de doenças cardio e cérebro-vasculares (Nuno Noronha)

  • Os 10 principais problemas de saúde que a obesidade pode causar

    O excesso de peso tornou-se uma epidemia global que está na origem de uma série de doenças. Nadar, caminhar e andar de bicicleta são atividades preventivas que os obesos devem praticar (Prevenir)

  • Aditivos alimentares: sabe o que anda a comer?

    Leia sempre os rótulos. É fundamental saber o que comemos. (Nuno Noronha)

  • Hábitos na dieta alimentar que previnem a celulite

    A celulite (lipodistrofia ginóide) é um problema que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Cerca de 85% das mulheres com mais de 20 anos apresentam sinais de celulite. (Holmes Place)

  • 5 conselhos que o vão ajudar a manter a boca fechada

    Para controlar as calorias que ingere, precisa de aprender a limitar as porções que come no seu dia a dia. Veja o que (não) deve fazer para o conseguir (Saber Viver)

  • Nozes têm uma ação antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena

    Os frutos da nogueira, que também são as suas sementes, têm propriedades terapêuticas de relevo. Além de polifenois, incluem juglona. Especialistas dizem que se deveriam ingerir 20 g por dia (Jardins)

  • E se (quase) não comesse carne?

    A investigação científica constatou que preferir vegetais e cereais integrais a fontes de proteína animal protege-nos de alguns tipos de cancro, diabetes e doenças cardiovasculares. Saiba porquê (Prevenir)

  • Não volte a engordar depois de emagrecer

    8 estratégias práticas que o vão ajudar a perder peso de forma eficiente e sustentada elaboradas a partir do testemunho de pessoas que o conseguiram (Saber Viver)

  • 10 mandamentos para uma família alimentada de forma saudável

    A obesidade infantil é uma (nova) epidemia social que tem implicações no seio familiar no presente e depois também no futuro. Veja quais são os 10 conselhos fundamentais dos especialistas e... siga-os! (Prevenir)

    É intolerante à lactose? Saiba o que consumir para repor os seus níveis de cálcio

    Boas notícias para os que sofrem de intolerância à lactose! Existem algumas soluções para substituir os alimentos provenientes do leite. Conheça os alimentos que deve incluir na sua alimentação para obter os níveis ideiais de cálcio (Workwell)

  • A castanha, um fruto especial

    A Castanha é o fruto mais apetecido e característico nesta altura do ano, mas será que é um alimento nutricionalmente equilibrado? (Sabores)

  • Ovos - Livro on-line com dicas, receitas e saúde

    Sabia que a cor da casca e da gema não reflete o valor nutricional do ovo? Ou que pode substituir o óleo por água quando “estrela” um ovo? A Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) aborda a saúde, num e-book sobre ovos, a higiene, as utilizações culinárias deste alimento.  (Sabores)

  • Laranjas favorecem a absorção de cálcio

    Resulta do cruzamento de um pomelo e de uma tangerina e é fonte de vitamina C. Reduz o cansaço e protege o coração. Descubra os poderes terapêuticos deste fruto e a história da árvore que o produz (Jardins)

  • Como diminuir os efeitos secundários dos tratamentos oncológicos?

    Uma alimentação e nutrição adequadas desempenham um papel fundamental na prevenção e no tratamento de alguns tipos de doenças. Mas a alimentação também pode ajudar na superação dos efeitos secundários de quem está a ser submetido a tratamentos oncológicos, como a quimioterapia. (Nuno Noronha)

  • Consumo de alimentos probióticos tem de ser regular

    Existem iogurtes, bolachas, sumos e leites enriquecidos com organismos fermentados que melhoram o trânsito intestinal e não só. Mas ingeri-los apenas ocasionalmente não serve de muito (Prevenir)

  • Quinoa, o “grão de ouro”

    Um cereal conhecido pela sua riqueza em proteínas, quando comparado com outros cereais. Também uma fonte de cálcio, magnésio e ferro. Ótimo na confeção de pães, pudins e massas para biscoitos. (Nutri Super Health)

  • Dúvidas, problemas e dificuldades na alimentação do seu filho

    Um livro on-line gratuito da responsabilidade da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) esclarece pais e encarregados de educação sobre as questões que os preocupam quanto à alimentação das crianças. A recusa alimentar, os doces e gorduras, tornar a sopa apelativa, estão entre as temáticas tratadas. (Sabores)

  • Está na moda dizer mal do leite, mas o leite faz bem

    Conheça os vários benefícios do leite para a saúde do seu corpo. (Nuno Noronha)

    Mude os seus hábitos alimentares

    A alimentação é um pilar fundamental para uma vida saudável. Aprenda com estas dicas o que deve melhorar na sua alimentação (Workwell)

  • A culpa é do pão?

    Já parou para pensar porque estamos todos mais gordos? O glúten, uma proteína, maioritariamente presente no cereal trigo, pode estar na origem desta nova obesidade. (Nuno Noronha)

  • Livro online oferece 36 receitas saudáveis e económicas

    Bolo de chocolate com feijão, pataniscas de legumes, bolinhos de casca de batata e almôndegas de grão-de-bico são apenas algumas das receitas que podemos encontrar no e-book publicado pela Eurest, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, assinalado a 16 de outubro.

  • Porque devemos comer mais vegetais?

    A Organização Mundial de Saúde alerta para os perigos da redução do consumo de legumes e hortaliças e sugere a ingestão de 400 gramas de vegetais e fruta. Não é por acaso que este grupo de alimentos tem lugar de destaque na Roda dos Alimentos. (Sabores)

  • Uma maçã por dia, não sabe o bem que lhe fazia

    A maçã é um alimento baixo em hidratos de carbono, contém a maior parte das vitaminas e minerais essenciais ao organismo, sendo também rico em fibras e em componentes não digestíveis (Workwell)

  • As cores dos alimentos

    Sabia que pode distinguir os benefícios de cada alimento apenas pela sua cor? Veja as escolhas que pode fazer na sua dieta (Holmes Place)

  • Existe relação entre alimentação e cancro?

    As estatísticas esboçam que 30% dos casos de cancro estão relacionados com hábitos alimentares desequilibrados. Isto significa que existe uma relação entre os nossos hábitos alimentares e o cancro. (Nuno Noronha)

  • O segredo da eterna juventude pode estar na sua despensa

    Existem alimentos que podem fazer mais pela sua saúde do que, à partida, imaginaria? E sabia que o chocolate preto é um deles? Descubra os 15 ingredientes que os especialistas mais recomendam (Prevenir)

  • Coma melhor e pareça mais jovem

    As regras da crononutrição podem atrasar o processo de envelhecimento e fazer verdadeiros milagres pela sua saúde. Descubra um programa que tem feito furor lá fora (Saber Viver)

  • Como poupar na alimentação sem prejudicar a sua saúde

    Quantas vezes já não saiu do supermercado com muito mais do que pensava comprar? Descubra hábitos que reduzem efetivamente a despesa (Saber Viver)

  • Não faça dieta nas férias e nos feriados

    Os portugueses segmentam cada vez mais os seus períodos de descanso para poder viajar mais e fazer umas escapadas. Saiba por que não deve tentar emagrecer nessas alturas (Prevenir)

  • Somos aquilo que comemos

    Celebre o Dia Mundial da Alimentação na companhia do Holmes Place (Holmes Place)

  • A importância da alimentação nos doentes oncológicos

    A Nutrição é uma terapêutica adjuvante essencial e obrigatória. Para ser eficaz, a sua integração tem de ser atempada e precoce no tratamento dos doentes (Nuno Noronha)

  • Os (muitos) benefícios da romã para a saúde

    Com um sabor acidulado único, este fruto delicioso oferece uma ação antioxidante e anti-inflamatória. Além de tratar e prevenir determinados tipos de cancro, também combate a artrite e a diabetes (Prevenir)

  • Como escolher o óleo vegetal

    Estão à venda diversos óleos vegetais para culinária. Como decidir qual utilizar? Tenha em conta o sabor, as propriedades e funções, o custo e o impacto na saúde. (Sabores)

    É perigoso ser vegetariano?

    Será que uma alimentação vegetariana tem riscos associados? Ou será a chave para reduzir o risco de doença?

  • Quem disse que a fast food não pode ser saudável?

    A maioria não o é mas o justo não tem de pagar pelo pecador. Uma especialista em nutrição guia-nos numa visita às principais cadeias de comida rápida para nos ajudar a descobrir as opções mais sãs. E elas existem! (Saber Viver)

  • 10 alimentos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

    Truques para controlar os efeitos da alteração de hábitos alimentares no verão (Nuno Noronha)

  • Os segredos da forma de São José Correia

    Os segredos da atriz ao nível do exercício físico para se manter elegante e em forma (Prevenir)

  • Descubra o peso da fruta!

    A fruta é uma excelente aliada do nosso bem-estar. Sabe porquê? Por que não engorda! Por exemplo, a goiaba, a melancia e os morangos são frutos com baixas calorias e nutricionalmente ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. (Sabores)

  • A dose de cálcio ideal

    Saiba as quantidades necessárias de que o seu organismo realmente precisa (Prevenir)

  • Peixes bem conservados

    O consumo de atum, sardinha, cavala e outras espécies é um hábito tão corriqueiro em Portugal no seu estado fresco como em conserva. (Sabores)

  • Dieta fácil de alta digestibilidade

    Baixa em calorias, desintoxica o organismo e ajuda a perder peso em apenas sete dias (Prevenir)

  • O que deve comer um desportista?

    Os conselhos de um médico especialista (Nuno Noronha)

  • A importância da água

    Devemos encarar a ingestão de água como um prazer e não um sacrifício (SAPO Lifestyle)

  • Pão, um alimento básico

    O pão faz parte da dieta humana há 30 mil anos. Fornece energia sob a forma de hidratos de carbono e nutrientes essenciais, fibras e fitoquímicos. Conheça melhor este alimento. (Sabores)