Um manual alimentar inteligente para os tempos de crise

Gratuito, atento à poupança e à saúde. Estes são termos que caem bem nos tempos que correm. “Alimentação Inteligente - Coma melhor poupe mais”, preenche estes requisitos. O livro, da responsabilidade da DGS, é um verdadeiro manual para as compras e cozinha anti-crise.

A mudança de hábitos alimentares, decorrente de uma menor disponibilidade de rendimento das famílias, exige paciência, imaginação, treino e muita determinação. Algo que encontramos ao folhear as páginas do livro “Alimentação Inteligente - Coma melhor poupe mais”.

Trata-se de uma obra gratuita on-line (também em versão papel) publicada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) com inúmeros conselhos alimentares, de poupança energética e com receitas para uma alimentação variada, saudável e económica.

Em tempo de crise aumenta a tendência para uma mesa onde cabem menos produtos frescos, como hortícolas e frutas, e mais alimentos ricos em açúcares e gorduras. O presente livro, traz-nos em perto de cem páginas regras para contornar em todas as fases do processo de aquisição e consumo dos alimentos a tentação de cair numa alimentação “fácil” e nutricionalmente pouco equilibrada. Como regra número um: saber planear, ponto de partida para comprar bem, confecionar eficazmente e, finalmente, conservar. Para todas estas etapas, o manual dá-nos informação pormenorizada. Explica-nos, por exemplo, a importância de uma lista de supermercado tendo em consideração as refeições futuras, ou uma ida às compras, com tempo, atenta às promoções e aos produtos de marca própria. Essencial, também, é a comparação de preços e a procura de produtos sazonais (ex. hortícolas).

Já na hora de levar os alimentos aos tachos e à mesa, o livro recupera saudáveis hábitos e conceitos: a Sopa, a Dieta Mediterrânica, a arte de reaproveitar alimentos (as sobras de um frango assado dão uma excelente salada), a importância de um bom pequeno-almoço.

A obra não esquece, também, a fundamental Roda dos Alimentos, com as suas sete fatias, correspondendo às porções mais equilibradas de alimentos que devemos levar ao prato.

Um livro que também espraia informação sobre a alimentação das crianças na escola e como esta pode ser de qualidade, económica, saborosa e segura.

Para descarregar gratuitamente este manual: AQUI

artigo do parceiro:

Comentários