O pequeno-almoço é uma refeição essencial, principalmente para crianças e adolescentes. O seu consumo está associado com uma melhoria no comportamento e performance escolar e aumento da capacidade de concentração.

Na preparação do pequeno-almoço, é essencial incluir:

Uma fonte proteica que ajuda as crianças a manterem-se fortes e concentradas até à hora de almoço. Exemplos de alimentos ricos em proteína são: leite meio-gordo, iogurte, queijo do tipo flamengo, requeijão, queijo fresco, fiambre.

Uma fonte de glícidos complexos, preferíveis por conterem fibra e serem digeridos mais lentamente, contribuindo para a rentabilização da energia durante a manhã. São exemplos o pão de mistura, pão de centeio, broa de milho, tostas, cereais de pequeno-almoço não açucarados);

Fruta ou vegetais, inovando as opções da refeição, através de um sumo de cenoura ou frutos silvestres misturados com um iogurte e/ou os cereais. Os snacks feitos fora de casa, a meio da manhã ou da tarde, são fulcrais para garantir que a energia e concentração é mantida ao longo do dia. Fruta ou vegetais cortados em fatias, tostas com queijo, barras de cereais não açucarados, leite simples, iogurte ou sumo 100% fruta são opções práticas e saudáveis para o seu filho.

A informação abaixo é exemplo das diferenças energéticas e nutricionais entre um lanche equilibrado (opção I) para o seu filho e uma opção menos saudável (opção II). De salientar o elevado aporte de gordura e açúcares associado à segunda opção, assim como um maior aporte energético.

Lanche opção I (1 iogurte aromatizado meio-gordo + 1 carcaça com queijo) Kcal: 245,7 Proteínas (g): 11.5 Glícidos (g): 41,9; Dos quais açúcares (g): 14,3 Lípidos (g): 3,1

Lanche opção II (1 refrigerante + 1 bolo de arroz) Kcal: 314,2 Proteínas (g): 2,2 Glícidos (g): 61,1; Dos quais açúcares (g): 44,6 Lípidos (g): 7,4 

É essencial organizar as refeições desde o momento que vai às compras. Leve o seu filho consigo e conheça quais são as suas preferências alimentares, aproveitando para falar com ele e ensinar-lhe quais os melhores alimentos para o seu desenvolvimento.

A preparação do pequeno-almoço poderá ser feita na noite anterior, para facilitar a azáfama matinal. Se não houver tempo para tomar a refeição antes de sair de casa, esta poderá ser embalada para comer antes de chegar à escola. Num dia atarefado, uma solução simples como leite com cereais ajuda a facilitar a preparação.

Por fim, é fundamental relembrar que a actividade física é necessária para o desenvolvimento da criança e adolescente. Envolver o seu filho e toda a família em actividades, como caminhadas ou fazer corridas, é uma excelente forma de conviver e praticar actividade física.

Com estas sugestões, fazemos votos de um óptimo regresso às aulas, cheio de energia e excelentes resultados escolares!

Beatriz Goulão, Dietista

Associação Portuguesa de Dietistas