Afinal que quantidade de água devo beber por dia?

O corpo humano perde cerca de 10 a 12 copos de água por dia através da pele, pulmões, urina e fezes. Será essa a quantidade que devemos repor? Conheça as recomendações da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva.
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Forçar o corpo a trabalhar com uma quantidade limitada de líquidos é como tentar lavar a louça do jantar com um copo de água. Quando não bebe água suficiente, o corpo tem de eliminar os resíduos numa forma muito mais concentrada, causando odor corporal, mau hálito e urina com mau cheiro.

Será que não bebemos a água de que necessitamos? Os refrigerantes estão a tornar-se a bebida preferida das nossas crianças. Nos Estados Unidos, por exemplo, os adolescentes bebem em média 2 a 3 latas de refrigerantes por dia, e alguns até 6 ou 7.

Em Portugal, o consumo de refrigerantes também está a aumentar entre as camadas mais jovens. Muitos adultos bebem mais cerveja do que água. Além disso, o consumo de chás, café e outras bebidas está também a aumentar. Já reparou no que acontece frequentemente quando vai comer a um restaurante? Normalmente dão-lhe um copo de água e perguntam: “E o que vai beber?”

Porque necessitamos de água?

O nosso corpo é composto por 70% de água, e os nossos rins processam mais de 200l de água por dia. As células são compostas essencialmente por água e praticamente todos os líquidos do corpo, como por exemplo o sangue, são constituídos à base desta substância preciosa. A água também é utilizada para controlar a temperatura, humidificar o ar que respiramos, expelir resíduos indesejáveis e lubrificar os tecidos do corpo. Sem água, ficaríamos com mais rugas do que uma passa de uva!

Para além das reacções químicas do corpo que envolvem água, ocorrem também perdas naturais através da transpiração visível e invisível, respiração, urina e fezes.

E os sumos de fruta?

Os sumos podem ser uma boa fonte de vitaminas e sais minerais, mas podem ser fontes de muitas calorias quando consumidos em excesso. Não se esqueça de que para produzir um copo de sumo de laranja necessita de pelo menos 3 a 4 laranjas, e para um copo de sumo de maçã necessita de um grande número de maçãs.

Ao beber estes e outros sumos estará a consumir as calorias de toda aquela fruta. Modere mesmo o consumo de sumos. De preferência, consuma meio copo de sumo de fruta ou adicione alguma água. Os diabéticos deveriam prestar especial atenção ao consumo de sumos. As bebidas "diet"– sem açúcar – resolvem estes problemas?

As bebidas diet não contêm açúcar, mas causam outras preocupações. Quase todas as bebidas, quer tenham açúcar, quer não, contêm químicos que lhes são acrescentados para dar cor, sabor e para aumentar o prazo de validade. Algumas delas poderão irritar o delicado revestimento do estômago e outras poderão requerer que o fígado e os rins as eliminem.

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