1. Os vegetais e hortaliças guardam quantidades apreciáveis de vitaminas, minerais e fibras alimentares, fundamentais para o bom funcionamento do aparelho digestivo, prevenindo a obstipação.

2. A combinação dos nutrientes presentes nos vegetais e hortaliças potencia a saciedade que ajuda a controlar o apetite. Neste contexto, a sopa revela-se um excelente aliado para atingir este objetivo.

3. Várias pesquisas científicas comprovam que a sopa de legumes, tradicionalmente portuguesa, é insubstituível na prevenção de algumas doenças, como a obesidade, as doenças cardiovasculares, o cancro, entre outras.

15 ingredientes que vão fazer das suas sopas um sucesso
15 ingredientes que vão fazer das suas sopas um sucesso
Ver artigo

4. Lembre-se, a sopa associa-se a um início de refeição saudável, é baixa em calorias e muito saciante, o que diminui o apetite para outros alimentos mais calóricos do prato principal ou sobremesa. E ainda come vegetais.

5. Mesmo naqueles dias em que nos sentimos cansados, com falta de tempo, não devemos comprometer o consumo de sopa. Este problema pode ser ultrapassado com a utilização de vegetais já cortados e prontos ou de vegetais congelados que podem ser uma ajuda dada a sua rápida preparação.

6. Na base de uma alimentação equilibrada e diversificada, é importante variar no tipo de vegetais e hortaliças que consumimos. Alterne entre brócolos, agrião, cebola, alho, cogumelos, espinafres, abóbora, cenoura, couve-portuguesa, nabo, grelos e curgetes.

7. Nos vegetais, o truque é diversificar. Para isso pode usar a paleta de cores. Cada cor corresponde a características nutricionais e fitoquímicas diferentes e essenciais.