Gonçalo Sardinha, fundador da Iswari Portugal e praticante de uma alimentação natural, ecológica e responsável falou sobre a questões dos sumos detox e dos benefícios que pode trazer ao nosso organismo, assim como as deficiências por parte de quem desconhece o tema.
Quais os principais benefícios dos sumos detox para o nosso organismo?
Os sumos detox são, como o nome indica, desintoxicantes. Porem há diversos graus de desintoxicação. Quanto mais fruta e menos vegetais menos detox é. O principal benefício é limpar o organismo de toxinas. No fundo é imaginar um aspirador dentro do nosso corpo a “limpar a casa” do “pó”, neste caso toxinas, acumulados ao longo de anos e anos. 
Podem os mesmos combater alguns tipos de doença? 
Um organismo a ser limpo é um corpo que fica sem toxinas e fica com nutrientes. Este é um processo lógico. Onde não há impurezas não há doença. A doença alimenta-se das impurezas que estão alojadas no nosso organismo, não havendo impurezas a doença começa a regredir e tendo nutrientes, estamos a reforçar o sistema imunitário.
Toda a gente os pode tomar? A partir de que idade aconselham?
Sim, todos nós o podemos tomar. A partir dos 5 anos de idade. Antes disso não é muito necessário, mas também podem tomar. 
O sumo pode substituir uma refeição sem causar nenhum dano para o organismo?
Isso são novamente mitos e idiotices da moda! Nada substitui uma refeição no longo prazo, uma refeição é uma refeição, um sumo é um sumo. Não podemos confundir coisas tão básicas e seguir tendências ridículas. Esse tipo de informação acaba por “demonizar” tudo o que há de bom. Como um chocolate, é saciante, mas jamais deve ser visto como um substituto de refeição. 
Um sumo verde deve ser tomado em jejum. Deve ser tomado à noite antes de dormir e ou a meio da tarde. O sumo da noite deve ser só praticamente de vegetais, isto é sem praticamente fruta nenhuma. Porquê? Porque a fruta fermenta no organismo e à noite o nosso organismo está em modo de repouso. Agora um sumo verde com muito pouca fruta é muito mais difícil de tomar, pelo sabor que apresenta, mas as suas propriedades são muitíssimo mais elevadas. Este é o verdadeiro Sumo verde. 

É verdade que há certos vegetais e frutas que não podem ser misturados? 
Como referi anteriormente, podem, mas o rácio fruta/vegetal deve ser de 10%-90%. Ou seja, 90% vegetais, 10% de fruta! Assim sim, tem um verdadeiro sumo verde. O que a maioria das pessoas faz é um sumo de frutas com verdes… Aí, estão a comer frutose com alguns vegetais. 
Qual pensa ser o motivo deste boom nos sumos detox e na adesão de tanta gente?
A moda é um deles, o outro é de facto ser dado como algo que faz muito bem à saúde, dá energia, etc. Mas como tudo na vida, é preciso saber, aprender, testar e com determinação chegar a conclusões. Há pessoas que não podem comer laranja, outras não podem comer morangos, outras que não podem ingerir espinafres, etc… logo todos nós somos detetives. Não há um sumo perfeito para todos nós. 
As pessoas estão sempre à espera do sumo, do elixir ou da refeição milagrosa que acaba com todos os males. Isso não existe e duvido que alguma vez venha a existir. A adesão aos sumos detox ver-se-á em 2015. Veremos se ainda se fala nisso… A verdade é que só com muitos workshops, explicando pacientemente às pessoas que há um caminho para a saúde é que nós chegamos a um local bem profundo. Isso demora tempo…
Quais as combinações mais acertadas?
Há muitas que não posso agora referenciar, mas dou-lhes uma, excelente: 
Aipo
Maças 
Espinafres 
Limão 
Gengibre 
Spirulina 
Já se pode “brincar” com estes 5 ingredientes. Dica: A maçã não pode ser mais do que 10% do resto! O Rei deve ser o espinafre!

De quanto em quanto tempo se deve fazer um detox?
Depende, mas eu diria fazer um detox (bem feito) pelo menos 2 vezes por ano. Um detox com a duração de 15 dias pelo menos. Atenção: Detox não é só beber sumos! 
Qual o máximo de dias que o organismo pode estar sujeito a fazer uma alimentação apenas à base de sumos?
Depende novamente! A maioria das pessoas não está preparada para isso de um dia para o outro! Ou seja, um detox só de sumos pode levar o organismo a um choque! O ideal é ir reduzindo a quantidade de sólidos aos poucos (ou seja uma semana a reduzir os sólidos) e progressivamente introduzir líquidos. O máximo para uma pessoa que trabalha e leva uma vida activa deve ser de 3 a 5 dias. Se tirar férias, for fazer um retiro, dedica-se exclusivamente ao seu corpo, aí sim, pode fazer 2 a 3 semanas. 
Quais os melhores aditivos para adicionar aos sumos e os principais benefícios?
Spirulina, clorela erva trigo,  proteína de cânhamo e sementes de chia, sem qualquer dúvida. 
Qual o grande erro que está a ser cometido nesta questão dos sumos detox?
O maior erro é o desconhecimento! Do nosso próprio organismo e dos alimentos. Andamos às cegas. Umas vezes acertam, e muitas erram. Quando entramos numa área nova devemos ser investigadores, logo, ir muito devagar. Começar a tomar sumos de repente, sem comer nada, ser “radical” é sinónimo de problemas. 
A vida leva-se com serenidade, com sabedoria. Para se ter sabedoria, precisamos estar serenos. Logo, começar um projecto novo, seja ele qual for, necessita estudo e não excitação. Os sumos detox são uma maravilha, mas como qualquer coisa que seja muito preciosa, precisa ser estudada. 

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.