Os benefícios e o desconhecimento em relação aos sumos detox

Entrevista a Gonçalo Sardinha, fundador da Iswari Portugal
Gonçalo Sardinha, fundador da Iswari Portugal e praticante de uma alimentação natural, ecológica e responsável falou sobre a questões dos sumos detox e dos benefícios que pode trazer ao nosso organismo, assim como as deficiências por parte de quem desconhece o tema.



Quais os principais benefícios dos sumos detox para o nosso organismo?



Os sumos detox são, como o nome indica, desintoxicantes. Porem há diversos graus de desintoxicação. Quanto mais fruta e menos vegetais menos detox é. O principal benefício é limpar o organismo de toxinas. No fundo é imaginar um aspirador dentro do nosso corpo a “limpar a casa” do “pó”, neste caso toxinas, acumulados ao longo de anos e anos.



Podem os mesmos combater alguns tipos de doença?



Um organismo a ser limpo é um corpo que fica sem toxinas e fica com nutrientes. Este é um processo lógico. Onde não há impurezas não há doença. A doença alimenta-se das impurezas que estão alojadas no nosso organismo, não havendo impurezas a doença começa a regredir e tendo nutrientes, estamos a reforçar o sistema imunitário.



Toda a gente os pode tomar? A partir de que idade aconselham?



Sim, todos nós o podemos tomar. A partir dos 5 anos de idade. Antes disso não é muito necessário, mas também podem tomar.



O sumo pode substituir uma refeição sem causar nenhum dano para o organismo?



Isso são novamente mitos e idiotices da moda! Nada substitui uma refeição no longo prazo, uma refeição é uma refeição, um sumo é um sumo. Não podemos confundir coisas tão básicas e seguir tendências ridículas. Esse tipo de informação acaba por “demonizar” tudo o que há de bom. Como um chocolate, é saciante, mas jamais deve ser visto como um substituto de refeição.



Um sumo verde deve ser tomado em jejum. Deve ser tomado à noite antes de dormir e ou a meio da tarde. O sumo da noite deve ser só praticamente de vegetais, isto é sem praticamente fruta nenhuma. Porquê? Porque a fruta fermenta no organismo e à noite o nosso organismo está em modo de repouso. Agora um sumo verde com muito pouca fruta é muito mais difícil de tomar, pelo sabor que apresenta, mas as suas propriedades são muitíssimo mais elevadas. Este é o verdadeiro Sumo verde.


Comentários