Sabia que se numa aletria de canela com ovos reduzir 50 gramas no açúcar, evita consumir quase 200 calorias? Já numas azevias com segurelha, retirando 50 gramas de banana, reduz quase 500 calorias.

A proposta da APN para este Natal passa por substituir parte dos açúcares e gorduras nos doces tradicionais que vão à mesa nesta época do ano.

Isso mesmo provam-no as mais de duas dezenas de receitas on-line, acessíveis aqui, publicadas no e-book “Um Natal com doçaria aromática”.

Entre as muitas propostas temos o “arroz doce de cesto com erva-doce”, “azevias com segurelha”, “bolachas de gengibre e erva-doce”, “bolo frutado de Natal com funcho”, “bolo de nozes com maçã e alecrim”, “bolo-rei de tomilho”, “broas de milho com pinhões”, “papos-de-anjo com rosmaninho e doce de abóbora”, “rabanadas no forno com alecrim”.

Todas as receitas são acompanhadas por notas explicativas sobre o valor nutricional do prato apresentado, vantagens na substituição do açúcar e gorduras pelas especiarias, leite magro, creme vegetal. Há, ainda, inúmeras dicas alimentares.

Neste livro gratuito ficamos, por exemplo, a saber que “o Gengibre auxilia na digestão das gorduras; na diminuição do processo inflamatório; e na diminuição do risco de desenvolvimento de cancro gastrointestinal”; que “o orégão tem poder antioxidante”; ou que “o funcho permite um alívio do desconforto intestinal”.