Como organizar o frigorífico

Cuide da saúde de sua família

Manter os alimentos dentro do frigorífico exige atenção e cuidados. Isto porque, além da diferença de temperatura, precisam ser lavados e distribuídos corretamente dentro do aparelho. Dessa forma, é possível evitar problemas como o consumo de alimentos estragados e, consequentemente, intoxicações alimentares.

Ovos

Ao contrário do que se imagina, os ovos não devem ficar expostos na porta do frigorífico, pois ao abri-la, além da possibilidade de os partir, a baixa temperatura do ambiente faz com que se estraguem mais facilmente. Opte por colocá-los nas prateleiras internas, em embalagens plásticas ou no porta-ovos. Antes, porém, lave-os, um a um, com água.

Carnes

O ideal é consumir este alimento logo após a compra ou nos dias seguintes. Conserve-o na prateleira mais alta do frigorífico. Se quiser, pode congelar poucas quantidades em embalagens plásticas.

Frios

Queijos, presuntos e embutidos devem ficar nas prateleiras superiores, pois são alimentos altamente perecíveis.

Frutas, legumes e verduras

São alimentos que devem ser lavados logo após a compra. As frutas e os legumes podem ser higienizados com água. As folhas de verduras podem ficar de molho numa solução de um litro de água e 1 colher (café) de produto para higienizar. Nos supermercados, é possível encontrar produtos específicos para esse fim. Conserve esses alimentos em sacos plásticos individuais e guarde-os nas gavetas mais baixas, sempre com ventilação.

Bebidas e temperos
Exceto o leite, que deve ficar numa prateleira alta do frigorífico, as bebidas como sumos, vinhos e refrigerantes podem ficar guardadas na porta do aparelho, assim como os temperos e condimentos. Coloque-os em potes de vidro tampados hermeticamente ou com papel aderente.

Texto: Hérika Rodrigues

Saúde Hoje

Comentários